Centro de Formação Ciência Viva - Ações de curta duração

 

O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-161/20. A atividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade da comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho directo com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens.

 

AÇÕES DE CURTