Centro de Formação Ciência Viva - Arquivo

 

O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-0161/20. A actividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade da comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho directo com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens.

 

ARQUIVO

 

Compreender a Terra através do Espaço II

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

 

Com este curso pretende-se, que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-119530/23).

 

Local de Formação

Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Datas da Formação

10 julho |09h00 – 19h00

14 de julho |09h00 – 19h00

28 de outubro |14h – 19h | Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui e a ficha técnica aqui.

 

 


 

Compreender a Terra através do Espaço I

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

 

Com este curso pretende-se, que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC – 110883/21).

Local de Formação

Planetário do Porto – Centro Ciência Viva

Datas da Formação

10 julho |09h00 – 19h00

14 de julho |09h00 – 19h00

28 de outubro |14h – 19h | Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui e a ficha técnica aqui.

 

 


 

8.ª Conferência de Professores do Mar

Professores dos códigos de docência 230, 420, 510 e 520

 

A 8.ª Conferência de Professores do Mar insere-se na missão da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (Ciência Viva), muito particularmente em relação à aproximação da comunidade escolar ao que de mais fundamental e atual se produz nas áreas científicas ligadas às ciências e tecnologias do mar.

Os professores irão adquirir formação atualizada com investigadores e especialistas que colaboram em diferentes áreas científicas. As sessões práticas foram escolhidas pela sua abrangência temática e tendo em conta a sua possibilidade de replicação em sala de aula. A Ciência Viva conta com uma equipa de formadores especializados nas ações dirigidas aos professores.

A formação tem uma duração total de 12,5 horas e encontra-se acreditada (CCPFC/ACC - 120458/23), na modalidade de curso de formação para os códigos de docência 230, 420, 510, 520.

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

12 de maio|14h00 – 20h30

13 de maio |8h30 – 18h45 | Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte o aqui o Programa e a ficha técnica aqui.

 


 

4.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula

Formato presencial

Professores dos códigos de docência 110, 230 e 520

 

Abrir a porta da sala de aula, sair para o exterior, observar o mundo natural e “ouvir” as histórias que este tem para contar. Histórias de um passado distante, do mundo presente que nos rodeia, mas também histórias ainda por conhecer, que nos dão um vislumbre do que poderá ser o futuro.

4.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula, este ano em formato totalmente presencial, convida os professores a conhecer algumas das histórias que a natureza nos conta. Este será um momento de partilha, debate e reflexão, em que as histórias naturais não nos deixarão indiferentes

A conferência encontra-se acreditada com o número CCPFC/ACC-119637/23 para os códigos de grupo de recrutamento 110, 230 e 520.

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva 

Datas da Formação

24 e 25 de março  de 2023  | Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte o programa e mais informações aqui.

 


 

Compreender a Terra através do Espaço I

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

 

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos.

A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-110883/21).

 

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial)

Datas da Formação

23, 28 e 30 de Março; 2, 4, 9 e 11 de Maio |17h30 – 20h30 e 3 de Junho |9h – 13h | Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui e a ficha técnica aqui.

 


 

1.ª Conferência de Professores compreenderSAÚDE

Professores dos ensinos básico e secundário (códigos de docência 230, 520, 260 e 620)

 

A 1.ª Conferência de Professores compreenderSAÚDE, em formato presencial, será um momento de partilha de conhecimentos e boas práticas que promovem a aprendizagem das ciências na área da saúde, desde os vírus, passando pela saúde mental e ainda a epidemiologia.

No primeiro dia de conferência os professores irão assistir à apresentação de projetos em literacia em saúde, a uma mesa redonda sobre a saúde mental nas escolas e a palestras na área da epidemiologia. O segundo dia de conferência será dedicado aos workshops, com atividades práticas em várias áreas da saúde. 

A conferência é presencial e gratuita. Todos os professores confirmados terão oportunidade de participar na totalidade das sessões plenárias e workshops. A ordem de participação nos workshops será indicada no momento de confirmação de participação na conferência.

 

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

20 e 21 de Janeiro de 2023 | Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui e o Programa aqui.

 


 

Um olhar sobre a natureza a partir dos livros infantis

Códigos de docência 100 e 110

 

A exploração dos livros infantis é muito mais do que uma viagem pela imaginação. É também uma excelente oportunidade para conhecer o mundo à nossa volta, através de um olhar atento sobre a natureza que irá promover o conhecimento e, a partir deste, a sensibilização ambiental. 

Este curso de formação presencial, de 25 horas, irá lançar um novo olhar sobre os livros infantis, como ponto de partida para a exploração da natureza, dando a conhecer plantas e animais (passados e presentes), as relações entre espécies, as interações com o meio e as ameaças ambientais. O curso irá também incentivar os educadores de infância e os professores do 1.º ciclo do ensino básico a explorar o meio natural com os seus alunos, dentro e fora da escola, através da partilha de ferramentas e metodologias pedagógicas que permitirão tornar a experiência da leitura de um livro infantil um momento ainda mais enriquecedor para todos.

 

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva (formação presencial)

Datas da Formação

25 de fevereiro a 27 de maio de 2023 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


 

9.ª Conferência de Professores Espaciais - ESPAÇO para um Futuro Sustentável.

Professores dos códigos de docência 230, 420, 500, 510 e 520

 

A crise climática é o desafio mais urgente enfrentado pela humanidade - afetando todas as regiões, continentes e oceanos da Terra. No seu relatório "código vermelho" de 2021, o Painel Intergovernamental sobre Alterações Climáticas declarou que a humanidade já não pode escapar às alterações climáticas antropogénicas. No entanto, uma ação rápida poderia ainda evitar os piores danos. A informação que os satélites fornecem da superfície da Terra é extramente importante, e junta várias áreas, profissões e setores da sociedade. Entre eles as Telecomunicações, a Inteligência Artificial e a Monitorização que nos ajudam a otimizar processos, tomar decisões e compreender melhor o que se passa na superfície do globo. A juntar a isto, a crescente preocupação com a Cibersegurança em muitos sectores cruciais devem ser matéria de discussão com os nossos jovens dado que serão eles os decisores do futuro.

É fundamental que os professores tenham oportunidades de adquirir informação e formação atualizada com investigadores portugueses que colaboram em projetos da maior importância, quer nacionais quer internacionais.  Afinal são os professores os principais promotores do conhecimento científico nos alunos, gerando ambientes em que se possam desenvolver futuras carreiras quer nas áreas das engenharias, matemáticas e ciências em geral.

As oficinas práticas foram escolhidas de acordo com as preferências dos professores tendo em conta a utilização de recursos, muitos destes já testados com sucesso em sala de aula, integrando sempre temas transdisciplinares.

 

 Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva (formação presencial)

Datas da Formação

9 e 10 de dezembro de 2022 | Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


 

Compreender a Terra através do Espaço I

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

Através deste Curso de Formação pretende-se que os educadores e professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-110883/21).

Local de Formação

Planetário Porto (formação presencial)

Datas da Formação

8 de outubro a 22 de dezembro de 2022 | Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


 

Compreender a Terra através do Espaço II

Professores dos códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-107758/20).

Local de Formação

Planetário Porto (formação presencial)

Datas da Formação

8 de outubro a 22 de dezembro de 2022 | Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 

 


 

Compreender a Terra através do Espaço I

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

Através deste Curso de Formação pretende-se que os educadores e professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-110883/21).

Local de Formação

Centro Ciência Viva de Estremoz (formação presencial)

Datas da Formação

5 de novembro a 3 de dezembro de 2022 | Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


 

Metodologias de trabalho colaborativo no contexto de projeto

Todos os professores do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário

Este curso tem como objetivo dotar os professores de ferramentas de trabalho colaborativo que lhes permita unir associações de pais, escolas, empresas, museus, centros de ciência e instituições de ensino superior promovendo a literacia científica e a educação para a cidadania, tendo por base o desenvolvimento de um projeto junto das comunidades educativas. As diferentes sessões vão capacitar professores para o desenvolvimento de projeto enraizados na comunidade fomentando diálogos entre os vários parceiros envolvidos. 

O curso de formação tem uma duração de 25 horas, distribuídas por 10 sessões presenciais, e encontra-se em fase de acreditação pela  CCPFC.

Local de Formação

Sessão 1| Sessão 2 | Sessão 3 – Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Sessões 4 a 10 – em Agrupamentos de Escolas a definir.

Datas da Formação

8 de Outubro de 2022 a 10 de Dezembro 2022 | Consulte mais informações aqui | Gratuita

Número máximo de formandos: 40 

 

Esta iniciativa enquadra-se no Programa "Secundário para todos", em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, cofinanciado pelo Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

      


Compreender a Terra através do Espaço II

Professores dos códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-107758/20).

Local de Formação

Centro Ciência Viva de Estremoz (formação presencial)

Datas da Formação

1 de outubro a 13 de novembro de 2022 | Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 

 

 


Hackathon no Sistema Solar

A conferência encontra-se  acreditada para os códigos de grupo de recrutamento 420, 510 e 520

Esta formação tem como objetivo principal não só dar a conhecer o que há de novo no sistema Solar, quais a missões espaciais que vão ser lançadas nos próximos anos e quais os seus objetivos, mas também proporcionar o contato direto entre investigadores e cientistas da área num ambiente de cocriação que permita a troca de ideias e a criação de novos recursos para a sala de aula.

A formação tem uma duração total de 32 horas e encontra-se acreditada na modalidade de Curso de Formação com o número CCPFC/ACC-116965/22.

 

Local de Formação

Sessões presenciais: Centro Ciência Viva de Estremoz (regime de alojamento interno)

A ação terá a duração de 32 h distribuídas por 9 sessões presenciais divididas em 4 dias : 7 sessões de 4h, 1 de 3h e 1 de 1h (Observação noturna.)

 

Datas da Formação

18 a 21 de julho de 2022 | Inscrições encerradas | Gratuita

N.º máximo de participantes: 25 | N.º mínimo de participantes: 10

Consulte o Programa aqui e mais informações aqui.

 

 


 

7.ª Conferência de Professores do Mar - Conhecer para proteger

Professores dos códigos de docência 110, 230, 420, 500, 510 e 520

O oceano cobre mais de 70% da superfície da Terra e alberga um sem número de espécies. No entanto, as zonas de elevada ou completa proteção são ainda muito reduzidas, correspondendo a menos de 3% da área total do oceano. O desafio está lançado: proteger 30% do grande azul até 2030. Do Ártico à Antártida e passando pelas regiões equatoriais, descendo pela coluna de água até aos fundos marinhos, várias são as ameaças à vida marinha. O que estamos a perder e como poderemos salvar o que resta? 

A 7.ª Conferência de Professores do Mar - Conhecer para proteger é dedicada à proteção do oceano nas suas várias vertentes, dando a conhecer ameaças que por vezes passam despercebidas, e revelando como a interdisciplinaridade é o segredo para a proteção do grande azul.

A conferência teve uma duração de 13h30 em 9 sessões presenciais: 5 sessões teóricas e 4 sessões práticas e encontra-se acreditada, na modalidade de Curso de Formação - Colóquios;Congressos, simpósios;jornadas ou iniciativas congéneres com o número CCPFC/ACC-115473/22.

 

Local de Formação

Sessões presenciais: Pavilhão do conhecimento - Ciência Viva

Datas da Formação

13 e 14 de maio de 2022 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 

 


 

3.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula

Edição online e presencial

Professores dos códigos de docência 110, 230 e 520

A 3.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula será um momento de partilha de conhecimentos e boas práticas que promovem a aprendizagem das ciências fora da sala de aula. A exploração dos pátios escolares terá um lugar de destaque, sem esquecer os espaços naturais e as comunidades à volta das escolas.  

Este ano a Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula irá decorrer em formato híbrido, com sessões plenárias online e workshops presenciais.

A conferência encontra-se acreditada com o número CCPFC/ACC-114391/22 para os códigos de grupo de recrutamento 110, 230 e 520.

Local de Formação

Sessões plenárias online:

Plataforma Zoom

Workshops presenciais:

Exterior do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (19 de março)

Pátios da Escola Secundária do Lumiar, Agrupamento de Escolas Prof. Lindley Cintra (26 de março)

Datas da Formação

16, 17, 18, 19 e 26 de março de 2022 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte o programa e mais informações aqui.


 

Promover a Educação Ambiental na Escola 

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

A educação ambiental está diretamente ligada à sensibilização para as questões ambientais, e esta só é possível quando parte do conhecimento sobre o mundo natural. Conhecer a diversidade de espécies, de habitats e de ecossistemas à nossa volta, mas também as ameaças a que estão expostos (destruição de habitats, pressão humana sobre os serviços dos ecossistemas, poluição e alterações climáticas) é um ponto de partida muito importante para uma educação ambiental eficaz, independentemente da idade do público-alvo.

Neste curso de formação, em formato híbrido, serão apresentadas estratégias e metodologias para a aprendizagem dos temas ligados à educação ambiental, bem como propostas de atividades experimentais e de exploração, com vista a uma contribuição ativa para a conservação do mundo natural à nossa volta. 

A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-114373/22).

Local de Formação

Formação em formato híbrido:

Online: Plataforma Zoom

Presencial: Nos pátios das escolas participantes e áreas verdes adjacentes

Datas da Formação

2 de março a 22 de abril de 2022 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

Esta formação é exclusiva para docentes do concelho de Setúbal ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal de Setúbal.

 


 

Compreender a Terra através do Espaço I

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-110883/21).

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial e online)

Datas da Formação

08 de fevereiro a 30 de abril de 2022 | Inscrições Encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Compreender a Terra através do Espaço II

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-107758/20).

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial e online)

Datas da Formação

16 de fevereiro a 16 de abril de 2022 | Inscrições Encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Compreender a Terra através do Espaço II

Professores dos códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-107758/20).

Local de Formação

Centro Ciência Viva de Estremoz (formação presencial)

Datas da Formação

15 de janeiro a 05 de março de 2022 | Inscrições Encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Um olhar sobre a natureza a partir dos livros infantis

Professores dos códigos de docência 100 e 110

A exploração dos livros infantis é muito mais do que uma viagem pela imaginação. É também uma excelente oportunidade para conhecer o mundo à nossa volta, através de um olhar atento sobre a natureza que irá promover o conhecimento e, a partir deste, a sensibilização ambiental. Este curso de formação online, de 25 horas, irá lançar um novo olhar sobre os livros infantis, como ponto de partida para a exploração da natureza, dando a conhecer plantas e animais (passados e presentes), as relações entre espécies, as interações com o meio e as ameaças ambientais. O curso irá também incentivar os educadores de infância e os professores do 1.º ciclo do ensino básico a explorar o meio natural com os seus alunos, dentro e fora da escola, através da partilha de ferramentas e metodologias pedagógicas que permitirão tornar a experiência da leitura de um livro infantil um momento ainda mais enriquecedor para todos.

Local de Formação

Formação online (plataforma Zoom)

Datas da Formação

10 de novembro de 2021 a 05 de fevereiro de 2022 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


8.ª Conferência de Professores Espaciais: Da órbita da Terra aos confins do Universo

Professores dos códigos de docência 110, 230, 420, 510, 520 

A 8.ª Conferência dos Professores EspAciais  terá como tema “Da órbita da Terra aos confins do Universo”. Serão abordadas as novas missões e tecnologias espaciais, as últimas descobertas científicas sobre o Sistema Solar, e as respetivas aplicabilidades numa perspetiva inter e transdisciplinar em contexto de sala de aula, nos 4 workshops que decorrerão no dia 13. A formação tem uma duração total de 14 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de Curso de Formação - Colóquios;Congressos, simpósios;jornadas ou iniciativas congéneres (CCPFC/ACC-113752/22).

Locais de Formação

A Conferência decorrerá exclusivamente online

Datas de Formação

9 a 13 de novembro 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 

 


Compreender a Terra através do Espaço II

Professores dos códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-107758/20).

Local de Formação

Centro Ciência Viva do Alviela (formação presencial)

Datas da Formação

06 de novembro de 2021 a 08 de janeiro de 2022 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Compreender a Terra através do Espaço I

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

Através deste Curso de Formação pretende-se que os educadores e professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-110883/21).

Local de Formação

Centro Ciência Viva de Estremoz (formação presencial)

Datas da Formação

06 de novembro de 2021 a 08 de janeiro de 2022 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Compreender a Terra através do Espaço I

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

Através deste Curso de Formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-110883/21).

Local de Formação

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva (Formação online)

Datas da Formação

09 de outubro a 23 de dezembro de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Compreender a Terra através do Espaço II

Professores dos códigos de docência 100 e 110 (Arquipélago dos Açores)

O Expolab - Centro Ciência Viva leva a formação “Compreender a Terra através do Espaço II” à ilha se Santa Maria. Com este curso pretendemos que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. A valorização das dinâmicas curriculares do ensino das ciências centradas no Espaço, são de especial relevância para o contexto local, tendo em conta as infraestruturas já existentes e os projetos que se perspetivam para o futuro, ligados ao Espaço (CCPFC/ACC-107758/20).

Local de Formação

Associação RAEGE|AZ

Datas da Formação

05 a 09 de julho de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Novas ferramentas para a astronomia no ensino secundário 

Professores dos códigos de docência 510 (Arquipélago dos Açores)

O papel crucial da Astronomia na motivação e formação dos estudantes dos diversos graus de ensino motiva e requer, junto dos docentes, uma literacia científica nesta área, que acompanhe os seus desenvolvimentos mais recentes. No âmbito do programa de actividades paralelas da 4th Azores School on Observational Cosmology a ESERO-Portugal e o Centro de Formação Ciência Viva, em colaboração com o Planetário do Porto e o OASA, disponibilizam uma nova edição de um curso que aborda a utilização de ferramentas computacionais modernas e mais apelativas para as novas gerações (CCPFC/ACC-103017/19).

Local de Formação

Açores

Datas da Formação

Cancelada | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

  

 


 

Compreender a Terra através do Espaço II (curso)

Professores dos códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-107758/20).

Local de Formação

Centro Ciência Viva de Estremoz (formação presencial)

Datas da Formação

1 de outubro a 13 de novembro de 2022 | Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 



Hackathon no Sistema Solar (curso)

A conferência encontra-se  acreditada para os códigos de grupo de recrutamento 420, 510 e 520

Esta formação tem como objetivo principal não só dar a conhecer o que há de novo no sistema Solar, quais a missões espaciais que vão ser lançadas nos próximos anos e quais os seus objetivos, mas também proporcionar o contato direto entre investigadores e cientistas da área num ambiente de cocriação que permita a troca de ideias e a criação de novos recursos para a sala de aula.

A formação tem uma duração total de 32 horas e encontra-se acreditada na modalidade de Curso de Formação com o número CCPFC/ACC-116965/22.

 

Local de Formação

Sessões presenciais: Centro Ciência Viva de Estremoz (regime de alojamento interno)

A ação terá a duração de 32 h distribuídas por 9 sessões presenciais divididas em 4 dias : 7 sessões de 4h, 1 de 3h e 1 de 1h (Observação noturna.)

 

Datas da Formação

18 a 21 de julho de 2022 | Inscrições encerradas | Gratuita

N.º máximo de participantes: 25 | N.º mínimo de participantes: 10

Consulte o Programa aqui e mais informações aqui.

 

 



7.ª Conferência de Professores do Mar - Conhecer para proteger (curso)

Professores dos códigos de docência 110, 230, 420, 500, 510 e 520

O oceano cobre mais de 70% da superfície da Terra e alberga um sem número de espécies. No entanto, as zonas de elevada ou completa proteção são ainda muito reduzidas, correspondendo a menos de 3% da área total do oceano. O desafio está lançado: proteger 30% do grande azul até 2030. Do Ártico à Antártida e passando pelas regiões equatoriais, descendo pela coluna de água até aos fundos marinhos, várias são as ameaças à vida marinha. O que estamos a perder e como poderemos salvar o que resta? 

A 7.ª Conferência de Professores do Mar - Conhecer para proteger é dedicada à proteção do oceano nas suas várias vertentes, dando a conhecer ameaças que por vezes passam despercebidas, e revelando como a interdisciplinaridade é o segredo para a proteção do grande azul.

A conferência teve uma duração de 13h30 em 9 sessões presenciais: 5 sessões teóricas e 4 sessões práticas e encontra-se acreditada, na modalidade de Curso de Formação - Colóquios;Congressos, simpósios;jornadas ou iniciativas congéneres com o número CCPFC/ACC-115473/22.

 

Local de Formação

Sessões presenciais: Pavilhão do conhecimento - Ciência Viva

Datas da Formação

13 e 14 de maio de 2022 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 



 

3.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula (curso)

Edição online e presencial

Professores dos códigos de docência 110, 230 e 520

A 3.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula será um momento de partilha de conhecimentos e boas práticas que promovem a aprendizagem das ciências fora da sala de aula. A exploração dos pátios escolares terá um lugar de destaque, sem esquecer os espaços naturais e as comunidades à volta das escolas.  

Este ano a Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula irá decorrer em formato híbrido, com sessões plenárias online e workshops presenciais.

A conferência encontra-se acreditada com o número CCPFC/ACC-114391/22 para os códigos de grupo de recrutamento 110, 230 e 520.

Local de Formação

Sessões plenárias online:

Plataforma Zoom

Workshops presenciais:

Exterior do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (19 de março)

Pátios da Escola Secundária do Lumiar, Agrupamento de Escolas Prof. Lindley Cintra (26 de março)

Datas da Formação

16, 17, 18, 19 e 26 de março de 2022 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte o programa e mais informações aqui.


 

Promover a Educação Ambiental na Escola (curso)

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

A educação ambiental está diretamente ligada à sensibilização para as questões ambientais, e esta só é possível quando parte do conhecimento sobre o mundo natural. Conhecer a diversidade de espécies, de habitats e de ecossistemas à nossa volta, mas também as ameaças a que estão expostos (destruição de habitats, pressão humana sobre os serviços dos ecossistemas, poluição e alterações climáticas) é um ponto de partida muito importante para uma educação ambiental eficaz, independentemente da idade do público-alvo.

Neste curso de formação, em formato híbrido, serão apresentadas estratégias e metodologias para a aprendizagem dos temas ligados à educação ambiental, bem como propostas de atividades experimentais e de exploração, com vista a uma contribuição ativa para a conservação do mundo natural à nossa volta. 

A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-114373/22).

Local de Formação

Formação em formato híbrido:

Online: Plataforma Zoom

Presencial: Nos pátios das escolas participantes e áreas verdes adjacentes

Datas da Formação

2 de março a 22 de abril de 2022 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

Esta formação é exclusiva para docentes do concelho de Setúbal ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal de Setúbal.

 


 

Compreender a Terra através do Espaço I (curso)

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-110883/21).

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial e online)

Datas da Formação

08 de fevereiro a 30 de abril de 2022 | Inscrições Encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Compreender a Terra através do Espaço II

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-107758/20).

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial e online)

Datas da Formação

16 de fevereiro a 16 de abril de 2022 | Inscrições Encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Compreender a Terra através do Espaço II (curso)

Professores dos códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-107758/20).

Local de Formação

Centro Ciência Viva de Estremoz (formação presencial)

Datas da Formação

15 de janeiro a 05 de março de 2022 | Inscrições Encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Um olhar sobre a natureza a partir dos livros infantis (curso)

Professores dos códigos de docência 100 e 110

A exploração dos livros infantis é muito mais do que uma viagem pela imaginação. É também uma excelente oportunidade para conhecer o mundo à nossa volta, através de um olhar atento sobre a natureza que irá promover o conhecimento e, a partir deste, a sensibilização ambiental. Este curso de formação online, de 25 horas, irá lançar um novo olhar sobre os livros infantis, como ponto de partida para a exploração da natureza, dando a conhecer plantas e animais (passados e presentes), as relações entre espécies, as interações com o meio e as ameaças ambientais. O curso irá também incentivar os educadores de infância e os professores do 1.º ciclo do ensino básico a explorar o meio natural com os seus alunos, dentro e fora da escola, através da partilha de ferramentas e metodologias pedagógicas que permitirão tornar a experiência da leitura de um livro infantil um momento ainda mais enriquecedor para todos.

Local de Formação

Formação online (plataforma Zoom)

Datas da Formação

10 de novembro de 2021 a 05 de fevereiro de 2022 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


8.ª Conferência de Professores Espaciais: Da órbita da Terra aos confins do Universo (curso)

Professores dos códigos de docência 110, 230, 420, 510, 520 

A 8.ª Conferência dos Professores EspAciais  terá como tema “Da órbita da Terra aos confins do Universo”. Serão abordadas as novas missões e tecnologias espaciais, as últimas descobertas científicas sobre o Sistema Solar, e as respetivas aplicabilidades numa perspetiva inter e transdisciplinar em contexto de sala de aula, nos 4 workshops que decorrerão no dia 13. A formação tem uma duração total de 14 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de Curso de Formação - Colóquios;Congressos, simpósios;jornadas ou iniciativas congéneres (CCPFC/ACC-113752/22).

Locais de Formação

A Conferência decorrerá exclusivamente online

Datas de Formação

9 a 13 de novembro 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Compreender a Terra através do Espaço II (curso)

Professores dos códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-107758/20).

Local de Formação

Centro Ciência Viva do Alviela (formação presencial)

Datas da Formação

06 de novembro de 2021 a 08 de janeiro de 2022 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Compreender a Terra através do Espaço I (curso)

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

Através deste Curso de Formação pretende-se que os educadores e professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-110883/21).

Local de Formação

Centro Ciência Viva de Estremoz (formação presencial)

Datas da Formação

06 de novembro de 2021 a 08 de janeiro de 2022 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Compreender a Terra através do Espaço I (curso)

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

Através deste Curso de Formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-110883/21).

Local de Formação

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva (Formação online)

Datas da Formação

09 de outubro a 23 de dezembro de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Compreender a Terra através do Espaço II (curso)

Professores dos códigos de docência 100 e 110 (Arquipélago dos Açores)

O Expolab - Centro Ciência Viva leva a formação “Compreender a Terra através do Espaço II” à ilha se Santa Maria. Com este curso pretendemos que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. A valorização das dinâmicas curriculares do ensino das ciências centradas no Espaço, são de especial relevância para o contexto local, tendo em conta as infraestruturas já existentes e os projetos que se perspetivam para o futuro, ligados ao Espaço (CCPFC/ACC-107758/20).

Local de Formação

Associação RAEGE|AZ

Datas da Formação

05 a 09 de julho de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Novas ferramentas para a astronomia no ensino secundário (curso)

Professores dos códigos de docência 510 (Arquipélago dos Açores)

O papel crucial da Astronomia na motivação e formação dos estudantes dos diversos graus de ensino motiva e requer, junto dos docentes, uma literacia científica nesta área, que acompanhe os seus desenvolvimentos mais recentes. No âmbito do programa de actividades paralelas da 4th Azores School on Observational Cosmology a ESERO-Portugal e o Centro de Formação Ciência Viva, em colaboração com o Planetário do Porto e o OASA, disponibilizam uma nova edição de um curso que aborda a utilização de ferramentas computacionais modernas e mais apelativas para as novas gerações (CCPFC/ACC-103017/19).

Local de Formação

Açores

Datas da Formação

Cancelada | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

  

 


Lego Education Spike (ação curta duração)

Educadores e/ou Professores do 1.º, 2º e 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário (código de grupo docência 110, 230, 510 e 520)

Formação de professores no domínio do uso das tecnologias digitais na educação e, em particular, da robótica e programação educativa, através de projetos de natureza inter e transdisciplinar incidindo em temáticas muito variadas.

Repensar a aprendizagem de STEAM em contexto de sala de aula com o Sistema de Aprendizagem LEGO®, um sistema de aprendizagem prático, intuitivo, inclusivo e altamente adaptável. O sistema prepara as habilidades dos alunos para o futuro e torna-os aprendizes confiantes ao longo da vida, dando-lhes possibilidades ilimitadas de aprendizagem de STEAM lúdica e prática.

Envolver os alunos do ensino fundamental na investigação prática dos conceitos STEAM enquanto se contribui para a alfabetização, matemática e desenvolvimento socio emocional.

Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

 

Consulte mais informações aqui.

 

 Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco, ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas



Escola Aberta: abordar desafios da nossa comunidade em colaboração com parceiros locais (ação curta duração)

Educadores e/ou Professores do 2º e 3º ciclo do ensino básico e ensino secundário (código de grupo docência 230, 510 e 520)

Ação de formação para docentes sobre como desenvolver e implementar um projeto de Escola Aberta de forma co-criativa com os/as alunos/as. Esta ação de formação promove uma metodologia de projeto assente na equidade, inclusão e democracia, que guia os/as professores/as desde a identificação de desafios/oportunidades relevantes locais até à concepção, implementação, avaliação e comunicação de projetos em colaboração com parceiros locais e comunidade envolvente.

O conteúdo desta ação de formação é baseado num manual prático co-criado pela equipa da Plataforma de Ciência Aberta com os docentes da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e Desenvolvimento do Agrupamento de Escolas de Figueira de Castelo Rodrigo - Manual Prático | Cidadania e Desenvolvimento, e sistematiza as práticas de Escola Aberta que têm vindo a ser desenvolvidas e implementadas neste agrupamento de escolas desde o ano letivo de 2018/2019.

Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

 

Consulte mais informações aqui.

 

 Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco, ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas



Abrir as escolas à comunidade através da metodologia living-lab (ação curta duração)

Professores do ensino básico e secundário

Como abrir uma escola à comunidade a que pertence? Como tornar a aprendizagem multidirecional e permeável a novos atores e a novas formas de conhecimento? Como dar poder aos alunos para trabalharem lado a lado com outros elementos da sociedade? E como garantir que os alunos têm uma voz ativa na resolução de problemas que são de todos?

Tendo como base a metodologia living-lab promovida pelo projeto SALL – Schools as Living-Labs, os participantes nesta ação de formação online irão percorrer as etapas necessárias à abertura de uma escola à comunidade, desde a identificação de um problema e envolvimento de parceiros da comunidade local, passando pela discussão de possíveis soluções e definição de um protótipo, até à implementação da solução final.

Através desta formação, os professores poderão apoiar os seus alunos no desenvolvimento de novas competências e atitudes positivas, e a conceber a aprendizagem das ciências como uma forma de contribuir ativamente para o bem-estar do mundo em que vivem.

 Local da formação 

Plataforma zoom (formação online)

Data da formação 

29 de outubro de 2022 | 09h30 às 13h30 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

                                   


 

Geologia: uma ciência que dá frutos! (ação curta duração)

Professores dos grupos de recrutamento 110 e 230 

O objetivo da Geologia é estudar a História da Terra. A Geologia é uma ciência natural que estuda processos naturais que ficam registados nas rochas. Nesta ação de curta duração são explorados alguns contextos educativos relacionados com o solo e com as rochas no quotidiano, de forma a problematizar e incentivar a realização de atividades através de saídas de campo.

Esta ação de curta duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

Consulte mais informações aqui.

 

 

Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco, ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas

 


 Crescer com o conhecimento – Recursos em ação (ação curta duração)

Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico dos códigos 230 e 240

 O conhecimento do mundo que nos rodeia torna-nos mais responsáveis pela preservação e conservação do património natural e por tudo o que está à nossa volta. A escola, enquanto instituição-chave para o desenvolvimento de crianças e jovens, tem um papel preponderante neste processo. Neste contexto, a criação de atividades integradoras, envolvendo diversas áreas curriculares e explorando recursos em conjunto, leva a um conhecimento mais efetivo e a aprendizagens significativas e eficazes. Partindo do mundo natural que nos rodeia e da observação do dia a dia, vamos explorar recursos para conhecer a realidade. As atividades visam implementar investigações práticas, baseadas na observação sistemática, na modelação e no trabalho laboratorial/experimental, para dar resposta a problemas relacionados com os materiais terrestres, a diversidade de seres vivos e as suas interações com o meio.

Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

 

Consulte mais informações aqui.

 

 Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco, ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas


Fruto ou fruta?... Quem é quem? – Dicotomias da Natureza “trocadas por miúdos" (ação curta duração)

Professores dos grupos de recrutamento 100 e 110

Conceitos que fazem parte do quotidiano da criança podem ser um importante ponto de partida para a aprendizagem das ciências. A exploração do saber que as crianças já têm, associada à realização de atividades experimentais e ao debate de temas das áreas das Ciências e da Natureza, apresenta-se como uma atraente estratégia para motivá-las a aprofundar o seu conhecimento sobre o que as rodeia e sensibilizá-las para a preservação do meio ambiente. Partindo de temas que despertam a sua curiosidade – seres vivos ou não vivos, vegetais ou frutas, tubérculos ou raízes, frutos ou frutas, sementes ou caroços, … – nesta formação, os docentes da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico são desafiados a estimular a curiosidade e a promover o interesse intrínseco das suas crianças e alunos para a dicotomia existente na Natureza e a identificação correta do mundo vegetal que os rodeia.

Esta ação de curta duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

Consulte mais informações aqui.

 Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco, ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas


James Webb Space Telescope: Ponto da situação (ação curta duração)

Destina-se a professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Nesta ação vamos dar a conhecer as novas descobertas do JWST, a sua importância para o nosso conhecimento do Universo, e a ciência e tecnologia que foram utilizadas na construção e conceção do melhor telescópio de sempre. Falaremos também das suas vantagens sobre os outros telescópios espaciais e terrestres.

Faremos o seu enquadramento com currículo escolar e serão sugeridas várias atividades, teóricas e práticas, para realizar em contexto de sala de aula.

Local de Formação

Presencial:Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Datas da Formação

21 de maio de 2022 | 10h às 12h30 e das 14h às 17h30

Inscrições encerradas| Gratuita

Número máximo de formandos: 30 | Número mínimo de formandos: 10

Consulte mais informações aqui.

 


 

Recursos minerais para o desenvolvimento sustentável (ação curta duração)

Professores do 3.º Ciclo e Ensino Secundário Biologia e Geologia (código de docência 520) 

Esta ação aborda a temática dos recursos minerais metálicos e não metálicos em três vertentes: génese, descoberta e utilização sustentável na sociedade moderna. O conhecimento destes temas é essencial na formação do aluno como futuro cidadão responsável e consciente por forma a compreender a narrativa social, ambiental, política e económica que o rodeia. A génese dos recursos minerais deve ser entendida de forma integrada nos processos geológicos internos e externos do ciclo petrológico. O estudo dos recursos minerais recorre ao conhecimento multidisciplinar em várias áreas cientificas: geologia, biologia, física e química. Como tal, tem o potencial de promover o desenvolvimento de raciocínios integradores do conhecimento adquiridos em várias disciplinas do ensino básico e secundário. O processo de descoberta de recursos minerais prospeção e pesquisa é frequentemente confundido com o processo de exploração de um corpo mineralizado (metálico ou não metálico). Iremos descodificar o processo de prospeção e enquadrar as condicionantes que podem ou não conduzir à sua exploração. Iremos igualmente sensibilizar para o reconhecimento do papel dos recursos minerais na sociedade moderna por forma a atingir um desenvolvimento sustentável no âmbito dos grandes desafios do crescimento populacional atual.

Local de Formação

Presencial:Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Datas da Formação

04 de junho de 2022 | das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Inscrições encerradas| Gratuita

Número máximo de formandos: 25 | Número mínimo de formandos: 10

Consulte mais informações aqui.

 


 

Ferramentas Digitais: Power point - canivete suiço (ação curta duração)

Professores do1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Nesta ação vamos dar a conhecer as múltiplas funcionalidades do PowerPoint, a aplicação que serve muito mais do que para o que inicialmente foi criado, apresentações. Desde edição de imagem, e editor de vídeos, produção de cartazes, gif animados, jogos e um sem número de outras funcionalidades. Esta aplicação pode tornar-se numa ferramenta essencial para o trabalho em sala de aula ou em projetos dos Clubes de Ciência.

Local de Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

21 de abril de 2022 | das 17h00 às 20h 

Inscrições encerradas| Gratuita

Número máximo de formandos: 30 | Número mínimo de formandos: 10

Consulte mais informações aqui.


 

Observação da Terra e Alterações Climáticas (ação curta duração)

Professores do 3.º ciclo do ensino secundário, com códigos de docência 420, 500, 510 e 520. 

A utilização dos satélites é da maior importância para a observação da Terra e para o estudo do Clima. Nesta ação falaremos das novas missões da ESA, Galileo e Copernicus e da sua importância na monitorização da Terra. Serão também realizadas e sugeridas atividades sobre conceitos chave para o estudo da mudança climática, que poderão ser desenvolvidas com os alunos em contexto de sala de aula. Contaremos também com a participação de um especialista convidado.

Local de Formação

Presencial: Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Data da Formação

9 de abril de 2022 | das 11h00 às 13h e das 14h às 18h00

Inscrições encerradas | Gratuita

Número máximo de formandos: 30 | Número mínimo de formandos: 10

Consulte mais informações aqui.

 


 

Quando o sol nos troca as voltas... (ação curta duração)

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

O que é que nos faz querer dormir sempre ao mesmo tempo todas as noites? Porque é que a meio da tarde sentimos necessidade de comer algo? Ao desmistificar o relógio biológico presente no nosso cérebro, podemos perceber de que modo pequenos elementos do nosso dia a dia, como as luzes provenientes dos nossos telemóveis podem prejudicar os nossos ciclos.

Nesta ação de curta duração, os docentes da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico serão desafiados a estimular e a promover o interesse intrínseco das suas crianças sobre ciclos circadianos, partindo de conceitos básicos que despertam a sua curiosidade através de exemplos concretos e recursos práticos.

Local de Formação

Presencial: EB Luísa Todi - Setúbal

Datas da Formação

28 de Maio de 2022 | das 09h00 às 13h00| Gratuita

Consulte mais informações aqui.

Esta formação é exclusiva para docentes do concelho de Setúbal ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal de Setúbal.

 


 

Conhecer para escolher: as ferramentas para uma alimentação responsável (ação curta duração)

Professores dos grupos de recrutamento 110, 230, 240, 510, 520

Nos dias de hoje tudo parece acessível. Vamos a um supermercado e temos tudo o que necessitamos e mais, com uma enorme variedade. O que escolher? Uma refeição pré-preparada? Os produtos para preparar a refeição? Dada a variedade, essa escolha é por vezes difícil.

Nesta formação vamos explorar a biologia e a química associada à nutrição, abordar a leitura de rótulos alimentares e a sua importância num consumo saudável. Abordaremos também, no contexto da alimentação, a epidemia da obesidade e da diabetes na população escolar, e como a alimentação tem um papel fundamental numa sociedade que se quer saudável, sustentável e preparada para as alterações climáticas.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

27 e 28 de abril de 2022 | das 18h00 às 20h00

Número máximo de formandos: 20 

Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Saúde Cardiovascular: compreender, investigar e aplicar (ação curta duração)

Professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (códigos do grupo docência 520)

Com esta formação pretendemos promover a literacia científica na área da saúde cardiovascular, com particular ênfase nas caraterísticas estruturais e funcionais do sistema circulatório, das principais doenças cardiovasculares, fatores de risco, sintomas e a sua prevenção, assim como nas atuais ferramentas na investigação cardiovascular, e estratégias de promoção da saúde. Igualmente, pretendemos facilitar o contacto entre os professores e investigadores portugueses, e facultar ferramentas de debate e exploração prática no contexto de sala de aula e de forma integradora com os conteúdos curriculares definidos pelo Ministério da Educação para o 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial)

Data da Formação

Sessões teóricas (online): 20 de abril de 2022 | das 18h00 às 21h00

Sessões práticas (presencial): 23 de abril de 2022 | das 10h00 às 13h00 (turma 1) ou das 15h00 às 18h00 (turma 2)

Número máximo de formandos: 36 | Número mínimo de formandos: 10

Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 

 


Saúde Cardiovascular: conhecer para cuidar do coração (ação curta duração)

Professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (códigos do grupo docência 110, 230, 260)

Com esta formação pretendemos promover a literacia científica na área da saúde cardiovascular, com particular ênfase nas caraterísticas estruturais e funcionais do sistema circulatório, das principais doenças cardiovasculares, fatores de risco, sintomas e a sua prevenção, assim como nas atuais ferramentas na investigação cardiovascular, e estratégias de promoção da saúde. Igualmente, pretendemos facilitar o contacto entre os professores e investigadores portugueses, e facultar ferramentas de debate e exploração prática no contexto de sala de aula e de forma integradora com os conteúdos curriculares definidos pelo Ministério da Educação para o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial)

Data da Formação

Sessões teóricas (online): 29 de março de 2022 | das 18h00 às 21h00

Sessões práticas (presencial): 9 de abril de 2022 | das 10h00 às 13h00 (turma 1) ou das 15h00 às 18h00 (turma 2)

Número máximo de formandos: 36 | Número mínimo de formandos: 10

Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Inteligência Artificial nas Ciências da Natureza: introdução ao Machine Learning (ação curta duração)

Professores dos grupos de recrutamento 110, 230 e 520 

A Inteligência Artificial (IA) pode ser definida de distintas formas, consoante diferentes áreas profissionais, mas segundo Wayne Holmes – consultor da UNESCO para a IA aplicada à Educação – é “um conjunto de sistemas computacionais que foram criados para interagir com o mundo à nossa volta, através de capacidades, comportamentos e habilidades que são considerados fundamentalmente humanos”. A IA é uma das áreas que mais interesse desperta atualmente, mas não é uma área nova, existindo há pelo menos 60 anos, tendo atravessado períodos de grande desenvolvimento e outros de maior acalmia. Os últimos anos provam a grande evolução desta área, através das mudanças que conseguimos verificar no dia-a-dia e que irão continuar a impactar o nosso quotidiano. Mas o problema da Inteligência Artificial é que está constantemente a evoluir e quando começa a instalar-se na rotina, deixa de ser rotulada de IA. Será que a IA em todas as suas ramificações e aplicações irá algum dia dispensar a ajuda humana? Esta ação, sobre Introdução à Inteligência Artificial, tem como objetivo mostrar os possíveis impactos desta área no quotidiano e do Machine Learning (aprendizagem de máquinas) no contexto educativo. Serão exploradas algumas ferramentas que podem ser utilizadas em situações de aprendizagem no desenvolvimento de atividades educativas.

Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

Consulte mais informações aqui.

 

Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco, ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas.


Vídeo low cost de ciência: da produção à comunicação (ação curta duração)

Professores dos grupos de recrutamento 510, 520, 530 e 600 

Nos últimos anos os conteúdos audiovisuais têm-se destacado como ferramentas cada vez mais importantes no processo de comunicar ciência, permitindo transformar os procedimentos científicos, expandir a capacidade de descoberta e oferecer novas oportunidades no campo da educação. Investigadores, comunicadores, professores e outros atores conseguem com poucos meios comunicar a sua mensagem de um modo mais flexível, dinâmico e abrangente. Dentro de um vasto e diversificado leque de recursos audiovisuais, o vídeo de ciência tem ganho especial destaque. Seja para disseminar uma investigação ou para desconstruir um tópico científico, seja no meio académico ou em ambiente escolar, as possibilidades e as pontes são inúmeras. E estão hoje, em cima da mesa prontas para serem exploradas.

Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

Consulte mais informações aqui.

 

 Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco, ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas.


Fruto ou fruta?... Quem é quem? – Dicotomias da Natureza “trocadas por miúdos" (ação curta duração)

Professores dos grupos de recrutamento 100 e 110

Conceitos que fazem parte do quotidiano da criança podem ser um importante ponto de partida para a aprendizagem das ciências. A exploração do saber que as crianças já têm, associada à realização de atividades experimentais e ao debate de temas das áreas das Ciências e da Natureza, apresenta-se como uma atraente estratégia para motivá-las a aprofundar o seu conhecimento sobre o que as rodeia e sensibilizá-las para a preservação do meio ambiente. Partindo de temas que despertam a sua curiosidade – seres vivos ou não vivos, vegetais ou frutas, tubérculos ou raízes, frutos ou frutas, sementes ou caroços, … – nesta formação, os docentes da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico são desafiados a estimular a curiosidade e a promover o interesse intrínseco das suas crianças e alunos para a dicotomia existente na Natureza e a identificação correta do mundo vegetal que os rodeia.

Esta ação de curta duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

Consulte mais informações aqui.

 

 Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco, ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas.


Crescer com o conhecimento – Recursos em ação (ação curta duração)

Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico dos códigos 230 e 240

O conhecimento do mundo que nos rodeia torna-nos mais responsáveis pela preservação e conservação do património natural e por tudo o que está à nossa volta. A escola, enquanto instituição-chave para o desenvolvimento de crianças e jovens, tem um papel preponderante neste processo. Neste contexto, a criação de atividades integradoras, envolvendo diversas áreas curriculares e explorando recursos em conjunto, leva a um conhecimento mais efetivo e a aprendizagens significativas e eficazes. Partindo do mundo natural que nos rodeia e da observação do dia a dia, vamos explorar recursos para conhecer a realidade. As atividades visam implementar investigações práticas, baseadas na observação sistemática, na modelação e no trabalho laboratorial/experimental, para dar resposta a problemas relacionados com os materiais terrestres, a diversidade de seres vivos e as suas interações com o meio.

Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

 

Consulte mais informações aqui.

 

 Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco, ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas.



Ferramentas Digitais: Concepção e Gestão de páginas web (online) (ação curta duração)

Professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário

Nesta ação vamos construir uma página web de raiz, usando o Google Sites, ferramenta gratuita, intuitiva que permite integrar toda a espécie de recursos (vídeos, imagens, PDFs, apresentações, jogos interativos, questionários...).

Trata-se de uma excelente ferramenta para criar uma página pessoal, portefólios, escape rooms, cursos... Tudo o que os professores precisam para publicarem na web os projetos dos alunos dinamizados na sala de aula ou nos clubes de ciência.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

17 e 24 de fevereiro das 18h às 20h

Número máximo de formandos: 30 | Número mínimo de formandos: 10

Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


 

Treino de Astronautas (ação curta duração)

Professores 2.º e 3.º ciclos, em particular para o grupo de docência 620

Nesta ação de formação iremos debater os impactos da exploração espacial tripulada. Porque é que enviamos astronautas para o Espaço? Iremos abordar as condições especiais existentes na Estação Espacial Internacional e a importância do trabalho dos astronautas. Através de uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X, pela Faculdade de Motricidade Humana, iremos demonstrar alguns dos efeitos de viver no espaço no corpo humano. 

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

15 de janeiro de 2022 | 15h00 às 19h00| Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Robôs em Marte (ação curta duração)

Professores dos códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Neste curso de formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte?

Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial)

Data da Formação

29 de janeiro de 2022 | 13h30 às 19h30| Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Robôs na Lua (ação curta duração)

Professores dos códigos de docência 100, 110, 120 e 230

Neste curso iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral em contexto de sala de aula. Enviaremos robôs para o ambiente hostil da Lua para investigar a sua superfície! Utilizando kits Lego® WeDo, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de realizar diferentes tarefas relacionadas com a exploração de conceitos de Estudo do Meio e das Ciências da Natureza. O raciocínio lógico-matemático será também largamente explorado nesta resolução de problemas na Lua, com sequenciação de tarefas, medições, cálculos e comunicação de resultados.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial)

Data da Formação

29 de janeiro de 2022 | 09h00 às 13h00| Inscrições encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 

 


 A sustentabilidade dos sistemas alimentares (ação curta duração)

Professores do código de docência 230, 260, 510, 520, 560 e 620

Os sistemas alimentares incluem todos os elementos e atividades relacionadas com a produção, processamento, distribuição, preparação, consumo e gestão dos resíduos dos alimentos, bem como os resultados destas atividades, ao nível social, económico e ambiental. Para serem sustentáveis, os sistemas alimentares têm que garantir que todos os cidadãos, sem exceção, têm acesso a alimentos, e que estes são seguros e nutritivos, ao mesmo tempo que não comprometem os recursos naturais e que promovem a proteção da biodiversidade.

Esta ação de formação online será um momento de reflexão e discussão sobre os sistemas alimentares e sobre os desafios ligados à sua sustentabilidade. Durante a ação de formação serão aprofundados conhecimentos sobre a sustentabilidade nas etapas de produção, processamento, transporte, consumo e gestão de resíduos, e discutidas estratégias para que as escolas possam contribuir ativamente para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, ao mesmo tempo que promovem uma alimentação saudável e consciente nas suas comunidades.

 Local da formação 

Plataforma zoom (formação online)

Data da formação 

15 de janeiro de 2022 | 15h00 às 19h00 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

                                   


 


Magnetismo para crianças (ação curta duração)

Professores dos grupos de recrutamento 100

A simples aquisição de factos, a repetição ou memorização de palavras dificilmente ajudarão as crianças a construir conceitos. O objetivo da abordagem das ciências com crianças pequenas é que sintam prazer e sucesso no caminho da descoberta das respostas às suas perguntas, que farão com a pequena ajuda do educador. Os materiais que conhecem no seu contexto familiar, ou que o educador lhes disponibiliza na sala, representam um recurso significativo na aprendizagem, na medida em que oferecem às crianças a oportunidade de experimentá-los repetidamente, de formas e em situações diferentes.

Nesta ação de curta duração, os docentes da Educação Pré-Escolar serão desafiados a estimular a curiosidade e a promover o interesse, próprios das crianças, partindo de materiais e atividades que permitem explorar conceitos complexos relacionados com o magnetismo.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

03, 06 e 10 de janeiro de 2022 | 17h00 às 19h00 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Programação de Robôs

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 500, 510, 530 e 550

A utilização de robôs em contexto educativo é já uma realidade. Professores e educadores desenvolvem diariamente tarefas para os seus alunos usando metodologias pedagógicas inovadoras onde também estão presentes robôs. Neste módulo formativo pretende-se explorar a programação de robôs virtuais mBot utilizando a linguagem por blocos NEPO, de código aberto e inspirada no conhecido Scratch. A plataforma permite a programação de diversos microcontroladores, permitindo ainda a simulação e programação de robôs físicos.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

04 de dezembro de 2021| 10h00 às 13h00 e 14h30 às 17h30 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

     


Ferramentas digitais na educação: Escape room

Professores do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário

Escape Room educativo é uma boa estratégia para trabalhar qualquer conteúdo curricular dentro e fora da sala de aula. Competências como a colaboração, o trabalho em equipa, a resolução de problemas e o desenvolvimento de competências comunicativas são cada vez mais um requisito para todas as atividades realizadas em sala de aula.

Neste workshop vamos aplicar o Escape Room a vários contextos, proporcionando exemplos práticos de aplicação na sala de aula.

 Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

02 e 03 de dezembro de 2021| 18h00 às 20h00 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Machine Learning III

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 510, 520, 530 e 550

Machine Learning será em breve adotado como um tipo de ferramenta de tecnologia educacional. Professores e educadores irão usar cada vez mais as aplicações (APPs) desenvolvendo tarefas para os alunos usando metodologias pedagógicas completamente diferentes e inovadoras. O Machine Learning e outras estratégias de big data estão a mudar e melhorar a educação formal e informal de várias formas.
Este módulo formativo pretende ser mais do que apenas um acesso generalizado aos conteúdos de inteligência artificial e machine learning, como tal, esta ação de formação, seguindo a lógica das ações Machine Learning I e Machine Learning II continuará a dar sequência à exploração, em termos pedagógicos, do software de apoio ao machine learning, com especial enfoque na inteligência artificial, explorando-a em contexto de programação e utilização em ambiente Python e MIT App Inventor.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

30 de outubro de 2021| 10h00 às 13h00 e 14h30 às 17h30 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui

  


Machine Learning II

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 510, 520, 530 e 550

Machine Learning será em breve adotado como um tipo de ferramenta de tecnologia educacional. Professores e educadores irão usar cada vez mais as aplicações (APPs) desenvolvendo tarefas para os alunos usando metodologias pedagógicas completamente diferentes e inovadoras. O Machine Learning e outras estratégias de big data estão a mudar e melhorar a educação formal e informal de várias formas. Este módulo formativo pretende ser mais do que apenas um acesso generalizado aos conteúdos de inteligência artificial e machine learning, como tal, esta ação de formação, seguindo a lógica da primeira ação (Machine learning I), continuará a dar sequência à exploração, em termos pedagógicos, de software de apoio ao machine learning, com especial enfoque na inteligência artificial e com vista à melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

23 de outubro de 2021| 10h00 às 13h00 e 14h30 às 17h30 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Descobrir o Universo com Telescópios Escolares

Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 120, 200, 220, 230, 240, 330, 400, 420, 500, 510, 520, 530 e 550

Nesta ação de curta duração abordaremos conceitos básicos de observação com telescópios escolares, bem como conceitos de astronomia posicional necessários para essas mesmas observações. Assim, e partido de exemplos concretos veremos como os telescópios escolares podem ser poderosos aliados na promoção da cultura científica no âmbito da astronomia, numa vertente interdisciplinar, potenciando a complementaridade entre a aprendizagem formal e não formal no desenvolvimento das aprendizagens essenciais.

Local da Formação

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva (Formação online)

Data da Formação

Duas datas disponíveis:

23 de outubro de 2021 e 04 de dezembro de 2021 |das 09h00 às 13h00 | Inscrições encerradas | Gratuita

 Consulte mais informações aqui.

 


Machine Learning I

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 510, 520 e 530

As técnicas de inteligência artificial e de machine learning estão a transformar a forma de como são abordados os problemas do mundo real em praticamente todos os setores de atividade e o ensino não é exceção. Todos os dias, todos usamos sistemas e aplicações que dependem de machine learning, desde as aplicações do nosso telemóvel às sugestões da nossa smartTV. Esta ação de formação pretende ser um impulso para uma utilização cada vez mais frutífera da programação dentro das nossas escolas. Pretende apresentar os conceitos, os princípios e as implicações do machine learning ajudando os professores a treinar modelos simples de machine learning e a usá-los para criar jogos e projetos interativos. Desta forma sentir-se-ão mais capazes para o desenvolvimento de atividades cada vez mais autónomas nas áreas da programação, machine learning e inteligência artificial.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

09 outubro de 2021 | das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


A sustentabilidade dos sistemas alimentares

Professores do código de docência 230 e 520

Os sistemas alimentares incluem todos os elementos e atividades relacionadas com a produção, processamento, distribuição, preparação, consumo e gestão dos resíduos dos alimentos, bem como os resultados destas atividades, ao nível social, económico e ambiental. Para serem sustentáveis, os sistemas alimentares têm que garantir que todos os cidadãos, sem exceção, têm acesso a alimentos, e que estes são seguros e nutritivos, ao mesmo tempo que não comprometem os recursos naturais e que promovem a proteção da biodiversidade.

Esta ação de formação online será um momento de reflexão e discussão sobre os sistemas alimentares e sobre os desafios ligados à sua sustentabilidade. Durante a ação de formação serão aprofundados conhecimentos sobre a produção, processamento, consumo e gestão de resíduos, e discutidas estratégias para que as escolas possam contribuir para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, ao mesmo tempo que promovem uma alimentação saudável nas suas comunidades.

                                   

Esta formação é exclusiva para docentes inscritos no projeto Schools as Living Labs | Inscrições Encerradas.


AstroPi: Aprender a programar um Raspberry Pi

Professores dos grupos de recrutamento 110, 230 e 240

Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula. Além disso dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para a importância da programação como instrumento essencial no dia a dia, quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respetiva análise.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial)

Data da Formação

20 de novembro de 2021 das 14h00 às 19h00 | Formação Cancelada 

Consulte mais informações aqui

 




"O Oceano que queremos" - 6.ª Conferência de Professores do Mar | Edição online

Professores dos códigos de docência 110, 230, 420, 500, 510 e 520

A conferência online “O Oceano que queremos” é dedicada à Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). Esta conferência pretende trazer a ciência oceânica para o centro do debate societal, com a transformação de problemas em soluções que contribuam para um desenvolvimento mais sustentável, que liga as pessoas ao oceano.

Composta por sessões plenárias e workshops, esta formação tem a duração de 12,5 horas e encontra-se em processo de acreditação, na modalidade de curso de formação (CCPFC/ACC - 111750/21).

Local da Formação

Formação online (plataforma Zoom)

Datas da Formação

05, 06, 07, 08 e 15 de maio de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte o programa e mais informações aqui.

 


Compreender a Terra através do Espaço

Códigos de docência 100 e 110

Através deste Curso de Formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-110883/21).

Local de Formação

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva (Formação online)

Datas da Formação

1 de abril de 2021 a 29 de maio de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


2.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula | Edição online

Professores dos códigos de docência 110, 230 e 520

A 2.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula, em formato online, será um momento de partilha de conhecimentos e boas práticas que promovem a aprendizagem das ciências fora da sala de aula, em espaços tão diversos como os pátios escolares, os jardins, os parques, e mesmo os passeios das cidades. Composta por sessões plenárias e workshops, a edição deste ano dará destaque à conservação da biodiversidade terrestre. 

A formação tem uma duração total de 12,5 horas e encontra-se acreditada com o número CCPFC/ACC-111632/21 para os códigos de grupo de recrutamento 110, 230 e 520.

Local da Formação

Formação online (plataforma Zoom)

Datas da Formação

9, 10, 15, 16 e 17 de abril de 2021| Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte o programa e mais informações aqui.

 


Compreender a Terra através do Espaço I

Professores dos códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18).

Locais de Formação

Formação online (plataforma zoom).

Datas de Formação

20 de fevereiro de 2021, 06 e 20 de março de 2021, 17 de abril de 2021, 08 e 15 de maio de 2021 e 05 de junho de 2021| Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Compreender a Terra através do Espaço II

Professores dos códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-107758/20).

Locais de Formação

Devido à nova situação de confinamento, todas as sessões serão online.

Datas de Formação

16 e 30 de janeiro de 2021, 06, 13 e 27 de fevereiro de 2021, 13 de março de 2021 e 24 de abril de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Um olhar sobre a natureza a partir dos livros infantis

Educadores (código de docência 100)

A exploração dos livros infantis é muito mais do que uma viagem pela imaginação. É também uma excelente oportunidade para conhecer o mundo à nossa volta, através de um olhar atento sobre a natureza que irá promover o conhecimento e, a partir deste, a sensibilização ambiental. Este curso de formação online, de 25 horas, irá lançar um novo olhar sobre os livros infantis, como ponto de partida para a exploração da natureza, dando a conhecer plantas e animais (passados e presentes), as relações entre espécies, as interações com o meio e as ameaças ambientais.  O curso irá também incentivar os educadores de infância a explorar o meio natural com os seus alunos, dentro e fora da escola, através da partilha de ferramentas e metodologias pedagógicas que permitirão tornar a experiência da leitura de um livro infantil um momento ainda mais enriquecedor para todos.

Consulte mais informações aqui.

Esta formação é exclusiva para docentes do concelho de Setúbal ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal de Setúbal. Inscrições Encerradas.

 


Um olhar sobre a natureza a partir dos livros infantis

Professores do código de docência 110

A exploração dos livros infantis é muito mais do que uma viagem pela imaginação. É também uma excelente oportunidade para conhecer o mundo à nossa volta, através de um olhar atento sobre a natureza que irá promover o conhecimento e, a partir deste, a sensibilização ambiental. Este curso de formação online, de 25 horas, irá lançar um novo olhar sobre os livros infantis, como ponto de partida para a exploração da natureza, dando a conhecer plantas e animais (passados e presentes), as relações entre espécies, as interações com o meio e as ameaças ambientais. O curso irá também incentivar os professores do 1.º ciclo do ensino básico a explorar o meio natural com os seus alunos, dentro e fora da escola, através da partilha de ferramentas e metodologias pedagógicas que permitirão tornar a experiência da leitura de um livro infantil um momento ainda mais enriquecedor para todos.

Consulte mais informações aqui.

Esta formação é exclusiva para docentes do concelho de Setúbal ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal de Setúbal. Inscrições Encerradas.

 


7.ª Conferência de Professores Espaciais: Missões Espaciais - Observação da Terra

Professores dos códigos de docência 110, 230, 420, 510 e 520

Nos últimos anos, a indústria espacial portuguesa tem crescido na área do desenvolvimento do software, podendo hoje afirmar-se como um sector empresarial muito importante para Portugal.

Com a criação da Agência Espacial Portuguesa, a Portugal Space, o incremento de mais negócios nesta área tem vindo a desenvolver-se e, neste momento, estão reunidas as condições para a criação de empresas que também se venham a dedicar ao hardware. A mão de obra especializada é uma necessidade já hoje e vai aumentar nos próximos anos. É por isso fundamental que os professores tenham oportunidades de adquirir informação e formação atualizada com investigadores portugueses que colaboram em projetos da maior importância, quer nacionais quer internacionais.  Afinal são os professores os principais promotores do conhecimento científico nos alunos, gerando ambientes em que se possam desenvolver futuras carreiras quer nas áreas das engenharias, matemáticas e ciências em geral.

As oficinas práticas foram escolhidas de acordo com as preferências dos professores tendo em conta a utilização de recursos para a sala de aula.

Locais de Formação

As sessões teóricas serão online

As sessões presenciais irão decorrer no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas de Formação

10 a 21 de novembro 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 


Compreender a Terra através do Espaço

Códigos de docência 100 e 110

Através deste Curso de Formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18).

 Locais de Formação

 Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio | Alcanena

Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela, 2380-450 Louriceira

 Datas de Formação

 29 de fevereiro, 07 e 14 de março e 18 de abril de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Compreender a Terra através do Espaço II

Códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se em fase de acreditação.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

15 e 22 de fevereiro, 07 e 28 de março e 30 de maio de 2020  | Inscrições Encerradas| Gratuita

Mais informações aqui.

 


Da literatura infantil à exploração prática das ciências

Códigos de docência 100, 110 e 230

Os professores e educadores irão ficar a conhecer ferramentas e recursos, e debater estratégias que promovem a literatura infantil como ponto de partida para a aprendizagem de ciências como a botânica e zoologia (biodiversidade, ecologia e fisiologia), geologia (diversidade de rochas, minerais e fósseis), saúde e bem-estar (promoção, prevenção e proteção) e educação ambiental, nas suas diversas vertentes. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se em fase de acreditação.

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Bibliotecas do município de Lisboa

Escolas básicas do município de Lisboa

Datas da Formação

5, 15, 22 e 29 de fevereiro, 7, 14 e 28 de março de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Novas ferramentas para a astronomia no ensino secundário

Códigos de docência 510

É reconhecida a importância da Astronomia na motivação e na formação dos estudantes, dado o grande fascínio que este tema exerce nos jovens. Por estas razões, mas também devido à forte interdisciplinaridade desta área do conhecimento, transversal a diversas áreas, como a física, a matemática, a química, a biologia, ou até a geologia, muitos professores perceberam a importância de abordar diversos temas de Astronomia nas suas aulas, e/ou realizar atividades extra curriculares sobre esses temas, inclusive professores das áreas de História e de Filosofia, que utilizam a Astronomia para ilustrar a evolução do pensamento científico e do conhecimento em geral.

Esta ação de formação proporciona uma formação estruturada no sentido de preencher o maior número possível de lacunas que os professores possam ter, em temas atuais de Astronomia. Enfatiza-se a componente prática e a utilização de ferramentas computacionais modernas mais apelativas para as novas gerações.  A formação tem uma duração total de 25 horas e aguardamos acreditação na modalidade de curso de formação.

Local de Formação

Centro Ciência Viva - Planetário do Porto

Datas da Formação

18 e 25 de janeiro de 2020; 01 e 08 de fevereiro de 2020 e 18 de abril de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


 Compreender a Terra através do Espaço

Códigos de docência 100 e 110

Através deste Curso de Formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18).

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

11 e 18 de janeiro de 2020; 01 e 08 de fevereiro de 2020 e 18 de abril de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


 Compreender a Terra através do Espaço

Códigos de docência 100 e 110

Através deste curso de formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18).

Local de Formação

Centro Ciência Viva - Planetário do Porto

Datas da Formação

3 a 5 de Setembro de 2019 e 10 de Janeiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Compreender a Terra através do Espaço II - Edição de Verão 

Códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC89573/17).

Local da Formação

Centro Ciência Viva de Constância

Datas da Formação

15, 16, 17 e 18 de julho de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Mais informações aqui.

 


5.ª Conferência de Professores do Mar

Códigos de docência 110, 230, 420, 500, 510 e 520 

O oceano ocupa um papel de destaque na nossa cultura. A exploração e mapeamento dos fundos oceânicos, o estudo da biodiversidade marinha, a influência do mar na regulação do clima e o desenvolvimento da biotecnologia marinha são tópicos de grande atualidade que, apesar de serem ainda pouco explorados podem ser abordados ao longo da escolaridade, desde que devidamente articulados com o currículo oficial. Com este curso pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre o oceano, aproximando a comunidade escolar dos investigadores portugueses e dando a conhecer os mais recentes resultados obtidos nas ciências e tecnologias do mar. A formação tem uma duração total de 12,5 horas e encontra-se em fase de acreditação.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

26 e 27 de abril de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Mais informações aqui.


Novas ferramentas para a astronomia no ensino secundário

Código de docência 510

É reconhecida a importância da Astronomia na motivação, e na formação dos estudantes dos diversos graus de ensino, já que é sabido que os temas astronómicos exercem normalmente um grande fascínio sobre os jovens. Este curso de formação aborda diversos temas atuais de Astronomia, no sentido de preencher o maior número possível de lacunas que os professores possam ter nesta área. Especificamente enfatiza-se a componente prática e a utilização de ferramentas computacionais modernas, e  portanto mais apelativas para as novas gerações. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-103017/19).

Local da Formação

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Datas da Formação

16, 23 e 30 de março, 6 de abril e 1 de junho de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Mais informações aqui.


Compreender a Terra através do Espaço II

Códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC89573/17).

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

9, 16, 23 e 30 de março e 18 de maio de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Mais informações aqui.


Aprender com as hortas biológicas

Códigos de docência 100 e 110

Esta acção de formação pretende envolver os professores do 1.º ciclo do ensino básico e os educadores de infância do ensino pré-escolar na exploração da Ciência fora da sala de aula, utilizando as hortas biológicas nos pátios escolares como ponto central para a aplicação da metodologia pedagógicas IBSE (Inquiry-Based Science Education). Pretende-se dotar os professores e educadores de ferramentas, recursos e ideias que lhes permitam usar as hortas biológicas como base para a aprendizagem da Botânica e da Zoologia, mas também da Geologia, da Matemática e da Educação Ambiental, sempre em forte ligação com as metas e orientações curriculares. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100009/17).

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva | EB de Santo António - Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor (Lisboa)

Datas da Formação

14 e 23 de Março, 6 e 27 de Abril, 4 e 25 de Maio de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Mais informações aqui.


 1.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula

Códigos de docência 110, 230 e 520

A 1.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula será um momento de partilha de conhecimentos e boas práticas e de troca de experiências que promovem a aprendizagem das ciências fora da sala de aula, em espaços tão diversos como os pátios escolares, os jardins, os parques, e mesmo os passeios das cidades. A formação tem uma duração total de 12,5 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 0,5 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-103685/19).

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

29 e 30 de março de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Mais informações aqui.


 Compreender a Terra através do Espaço

Códigos de docência 100 e 110

Através deste curso de formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18).

Locais de Formação

Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio | Alcanena
Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela, 2380-450 Louriceira

Datas da Formação

12, 19 e 26 de Janeiro e 16 de Março de 2019 | Inscrições: formacao@alviela.cienciaviva.pt ou 249 881 805 | Gratuita
Consulte mais informações aqui.

Centro Ciência Viva - Planetário do Porto

Datas da Formação

2 de Março, 6 de Abril, 11 de Maio e 6 de Julho de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 



Observação da Terra e Alterações Climáticas

 

Professores dos grupos de recrutamento 420, 500, 510 e 520

 

A utilização dos satélites é da maior importância para a observação da Terra e no estudo do clima. Serão abordadas as novas missões da ESA, Galileo e Copernicus e a sua importância na monitorização da Terra, além de propostas de actividades que podem ser desenvolvidas com os alunos em contexto de sala de aula.

 

Local da Formação

 

Plataforma zoom (Formação online)

 

Data da Formação

 

12 de junho de 2021das 14h00 às 18h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 


 

Recursos minerais para o desenvolvimento sustentável

 

Professores dos grupos de recrutamento 520

 

Esta ação aborda a temática dos recursos minerais metálicos e não metálicos em três vertentes: génese, descoberta e utilização sustentável na sociedade moderna. O conhecimento destes temas é essencial na formação do aluno como futuro cidadão responsável e consciente por forma a compreender a narrativa social, ambiental, política e económica que o rodeia.

 

A génese dos recursos minerais deve ser entendida de forma integrada nos processos geológicos internos e externos do ciclo petrológico. O estudo dos recursos minerais recorre ao conhecimento multidisciplinar em várias áreas cientificas: geologia, biologia, física e química. Como tal, tem o potencial de promover o desenvolvimento de raciocínios integradores do conhecimento adquiridos em várias disciplinas do ensino básico e secundário.

 

O processo de descoberta de recursos minerais prospeção e pesquisa é frequentemente confundido com o processo de exploração de um corpo mineralizado (metálico ou não metálico). Iremos descodificar o processo de prospeção e enquadrar as condicionantes que podem ou não conduzir à sua exploração. Iremos igualmente sensibilizar para o reconhecimento do papel dos recursos minerais na sociedade moderna por forma a atingir um desenvolvimento sustentável no âmbito dos grandes desafios do crescimento populacional atual.

 

 Local da Formação

 

Plataforma zoom (formação online)

 

 Data da Formação

 

05 de junho de 2021 | das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui

 

 

 


 

Descobrir o Universo com Telescópios Escolares

 

Professores dos grupos de recrutamento 230, 240, 420, 500, 510, 520, 530 e 550

 

Nesta ação de curta duração abordaremos conceitos básicos de observação com telescópios escolares, bem como conceitos de astronomia posicional necessários para essas mesmas observações. Assim, e partido de exemplos concretos veremos como os telescópios escolares podem ser poderosos aliados na promoção da cultura científica no âmbito da astronomia, numa vertente interdisciplinar, potenciando a complementaridade entre a aprendizagem formal e não formal no desenvolvimento das aprendizagens essenciais.

 

Local da Formação

 

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva (Formação online)

 

Data da Formação

 

29 de maio de 2021das 14h00 às 18h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 


 

 A viagem da água: do cano ao copo

 

Professores dos grupos de recrutamento 230 e 520

 

Parte da água que chega à superfície terrestre infiltra-se “terra adentro”, acumulando-se em lençóis freáticos. Alguns destes lençóis regressam naturalmente à superfície, originando lagoas e nascentes de rios. Mas, é geralmente durante este percurso – entre o reservatório aprisionado no subsolo e o curso de água superficial – que a água é desviada por “mão” humana.

 

O percurso urbano da água – desde a sua captação, tratamento e armazenamento, até posterior canalização rumo às nossas habitações – é complexo: gradação… decantação… filtração… desinfeção… são alguns dos processos que asseguram a qualidade da água “canalizada” que utilizamos em inúmeros consumos.

 

Esta Ação de Curta Duração convida os professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário a acompanhar a viagem que a água percorre do "cano ao copo", explorando cada etapa de tratamento e em que medida conseguimos, enquanto consumidores, que a racionalização da sua utilização valorize todo o trabalho e recursos financeiros investidos em todos estes processos.

 

 Local da Formação

 

Plataforma zoom (formação online)

 

 Data da Formação

 

24 e 28 de maio de 2021 | das 18h00 às 20h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui

 

 

 


 

EObrowser

 

Professores dos grupos de recrutamento 110, 230, 420, 500, 510, 520, 550 e 560

 

O EO Browser torna possível navegar e comparar imagens de boa resolução sobre diversos momentos do mesmo local da Terra. Basta ir à área de interesse, selecionar o intervalo de tempo e a cobertura de nuvem desejados e inspecionar os dados resultantes no navegador. Permite obter diferentes visualizações, obter imagens em alta resolução e crie timelapses, o que o torna um recurso transdisciplinar para diversas áreas temáticas.

 

Através de exemplos pré-definidos esta ação de curta duração pretende iniciar os professores na utilização desta ferramenta de observação da Terra.

 

Local da Formação

 

Plataforma zoom (Formação online)

 

Data da Formação

 

21 e 26 de maio de 2021das 18h30 às 20h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 


 

Design Thinking

 

Educadores e Professores do 1º ciclo do Ensino Básico

 

Esta iniciativa visa capacitar professores e educadores no uso da metodologia de Design Thinking para a resolução de problemas do seu dia-a-dia no âmbito escolar. Através de uma série de atividades cognitivas adaptadas ao pensamento do Design, pretendemos ajudar os professores a desenvolver exercícios que apelam à empatia pelo outro, sintetização e geração de ideias, de forma a melhor ultrapassar desafios no ambiente educativo e apelar à criatividade (tanto do professor como do aluno) para os resolver.

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

22 de maio de 2021, das 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui

 

 

 


 

Infraestruturas verdes na cidade

 

Professores dos grupos de recrutamento 230 e 520

 

Restaurar habitats naturais e construir infraestruturas sustentáveis são desafios europeus. Com o objetivo de proteger e valorizar o capital natural da Europa, nas zonas urbanas e rurais, a Comissão Europeia apresentou uma Estratégia para Infraestruturas Verdes, no Relatório da Revisão Intercalar da Estratégia de Biodiversidade para 2020. Por infraestruturas verdes entende-se uma rede de áreas naturais e seminaturais saudáveis e estrategicamente geridas, que servem os interesses das pessoas – fornecendo uma ampla gama de serviços prestados por ecossistemas – e protegem a biodiversidade em ambientes rurais e urbanos. Mais especificamente, uma infraestrutura verde tem como objetivo aumentar a capacidade da natureza para fornecer múltiplos bens e serviços, tais como o ar limpo ou água potável, entre outros. Neste sentido, a Estratégia para Infraestruturas Verdes pretende contribuir para a manutenção e melhoria dos ecossistemas e dos seus serviços através da criação de infraestruturas sustentáveis que contribuam para a remediação de, pelo menos, 15% dos ecossistemas degradados. Esta ação de formação de curta duração aborda a importância das infraestruturas verdes, através da exploração do espaço envolvente, da problematização e do debate de alterações e intervenções que contribuam para a sustentabilidade ambiental das áreas urbanas. As alterações sugeridas devem visar a obtenção de benefícios ecológicos, económicos e sociais através de soluções baseadas na natureza.

 

Local da Formação

 

Jardim das Ondas – Parque das Nações, Lisboa

 

Data da Formação

 

22 de maio de 2021 | das 10h00 às 13h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui

 

 

 


 

Fósseis na cidade

 

Professores dos grupos de recrutamento 230 e 520

 

As cidades, tal como as nossas casas e as nossas escolas, são construídas de materiais geológicos (de pedra, de areia, cascalho, barro, asfalto, etc.) e, com esses materiais, são trazidos para o ambiente urbano muitos fósseis que esperam um olhar mais atento para poderem ser vistos e devidamente apreciados. Com esta acção de curta duração, pretende-se que os professores desenvolvam em conjunto com os seus alunos, actividades de exploração em Paleontologia. Como exemplo, vamos fazer um percurso urbano em Lisboa e abrir uma página da história da vida na Terra.

 

Local da Formação

 

Estação de metro do Rato (junto à fonte, perto da pastelaria 1800)

 

Data da Formação

 

15 de maio de 2021 | das 14h00 às 17h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.  

 

 

 


 

Design Thinking

 

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

 

Esta iniciativa visa capacitar professores no uso da metodologia de Design Thinking para a resolução de problemas do seu dia-a-dia no âmbito escolar. Através de uma série de atividades cognitivas adaptadas ao pensamento do Design, pretendemos ajudar os professores a desenvolver exercícios que apelam à empatia pelo outro, sintetização e geração de ideias, de forma a melhor ultrapassar desafios no ambiente educativo e apelar à criatividade (tanto do professor como do aluno) para os resolver.

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

15 de maio de 2021, das 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui

 

  

 


 

Programação de Robôs

 

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 500, 510 e 530

 

A utilização de robôs em contexto educativo é já uma realidade. Professores desenvolvem diariamente tarefas para os seus alunos usando metodologias pedagógicas inovadoras onde também estão presentes robôs. Neste módulo formativo pretende-se explorar a programação de robôs virtuais mBot utilizando a linguagem por blocos NEPO, de código aberto e inspirada no conhecido Scratch. A plataforma permite a programação de diversos microcontroladores, permitindo ainda a simulação e programação de robôs físicos.

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

13 e 20 de maio de 2021| das 17h00 às 20h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui

 

 

 

  

 

 

 


 

Partículas semelhantes a vírus: quando nem tudo é o que parece…

 

Professores dos grupos de recrutamento 230 e 520

 

Os vírus são parasitas intracelulares, com elevada especificidade para determinado tipo de células. Inspirado na eficiente estratégia de infecciosidade destes organismos acelulares, a produção de partículas semelhantes a vírus (virus-like particles, VLP), destinadas ao desenvolvimento de vetores para terapia génica e molecular, representa um extraordinário avanço na área da Biotecnologia da Saúde. A formação de VLP baseia-se na organização espontânea das principais proteínas dos vírus em estruturas tridimensionais de forma regular, tal como no(s) vírus original(ais), mas sem material genético viral no seu no interior, servindo como “cavalos de Tróia” para o transporte e entrega de ácidos nucleicos ou proteínas. Nesta ação de curta duração será explorada a tecnologia de produção de VLP, o seu potencial, assim como as suas principais aplicações terapêuticas, demonstrando que afinal os vírus não são apenas a causa dos problemas, mas podem também ser parte da solução!

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

27 e 29 de abril de 2021, das 18h00 às 20h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 


 

Utilização de software e aplicações móveis no ensino da Astronomia

 

Professores dos grupos de recrutamento 230, 420, 500, 510, 520 e 550

 

Nesta ação serão apresentados alguns software e simuladores de astronomia (Stellarium, Celestia, Solar System, ...), assim como vários recursos online que ajudam os docentes a explorar e motivar os seus alunos para o estudo da Astronomia. Serão também apresentadas algumas aplicações móveis (apps) com a mesma finalidade, além de propostas de atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos em contexto de sala de aula.

 

Local da Formação

 

Plataforma zoom (Formação online)

 

Data da Formação

 

30 de abril de 2021das 17h00 às 20h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 


 

Adaptações ao meio aquático

 

Professores dos grupos de recrutamento 230 e 520

 

As adaptações dos organismos ao meio aquático surgiram muito antes de se registarem adaptações à vida em terra! Fauna e flora foram-se adaptando à vasta diversidade de habitats e às distintas condições ambientais dos diversos meios aquáticos. E... as adaptações são muitas e variadas: estruturais, fisiológicas e comportamentais. Nesta ação de curta duração serão explorados diversos tipos de adaptação.

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

07 e 14 de abril de 2021, das 17h30 às 19h30 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui

 


 

Machine Learning II

 

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 510, 520 e 530

 

Machine learning será em breve adotado como um tipo de ferramenta de tecnologia educacional. Professores e educadores irão usar cada vez mais as aplicações (APPs) desenvolvendo tarefas para os alunos usando metodologias pedagógicas completamente diferentes e inovadoras. Esta ação de curta duração, com o selo IBM, pretende ser mais do que apenas um acesso generalizado aos conteúdos de inteligência artificial e machine learning, como tal, seguindo a lógica da primeira ação (Machine learning I), continuará a dar seguimento à exploração, em termos pedagógicos, de software de apoio ao machine learning, com especial enfoque na inteligência artificial, abrindo-se a possibilidade ao trabalho de outras plataformas de linguagem de programação com vista à melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

20 de março de 2021, das 10h00 às 13h00 e 14h30 às 17h30 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui. 

 

 

 


 

Biodiversidade entre páginas

 

Educadores e Professores dos grupos de recrutamento 100

 

Os livros infantis podem ser um importante ponto de partida para a aprendizagem das ciências. A exploração de estórias infantis associada à realização de atividades experimentais e ao debate de temas das áreas das ciências e da Natureza apresenta-se como uma atraente estratégia para a sensibilização de crianças para a preservação e conservação do meio aquático e das espécies que o habitam. Partindo de temas que despertam a sua curiosidade – alimentação, reprodução, locomoção, estratégias de camuflagem, poluição, adaptações e biodiversidade aquática – nesta ação de curta duração os docentes da Educação Pré-escolar serão desafiados a estimular a curiosidade e a promover o interesse intrínseco das suas crianças para temáticas relacionadas com a sustentabilidade, preservação e conservação de espécies aquáticas e dos seus diversos habitats.

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

22 e 24 de março de 2021, das 17h00 às 19h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 


 

Nativas, Exóticas e Invasoras: Quem, Onde e Como?

 

Professores dos grupos de recrutamento 110, 230 e 520

 

Atualmente mais de um milhão de espécies animais e vegetais estão em risco de extinção, sendo por isso urgente promover a conservação da biodiversidade, através de um envolvimento efetivo e pró-ativo de todos nós. Mas qual biodiversidade? É suficiente garantirmos que ao nosso redor existe um número elevado de espécies de plantas e de animais? É indiferente que essas espécies cresçam naturalmente ou que tenham sido trazidas por nós? É mesmo verdade que a simples introdução de uma espécie nova numa região pode provocar um enorme desequilíbrio ambiental?

 

Durante esta ação de formação, em formato online, será feita a distinção entre espécies nativas, exóticas e invasoras, tanto animais como vegetais, e serão discutidas as causas da existência de espécies exóticas no nosso país, e as razões por que algumas se tornaram invasoras. Será feita também uma reflexão conjunta sobre a importância da conservação da biodiversidade nativa.

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

15 e 17 de março de 2021, das 18h30 às 20h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui. 

 


 

Cada macaco no seu galho ou as regras da Taxonomia

 

Educadores e professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 230 e 240

 

No dia-a-dia, existe a necessidade constante de classificar coisas… os objetos que colecionamos, a roupa nos nossos armários (por cor, tipo de vestuário, estação do ano), os produtos que se encontram à venda nas lojas e supermercados… é, aliás, graças a essa organização que sabemos que nos devemos dirigir à secção das bebidas quando queremos comprar uma garrafa de água, sem ter a necessidade de percorrer todos os corredores do supermercado à sua procura.Quando nos deparamos com uma grande variedade de objetos, temos tendência para reunir em grupos os que consideramos semelhantes, classificando-os. Esta é uma característica inerente ao ser humano, que facilita a compreensão do mundo ao seu redor e simplifica as tarefas do quotidiano. Esta classificação em grupos distintos poderá mesmo ter surgido com o Homem primitivo que, para a sua sobrevivência, sentiu necessidade de identificar os seres vivos em: perigosos e não-perigosos, comestíveis e não-comestíveis, … A diversidade de seres vivos é de tal ordem que até os próprios cientistas sentiram a necessidade de proceder à sua distribuição e classificação em diferentes grupos. Mas, se cada sistema de classificação usa diferentes critérios, então como devem ser classificados os animais? A Taxonomia define as regras e é ela que “dá nomes” a cada grupo que se forma. Esta ação de formação de curta duração explora como os organismos biológicos se podem definir e classificar com base nas suas características comuns e qual a importância desta organização para o conhecimento geral do mundo, para a realização de estudos científicos e até para o nosso dia-a-dia.

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

11 e 18 de março de 2021, das 17h30 às 19h30 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 


 

As Ciências Experimentais na Educação Pré-Escolar

 

Educadores (grupo de recrutamento 100)

 

A ação de formação tem como objetivo contribuir para a formação dos educadores na implementação do trabalho experimental das ciências com as crianças. Pretende-se capacitar os docentes para a utilização dos recursos disponibilizados pela Ciência Viva como ferramenta promotora e facilitadora do desenvolvimento de atividades baseadas na metodologia de projeto e IBSE (Inquiry Based Science Education), e que se enquadrem nas OCEPE (Orientações para a Educação Pré-Escolar).

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

10 e 12 de março de 2021, das 17h00 às 19h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui

 

 


 

Vírus: bons, maus e vilões

 

Professores dos grupos de recrutamento 230 e 520

 

O protagonismo atribuído, normalmente, aos vírus está relacionado com a sua capacidade para causar diversas doenças, mas… poderão também existir vírus “bons”? A investigação científica tem obtido resultados que apontam nesse sentido e, atualmente, são já vários os estudos que analisam o seu possível papel na promoção da saúde.
Embora os vírus sejam frequentemente estudados como agentes patogénicos, muitos são benéficos para os seus hospedeiros, e graças à sua capacidade de infetar uma grande diversidade de organismos, à velocidade à qual se multiplicam no interior das células e às mutações sofridas, as partículas virais são a maior fonte de inovação genética… e até de inspiração para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas.
Neste sentido, esta ação de formação de curta duração explora a surpreendente biodiversidade dos vírus, a sua estrutura e estratégias de atuação, assim como a importância de estes começarem a ser considerados não só como causadores de doenças, mas também como, potencialmente, benéficos para a saúde dos seus hospedeiros, sem esquecer os mais recentes avanços da engenharia biotecnológica na área do desenvolvimento de vetores virais para terapia.

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

23 e 25 de fevereiro de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 


 

Machine Learning I

 

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 510, 520 e 530.

 

As técnicas de inteligência artificial e de machine learning estão a transformar a forma de como são abordados os problemas do mundo real em praticamente todos os setores de atividade e o ensino não é exceção. Todos os dias, todos usamos sistemas e aplicações que dependem de machine learning, desde as aplicações do nosso telemóvel às sugestões da nossa smartTV.

 

Este curso pretende ser um impulso para uma utilização cada vez mais frutífera da programação dentro das nossas escolas. Pretende apresentar os conceitos, os princípios e as implicações do machine learning ajudando os professores a treinar modelos simples de machine learning e a usá-los para criar jogos e projetos interativos. Desta forma sentir-se-ão mais capazes para o desenvolvimento de atividades cada vez mais autónomas nas áreas da programação, machine learning e inteligência artificial.

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

27 de fevereiro de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 

 


 

"Todos diferentes e nunca iguais” - A diferenciação pedagógica como ferramenta de inclusão

 

Professores do 3º ciclo e do ensino secundário

 

Uma educação inclusiva significa assegurar o acesso a todas as crianças em idade escolar e o seu sucesso, independentemente da sua condição social, racial, cultural, de saúde ou de outras. Para que este objetivo seja possivel é necessário oferecer instrumentos que proporcionem mudanças práticas e efetivas no quotidiano escolar, considerando fundamental que professores atualizem as suas práticas. Ao promover o desenvolvimento de estratégias diversificadas, o professor tornar-se-á um facilitador, um verdadeiro construtor de ambientes de aprendizagem.

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

20 de fevereiro de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 


 


 

Treino de Astronautas

 

Professores 2.º e 3.º ciclos, em particular para o grupo de docência 620

 

Nesta ação de formação iremos debater os impactos da exploração espacial tripulada. Porque é que enviamos astronautas para o Espaço? Iremos abordar as condições especiais existentes na Estação Espacial Internacional e a importância do trabalho dos astronautas. Através de uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X, pela Faculdade de Motricidade Humana, iremos demonstrar alguns dos efeitos de viver no espaço no corpo humano. 

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

23 de janeiro de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 

 


 

Apps no ensino da Física e da Química: Sensores do telemóvel

 

Código de docência 510

 

Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a utilização de aplicações que usam os sensores do telemóvel para a realização de atividades práticas. Além disso dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para o uso do telemóvel, instrumento essencial no dia a dia, em aplicações tecnológicas como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respetiva análise.

 

No dia da formação é necessário ter um smartphone e um computador ou tablet.

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

06 de fevereiro de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 


 

Educação Ambiental: Do conhecimento à ação

 

Código de docência 110, 230 e 520

 

A educação ambiental é um processo de aprendizagem que deve abranger todas as pessoas. Só o conhecimento sobre o mundo natural, e as ameaças a que está exposto, é que poderá promover a sensibilização para as questões ambientais e o desenvolvimento de um pensamento crítico, que leva à participação ativa de todos os cidadãos. Esta ação de formação online será um momento de reflexão e de discussão sobre os problemas ambientais que podemos encontrar à nossa volta, e sobre as suas causas. Serão também discutidas diferentes formas de contribuir para a resolução dos problemas ambientais identificados, a nível individual ou coletivo.

 

Local da Formação

 

Formação online (plataforma zoom)

 

Data da Formação

 

16 de janeiro de 2021 | Inscrições Encerradas| Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 

 


 

A sustentabilidade dos sistemas alimentares

 

 Professores do código de docência 230 e 520

 

 Os sistemas alimentares incluem todos os elementos e atividades relacionadas com a produção, processamento, distribuição, preparação, consumo e gestão dos resíduos dos alimentos, bem como os resultados destas atividades, ao nível social, económico e ambiental. Para serem sustentáveis, os sistemas alimentares têm que garantir que todos os cidadãos, sem exceção, têm acesso a alimentos, e que estes são seguros e nutritivos, ao mesmo tempo que não comprometem os recursos naturais e que promovem a proteção da biodiversidade.

 

Esta ação de formação online será um momento de reflexão e discussão sobre os sistemas alimentares e sobre os desafios ligados à sua sustentabilidade. Durante a ação de formação serão aprofundados conhecimentos sobre a produção, processamento, consumo e gestão de resíduos, e discutidas estratégias para que as escolas possam contribuir para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, ao mesmo tempo que promovem uma alimentação saudável nas suas comunidades.

 

 Consulte mais informações aqui.

 

                                  

 


 

Estórias com cabeça, tronco e membros: a literacia em saúde a partir dos livros infantis

 

Educadores (grupo de recrutamento 100)

 

As estórias infantis podem ser um importante ponto de partida para a aprendizagem das ciências. A exploração da literatura infantil associada à abordagem às ciências apresenta-se como uma atraente estratégia para a promoção da literacia em saúde na Educação Pré-escolar. Nesta ação de curta duração, os educadores serão motivados a estimular a curiosidade e a promover o interesse e a motivação das crianças para temáticas relacionadas com a saúde e o bem-estar. Dirigida aos educadores da região de Setúbal esta ação formativa, disponibilizada ao abrigo do programa " Setúbal, um mundo de desafios - Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais” – através da parceria estabelecida entre a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Câmara Municipal de Setúbal – centra-se na promoção do ensino experimental da ciência e no desenvolvimento das competências das crianças, nos domínios das ciências e tecnologias, para extraírem significado das evidências reunidas em atividades científicas, contribuem para um interesse geral na aprendizagem e um pensamento crítico, refletido e criativo do mundo que os rodeia.

 

Consulte mais informações aqui.

 

 

Esta formação é exclusiva para docentes do concelho de Setúbal ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal de Setúbal. Inscrições Encerradas.

 


 

Leituras saudáveis: literatura infantil para a literacia em saúde

 

Professores do código de docência 110

 

A literatura infantil pode ser um importante ponto de partida para a promoção da literacia em saúde. A exploração de estórias infantis, associada a ferramentas e recursos para o ensino experimental das ciências, apresenta-se como uma atraente estratégia para estimular a curiosidade e promover o interesse e a motivação dos alunos para temáticas relacionadas com a saúde e o bem-estar. Nesta ação de curta duração, os professores serão motivados a debater estratégias que, tendo como ponto de partida os livros infantis, promovam a aprendizagem de ciência associada à saúde e ao bem-estar (promoção, prevenção e proteção). Dirigida aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região de Setúbal esta ação formativa, disponibilizada ao abrigo do programa " Setúbal, um mundo de desafios - Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais” – através da parceria estabelecida entre a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Câmara Municipal de Setúbal – centra-se na promoção do ensino experimental da ciência e no desenvolvimento das competências dos alunos, nos domínios das ciências e tecnologias, para extraírem significado das evidências reunidas em atividades científicas, contribuem para um interesse geral na aprendizagem e um pensamento crítico, refletido e criativo do mundo que os rodeia.

 

Consulte mais informações aqui.

 

 

 

Esta formação é exclusiva para docentes do concelho de Setúbal ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal de Setúbal. Inscrições Encerradas.

 


 

Apps no ensino da Física e da Química: Sensores do Telemóvel

 

Professores do código de docência 510

 

Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a utilização de aplicações que usam os sensores do telemóvel para a realização de atividades práticas. Além disso dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para o uso do telemóvel, instrumento essencial no dia a dia, em aplicações tecnológicas como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respetiva análise. Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

 

Consulte mais informações aqui.

 

Terra Pro

 

Esta formação é exclusiva para docentes do concelho do Fundão ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas.

 

 

 


 

Crescer com o Conhecimento - Recursos em ação

 

Professores do código de docência 230 e 240 

 

O conhecimento do mundo que nos rodeia torna-nos mais responsáveis pela preservação e conservação do património natural e por tudo o que está à nossa volta. A escola, enquanto instituição chave para o desenvolvimento das crianças e jovens, tem um papel preponderante neste processo. Neste contexto a criação de atividades integradoras, envolvendo diversas áreas curriculares e explorando recursos em conjunto, leva a um conhecimento mais efetivo e a aprendizagens significativas e eficazes. Partindo do mundo natural que nos rodeia e da observação do dia a dia, vamos explorar recursos para conhecer a realidade. As atividades visam implementar investigações práticas, baseadas na observação sistemática, na modelação e no trabalho laboratorial/experimental, para dar resposta a problemas relacionados com os materiais terrestres, diversidade de seres vivos e suas interações com o meio. Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

 

 Consulte mais informações aqui.

 

 

 

Terra Pro

 

Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições Encerradas.

 

 

 


 

A utilização das culturas in vitro na preservação de germoplasma e mutiplicação de plantas

 

Professores do código de docência 520

 

A conservação de material vegetal in vitro tornou-se cada vez mais importante à medida que as técnicas in vitro se foram desenvolvendo e constituindo uma importante alternativa aos métodos mais convencionais de preservação de germoplasma. Nesta ação de formação serão abordadas atividades práticas relacionadas com a manipulação in vitro e casos práticos de conservação por crescimento lento e por criopreservação. Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

 

Consulte mais informações aqui

 

 

 

Terra Pro

 

 Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições Encerradas.

 


 


 

Geologia: uma ciência que dá frutos!

 

Professores dos códigos de docência 110 e 230

 

 O objetivo da geologia é estudar a história da Terra. A geologia é uma ciência natural que estuda processos naturais que ficam registados nas rochas. Nesta ação de curta duração vamos explorar alguns exemplos do nosso quotidiano, de forma a problematizar e a compreender os conteúdos que são lecionados na disciplina de estudo do meio e nas ciências naturais. Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

 

 Consulte mais informações aqui.  

 

Terra Pro

 

 Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições aqui.

 


 


 

Educação Ambiental: Do conhecimento à ação

 

Professores dos códigos de docência 110, 230 e 520

 

A educação ambiental é um processo de aprendizagem que deve abranger todas as pessoas, independentemente da sua idade, bem como as comunidades e as instituições. Só a reflexão e o conhecimento sobre o mundo natural, e as ameaças a que está exposto, é que poderá promover a sensibilização para as questões ambientais e o desenvolvimento de um pensamento crítico, que leva à tomada de decisões responsáveis e à participação ativa de todos os cidadãos. Esta ação de formação online será um momento de reflexão e de discussão sobre os problemas ambientais que podemos encontrar à nossa volta, e sobre as suas causas, que muitas vezes não são aprofundadas. Serão também discutidas diferentes formas de contribuir para a resolução dos problemas ambientais identificados, a nível individual ou coletivo. Durante a ação de formação serão apresentadas estratégias e metodologias para a aprendizagem dos temas ligados à educação ambiental, bem como propostas de atividades experimentais, de exploração e de debate, para serem aplicadas a alunos do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário. Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

 

Consulte mais informações aqui.  

 

Terra Pro

 

 Esta formação é exclusiva para ddocentes do distrito de Castelo Branco ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições aqui.

 

 

 


 

Fósseis na cidade

 

Professores do código de docência 520

 

As cidades, tal como as nossas casas e as nossas escolas, são construídas de materiais geológicos (de pedra, de areia, cascalho, barro, asfalto, etc.) e, com esses materiais, são trazidos para o ambiente urbano muitos fósseis que esperam um olhar mais atento para poderem ser vistos e devidamente apreciados. Com esta acção de curta duração, pretende-se que os professores desenvolvam em conjunto com os seus alunos, actividades de exploração em Paleontologia. Como exemplo, vamos fazer um percurso urbano em Lisboa e abrir uma página da história da vida na Terra. 

 

Local da Formação

 

Estação de metro do Rato (junto à fonte, perto da pastelaria 1800).

 

Data da Formação

 

17 de outubro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 

 


 

Infraestruturas verdes na cidade

 

Professores do código de docência 230 e 520

 

Restaurar habitats naturais e construir infraestruturas sustentáveis são desafios europeus. Por infraestruturas verdes entende-se uma rede de áreas naturais e seminaturais saudáveis e estrategicamente geridas, que servem os interesses das pessoas – fornecendo uma ampla gama de serviços prestados por ecossistemas – e protegem a biodiversidade em ambientes rurais e urbanos. 

 

Esta ação de formação de curta duração aborda a importância das infraestruturas verdes, através da exploração do espaço envolvente, da problematização e do debate de alterações e intervenções que contribuam para a sustentabilidade ambiental das áreas urbanas. As alterações sugeridas devem visar a obtenção de benefícios ecológicos, económicos e sociais através de soluções baseadas na natureza.

 

Local da Formação

 

Jardim das Ondas – Parque das Nações, Lisboa

 

Data da Formação

 

17 de outubro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 


 

Um ecossistema aqui ao lado

 

Professores do código de docência 520

 

Um ecossistema é composto por organismos vivos que interagem entre si e com o ambiente à sua volta, mas precisamos de ir muito longe para explorar um ecossistema? Muitas vezes basta um olhar atento para o pátio da escola ou para um jardim próximo para conseguir observar um ecossistema e identificar os seus diferentes níveis de organização, mas também as perturbações a que está exposto. Durante esta ação de formação serão apresentadas metodologias e ideias para que os professores possam explorar o tema dos ecossistemas com os seus alunos, em espaços exteriores e promovendo uma aprendizagem realizada fora da sala de aula.

 

Local da Formação

 

Parque José Gomes Ferreira (Mata de Alvalade)

 

Data da Formação

 

10 de outubro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 

 


 

Fontes sonoras: Ver o som

 

Professores do código de docência 510

 

Mesmo sem pensar recolhemos imensas informações diariamente apenas através dos sons que recebemos. Um carro que passa, uma ambulância que se aproxima ou se afasta, os pássaros que ouvimos no parque, uma mensagem no telemóvel, etc. Nesta ação pretende-se um olhar diferente sobre os conceitos científicos, neste caso sobre o som.  Explorando o espaço fora da sala de aula, vamos conhecer e interpretar o que nos rodeia.

 

Local da Formação

 

Jardins da Água – Jardim de Ulisses (A Girafa), Parque das Nações

 

Data da Formação

 

10 de outubro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 

 


 

Metodologias no ensino das Ciências II (Dramatização no ensino das Ciências)

 

Professores dos códigos de docência 230, 400, 410, 420, 430, 500, 510, 520, 530, 550, 600

 

Nesta ação de formação, pretende-se capacitar os professores para a aplicação da expressão dramática e de alguma capacidade de improvisação como metodologia prática no ensino das ciências. Pretende-se desta forma ajudar os professores a promover o diálogo e a interação entre os alunos de uma forma inovadora. Dinamizaremos um debate sobre um tema relacionado com a ciência, no qual os formandos serão divididos em dois grupos e desafiados a interpretar diferentes personagens. Os formandos terão que defender o ponto de vista do personagem que lhes for atribuído. Por sua vez, estes estarão direta ou indiretamente relacionados com o tema do debate e serão previamente definidos pelos formadores para o efeito.

 

Esta ação inclui também uma pequena introdução à metodologia proposta e ao tema que for proposto para o debate, que estará relacionado com a ciência e a atualidade.

 

Locais de Formação

 

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.

 

Datas de Formação

 

3 de Outubro 2020 e 10 de Outubro 2020* | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

* Devido às restrições impostas pela DGS esta ação será desdobrada em duas datas, sendo abertas as inscrições para dois grupos.

 

Consulte mais informações aqui.

 

 

 

 


 

Metodologias no ensino das Ciências I (Dois exemplos práticos)

 

Professores dos sódigos de docência 230, 420, 500, 510, 520

 

As metodologias de ensino têm um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem. Ao integrar estratégias, técnicas e atividades aplicadas a diferentes situações do dia a dia ou vividas em sala de aula, têm como objetivo, entre outros, propiciar condições para que o aluno se possa apropriar de novos conhecimentos e os possa aplicar a novas situações. Nesta formação pretende-se trabalhar essencialmente o Inquiry -  based learning e Problem-Based Learning.

 

Locais de Formação

 

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.

 

Datas de Formação

 

3 de Outubro 2020 e 10 de Outubro 2020* | Inscrições Encerradas| Gratuita

 

* Devido às restrições impostas pela DGS esta ação será desdobrada em duas datas, sendo abertas as inscrições para dois grupos.

 

Consulte mais informações aqui.

 

 

 

 


 

As rochas e a cidade

 

Professores dos códigos de docência 110 e 230

 

A nova organização curricular tem dado destaque à relevância do trabalho de campo no ensino das ciências da Terra, através do aumento da relação entre a escola e o meio envolvente. Acresce ainda que a pandemia que estamos todos a vivenciar vem colocar uma pressão ainda maior nos professores para que alterem as metodologias e que utilizem outros locais dentro e fora da escola como sala de aula, explorando todas as suas potencialidades.

 

Neste contexto pretendemos que os professores familiarizem os seus alunos com o espaço envolvente à escola ao mesmo tempo que aprendem a observar, a problematizar e a compreender os processos que são lecionados nas ciências da Terra através de uma saída de campo, ao espaço envolvente ou na própria escola. Propomos que seja desenvolvida uma atividade com os alunos, através do modelo de Orion (1989) assente em três etapas: a fase da preparação, a aula de campo e a fase de síntese.

 

Local da Formação

 

Exterior, junto à porta de saída do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

 

Data da Formação

 

03 de outubro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

  

 


 

Águas residuais: prevenir antes de tratar

 

Professores dos códigos de docência 110 e 230

 

No nosso quotidiano, recorremos ao consumo de água para uma imensa variedade de atividades. E, apesar da redução desse consumo ser já uma preocupação para a maioria dos cidadãos, raramente nos interessamos pelo destino que terá a água que descartamos…

 

Esta ação de formação de curta duração aborda a temática das águas residuais, explorando algumas causas para a sua contaminação, debatendo medidas de redução e exemplificando métodos de tratamento.

 

Local da Formação

 

Jardins da Água – Parque das Nações, Lisboa

 

Data da Formação

 

03 de outubro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 

 


 

Biodiversidade animal

 

Professores dos códigos de docência 100, 110 e 230

 

Uma cidade cheia de edifícios, trânsito e pessoas será o último local onde se espera encontrar vida selvagem, mas, tal como nós, os animais adaptaram-se a viver neste ambiente. Observar a biodiversidade animal será o ponto de partida para uma exploração do pátio da escola, um parque ou jardim da cidade. Desde pequenos insetos até aves com cantos que nos encantam, vamos partir à descoberta de pistas para os identificar, descobrir as suas principais características e relações com o ambiente que os rodeia.

 

Esta ação de formação irá apresentar uma nova abordagem para a aprendizagem dos conteúdos curriculares ligados aos animais, das disciplinas de Estudo do Meio (1.º Ciclo do Ensino Básico) e de Ciências Naturais (2.º Ciclo do Ensino Básico). Durante a ação de formação serão exploradas metodologias e apresentadas ideias de atividades para que os professores possam abordar o tema dos animais com os seus alunos, tirando partido dos espaços exteriores, e promovendo uma aprendizagem totalmente realizada fora da sala de aula.

 

Local da Formação

 

Parque do Calhau, Rua António Macedo, Lisboa (Parque Florestal de Monsanto).

 

Data da Formação

 

26 de setembro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 

 


 

As estórias que as plantas nos contam

 

Professores dos códigos de docência 110 e 230

 

Não há melhor forma de aprender botânica do que sair da sala de aula e ir para junto das plantas. No pátio da escola, num jardim da cidade, ou até num pequeno descampado, é possível observar uma grande diversidade de plantas, desde as (aparentemente) mais frágeis até às mais imponentes árvores. Que estória cada uma destas plantas nos pode contar? 

 

Durante esta ação de formação serão exploradas metodologias e apresentadas ideias de atividades para que os professores possam abordar o tema das plantas com os seus alunos, tirando partido dos espaços exteriores e promovendo uma aprendizagem totalmente realizada fora da sala de aula.

 

Local da Formação

 

Jardim da Estrela, Lisboa

 

Data da Formação

 

26 de setembro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

Consulte mais informações aqui.

 

 


 


Robôs em Marte

Códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Nesta formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte? Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.

Local da formação:

Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação:

07 de março de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


  

Um outro olhar sobre a luz

Códigos de docência 510 e 520

Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a exploração prática de diversas atividades sobre a luz. Também serão abordados os conceitos de Luz e as suas propriedades assim como o espetro eletromagnético.

Local da formação:

Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação:

29 de fevereiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 



"Todos diferentes e nunca iguais": A diferenciação pedagógica como ferramenta de inclusão

Educadores e Professores de 1º e 2º ciclos

Uma educação inclusiva significa assegurar o acesso a todas as crianças em idade escolar e o seu sucesso, independentemente da sua condição social, racial, cultural, de saúde ou de outras. Para que este objetivo seja possivel é necessário oferecer instrumentos que proporcionem mudanças práticas e efetivas no quotidiano escolar, considerando fundamental que educadores/professores atualizem as suas práticas. Ao promover o desenvolvimento de estratégias diversificadas, o professor tornar-se-á um facilitador, um verdadeiro construtor de ambientes de aprendizagem. Tudo isto e muito mais será abordado na formação sobre Diferenciação Pedagógica como ferramenta de Inclusão a decorrer no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, no próximo dia 29 de Fevereiro.

Local da Formação:
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação:

29 de fevereiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Recursos minerais para o desenvolvimento sustentável

Código de docência 520

Esta ação aborda a temática dos recursos minerais metálicos e não metálicos em três vertentes: génese, descoberta e utilização sustentável na sociedade moderna. O conhecimento destes temas é essencial na formação do aluno como futuro cidadão responsável e consciente por forma a compreender a narrativa social, ambiental, política e económica que o rodeia.

A génese dos recursos minerais deve ser entendida de forma integrada nos processos geológicos internos e externos do ciclo petrológico. O estudo dos recursos minerais recorre ao conhecimento multidisciplinar em várias áreas cientificas: geologia, biologia, física e química. Como tal, tem o potencial de promover o desenvolvimento de raciocínios integradores do conhecimento adquiridos em várias disciplinas do ensino básico e secundário.

O processo de descoberta de recursos minerais prospeção e pesquisa é frequentemente confundido com o processo de exploração de um corpo mineralizado (metálico ou não metálico). Iremos descodificar o processo de prospeção e enquadrar as condicionantes que podem ou não conduzir à sua exploração. Iremos igualmente sensibilizar para o reconhecimento do papel dos recursos minerais na sociedade moderna por forma a atingir um desenvolvimento sustentável no âmbito dos grandes desafios do crescimento populacional atual.

Local da Formação:
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação:

18 de fevereiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


 

ASTRO PI-Aprender a programar um Raspberry Pi

Códigos de docência 110, 230 e 240

Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula. Além disso dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para a importância da programação como instrumento essencial no dia a dia, quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respetiva análise.

Local da Formação:

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação:

08 de fevereiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


 

Edição de vídeos: uma ferramenta para aprendizagem ativa das ciências

Código de docência 230, 240, 510, 520, 530, 550 e 600

Nesta formação iremos promover o acesso a novas ferramentas para provocar a curiosidade e o interesse por novos métodos de comunicação. O vídeo proporciona amplas oportunidades para consolidar conhecimentos e competências adquiridos em ambiente formal, sendo transversal a todas as disciplinas. Os professores vão ter a oportunidade de criar um projeto (storyboard, seleção de temas, locais, melhores condições de iluminação e som, etc.), passando pela captação de imagens, com recurso a telemóveis, e posterior edição. em programas de livre acesso. Caso as condições climatéricas sejam favoráveis, iremos dar prioridade ao espaço exterior, explorando o mundo natural do Parque das Nações.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

01 de fevereiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Observação da Terra e Alterações Climáticas

Códigos de docência 420, 500, 510 e 520

A utilização dos satélites é da maior importância para a observação da Terra e no estudo do clima.
Serão abordadas as novas missões da ESA, Galileo e Copernicus e a sua importância na monitorização da Terra, além de propostas de actividades que podem ser desenvolvidas com os alunos em contexto de sala de aula.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

25 de janeiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Robôs em Marte

Códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Neste curso de formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte? Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.

Local da formação:

Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

25 de janeiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


 

Abrindo a porta para o mundo invisível dos micróbios

Código de docência 520

A nova exposição temporária do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva revela que há mais microrganismos a viver numa pessoa do que pessoas a habitar o planeta Terra. No entanto, nem todos os micróbios são prejudiciais ao ser humano…

Esta ação de formação de curta duração realizada por investigadores do Laboratório de Desenvolvimento Microbiano (ITQB NOVA, Instituto de Tecnologia Química e Biológica - Universidade Nova de Lisboa) dá a conhecer o mundo invisível dos micróbios nossos simbiontes, explorando como beneficiamos desta associação.

Tendo a exposição Pum! A vida secreta dos intestinos como ponto de partida, o Laboratório do Pavilhão do Conhecimento abrirá as portas à exploração de técnicas de assepsia, à caracterização do crescimento bacteriano e à determinação do efeito de antibióticos.

O uso de bata é obrigatório!

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

18 de janeiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Treino de Astronautas

Professores de 2º e 3º ciclos, em particular grupo de docência 620.

Neste curso de formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte? Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

11 de janeiro de 2020 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 



Peixes de água doce - como garantir a sua sobrevivência

Código de docência 110, 230 e 520

Por não terem valor comercial, os peixes de água doce nativos são frequentemente negligenciados, apesar da sua extrema importância nos ecossistemas fluviais. Trata-se de um dos grupos taxonómicos mais ameaçados à escala mundial, em consequência de um conjunto de ameaças que inclui a destruição de habitats, contaminação por poluentes, proliferação de espécies exóticas e alterações climáticas decorrentes do aquecimento global. Esta Ação de Curta Duração pretende servir como um contributo para um conhecimento sólido acerca das espécies nativas de peixes de água doce, das ameaças que enfrentam e das medidas de conservação que podem ser implementadas para minimizar o seu risco de extinção. Pretende-se que, no final desta Ação, os formandos saibam identificar as espécies nativas de peixes de água doce; adquiram noções acerca dos principais métodos e técnicas de amostragem para fins científicos; e adquiram noções teóricas acerca das ferramentas atualmente disponíveis com vista à conservação destas espécies.

Local da Formação
Componente teória - EB1 Faião, Terrugem (Sintra)

Componente prática - Ribeira da Cabrela, Terrugem (Sintra)

Data da Formação

30 de novembro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Exoplanetas, introdução às técnicas e deteção de planetas extrasolares

Códigos de docência 500, 510, 520 e 550

Desde a deteção, em 1995, do primeiro exoplaneta em órbita a um outro sol, mais de 3800 planetas extrassolares foram entretanto confirmados. Nesta ação de formação, dinamizada por astrónomos profissionais, pretende-se trabalhar os conceitos básicos subjacentes à deteção de planetas extrassolares, culminando na deteção de um planeta com recurso a dados científicos reais.

Local da formação
Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Data da formação

16 de novembro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Programar em c++

Código de docência 110 e 550

A formação pretende capacitar os professores para a utilização de um microcontrolador em contexto de sala de aula, quer em aplicações ligadas à robótica, pesquisa cientifica e até mesmo na recolha de dados e respectiva análise. Esta ferramenta servirá para os professores sensibilizarem os seus alunos para a importância da programação como estratégia essencial do nosso dia a dia.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

15 de Junho de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


 

Observação da Terra e Alterações Climáticas

Códigos de docência 420, 500, 510 e 520

A utilização dos satélites é da maior importância para a observação da Terra e no estudo do clima.
Serão abordadas as novas missões da ESA, Galileo e Copernicus e a sua importância na monitorização da Terra, além de propostas de actividades que podem ser desenvolvidas com os alunos em contexto de sala de aula.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

15 de Junho de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


 

Programar em Python 

Código de docência 110, 530, 540 e 550

A formação pretende capacitar os professores para a utilização de um micro processador em contexto de sala de aula, quer em aplicações ligadas à robótica, pesquisa cientifica e até mesmo na recolha de dados e respectiva análise. Esta ferramenta servirá para os professores sensibilizarem os seus alunos para a importância da programação como estratégia  essencial do nosso dia a dia.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

25 de maio de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Tabela periódica 

Código de docência 510 e 520

Passados 150 anos da sua organização, celebramos a criação da Tabela Periódica, onde estão representados todos os elementos químicos e que permite prever as suas propriedades. Que elementos constituem o Sol? Será a atmosfera da Terra parecida com a de Marte? Que elementos se usam na exploração espacial? Afinal onde é que está o fósforo? Que elementos são usados num laboratório de investigação científica? Que elementos existem no nosso corpo? Existem metais no nosso corpo? Estas e outras perguntas que vamos responder ao longo desta sessão

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

4 de maio de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Treino de Astronauta

Destinado a todos os níveis de ensino, em particular para o grupo de docência 620

Nesta acção de curta duração iremos debater os impactos da exploração espacial tripulada. Porque é que mandamos astronautas para o Espaço? Iremos abordar as condições especiais existentes na Estação Espacial Internacional, e a importância do trabalho dos astronautas. Através de uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X, pela Faculdade de Motricidade Humana, iremos demonstrar alguns dos efeitos de viver no espaço no corpo humano.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

13 de abril de 2019 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Robôs em Marte

Códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Nesta formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte? Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.


Locais da formação:

Castro Verde

Data da formação

18 de maio de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 

Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

6 de abril de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 



Exoplanetas, introdução às técnicas e deteção de planetas extrasolares

Códigos de docência 500, 510, 520 e 550

Desde a deteção, em 1995, do primeiro exoplaneta em órbita a um outro sol, mais de 3800 planetas extrassolares foram entretanto confirmados. Nesta ação de formação, dinamizada por astrónomos profissionais, pretende-se trabalhar os conceitos básicos subjacentes à deteção de planetas extrassolares, culminando na deteção de um planeta com recurso a dados científicos reais.

Local da formação
Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Data da formação

6 de abril de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui



Circuitos Elétricos - Itinerários de eletricidade

Código de docência 110 e 230

Desde a antiguidade que se tem estudado os fenómenos elétricos, o termo “electricidade” pode referir-se à “fiação eletrica”, situação em que significa uma conexão física em operação a uma estação de energia elétrica. Que tipos de circuitos existem? Como se constrói um circuito em paralelo e em serie? Como funciona os circuitos eléctricos lá em casa? Quem “descobriu” a electricidade?  O que é a lei de Ohm? Estas e outras perguntas que vamos responder ao longo desta sessão. Utilizando recursos diversificados, iremos desenvolver atividades simples para introduzir os circuitos eléctricos aos alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.Desde a antiguidade que se tem estudado os fenómenos elétricos, o termo “electricidade” pode referir-se à “fiação eletrica”, situação em que significa uma conexão física em operação a uma estação de energia elétrica. Que tipos de circuitos existem? Como se constrói um circuito em paralelo e em serie? Como funciona os circuitos eléctricos lá em casa? Quem “descobriu” a electricidade?  O que é a lei de Ohm? Estas e outras perguntas que vamos responder ao longo desta sessão. Utilizando recursos diversificados, iremos desenvolver atividades simples para introduzir os circuitos eléctricos aos alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

16 de março de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Tabela periódica - Quem diria que...

Código de docência 110 

Passados 150 anos da sua organização, celebramos a criação da Tabela Periódica, onde estão representados todos os elementos químicos e que permite prever as suas propriedades. Que elementos existem nos alimentos? Onde existe Cloro, Enxofre ou Silício? Para que se usa Magnésio ou Fósforo? Quem descobriu e isolou o Berílio? Quais os países que mais elementos identificaram? Estas são algumas das questões que vamos responder ao longo desta sessão. Serão utilizados recursos diversificados para desenvolver atividades simples com as quais se possa introduzir a Tabela Periódica aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

23 de Março de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

  



Plantas em Marte

Códigos de docência 110, 120 e 230

Para estabelecer uma colónia em Marte é necessário pensar entre muitas outras coisas na alimentação enquanto suporte de vida. 
Propomo-nos nesta ação, através da programação simples de microcontroladores (Arduíno) a recriar um ambiente adequado ao cultivo de plantas em que a humidade (luz e temperatura) possa ser controlada, através dos dados recebidos por sensores. 
Serão abordados os conceitos de humidade, luz e temperatura enquanto vitais para a vida das plantas e animais..

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

9 de Fevereiro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Observação da Terra e Alterações Climáticas

Códigos de docência 420, 500, 510 e 520

A utilização dos satélites é da maior importância para a observação da Terra e no estudo do clima.
Serão abordadas as novas missões da ESA, Galileo e Copernicus e a sua importância na monitorização da Terra, além de propostas de actividades que podem ser desenvolvidas com os alunos em contexto de sala de aula.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

16 de Fevereiro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Construir uma cidade inspirada na Natureza

Códigos de docência 510 e 520

A Natureza pode inspirar-nos a desenvolver soluções sustentáveis e económicas aplicáveis na construção civil, na produção de energia ou até no aproveitamento da água. A formação irá permitir construir uma cidade do futuro mais sustentável usando apenas estruturas. A produção de cimento ecológico reproduzindo o processo de formação de corais, sistemas de captação de água inspirados em plantas que absorvem humidade, ou tecnologias para a captação de energia solar baseadas na fotossíntese de plantas e cianobactérias, são apenas alguns dos exemplos mas conhecerá outros.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

23 de Fevereiro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 



Centros de ciência como espaços não formais de aprendizagem

Códigos de docência 110 e 230

Durante a formação os professores serão envolvidos na exploração das ciências em espaços não formais de aprendizagem, como os centros de ciência. Serão partilhados recursos, ferramentas e estratégias para que os professores possam potenciar as visitas a centros de ciência, tornando-as experiências enriquecedoras a nível científico e pedagógico, visando uma aprendizagem activa, criativa e de forte sentido critico por parte dos alunos.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

2 de Fevereiro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

  



Robôs na Lua

Códigos de docência 100, 110, 120 e 230

Neste curso iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral em contexto de sala de aula. Enviaremos robôs para o ambiente hostil da Lua para investigar a sua superfície! Utilizando kits Lego® WeDo, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de realizar diferentes tarefas relacionadas com a exploração de conceitos de Estudo do Meio e Ciências da Natureza. O raciocínio lógico-matemático será também largamente explorado nesta resolução de problemas na Lua, com sequenciação de tarefas, medições, cálculos e comunicação de resultados.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

12 de Janeiro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 



Robôs em Marte

Códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Nesta formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte? Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

19 de Janeiro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Rios de Conhecimento - Educar para valorizar

Códigos de docência 100 e 110

Os ecossistemas de água doce são salas de aulas de excelência que permitem explorar e interligar diferentes áreas curriculares. Através de actividades práticas e uma saída de campo, educadores e professores serão dotados de competências e ferramentas que lhes permitam explorar rios e ribeiras, a biodiversidade associada, as interações entre espécies e o ambiente, as ameaças a que estão expostos/as e as medidas de conservação, enquadrando-os nos programas curriculares.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

20 de Outubro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita (Destinada a professores)

Consulte mais informações aqui.

27 de Outubro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuíta (Destinada a professores, quadros da administração local, técnicos das organizações não-governamentais e de outras instituições públicas ou privadas)

Consulte mais informações aqui.

 .          



ASTRO PI-Aprender a programar um Raspberry Pi

Códigos de docência 230, 240, 500, 510, 520 e 550

A formação pretende capacitar os professores para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula. Para além disso também irá dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para a importância da programação como instrumento essencial no dia a dia, quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respectiva análise.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

3 de Novembro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Dos livros infantis à exploração prática das Ciências

Códigos de docência 100 e 110

Os professores serão, durante a formação, envolvidos na exploração da Botânica e da Zoologia a partir da leitura de livros infantis do Plano Nacional de Leitura. Serão partilhadas ideias e recursos para que os professores possam desenvolver com os seus alunos actividades de exploração e investigação fora da sala de aula, tendo os livros infantis como recurso de excelência e em ligação com as metas, orientações curriculares e aprendizagens essenciais.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

10 de Novembro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Viagens ao Desconhecido: exploração do processo científico através de histórias participativas

Código de docência 520

Durante a formação serão exploradas ferramentas e materiais pedagógicos baseados no trabalho de investigação desenvolvido por investigadores do Laboratório de NeuroCiência Comportamental do Champalimaud Centre for the Unknown. Os professores poderão trabalhar com os seus alunos a história de uma descoberta pelo ponto de vista de um cientista: desenhar experiências para testar as suas hipóteses, analisar os resultados e escolher as ferramentas para responder às questões científicas.

Local da Formação

Fundação Champalimaud

Datas da Formação

17 de Novembro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Reino animal com sentido(s)

Códigos de docência 110 e 230

Como conseguem os gatos ver no escuro? Qual é o animal com o olfacto mais apurado? E, será que existem animais com mais do que cinco sentidos? Durante a formação serão exploradas várias actividades experimentais, aplicáveis aos diferentes níveis de ensino, que nos irão permitir conhecer melhor os sentidos dos animais e como estes diferem dos dos humanos. Com a exploração da nova exposição Cães e Gatos, será ainda possível compreender como é que os nossos animais de companhia veem, ouvem, cheiram e sentem o mundo.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

24 de Novembro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 

Ver mais informações sobre o Centro de Formação Ciência Viva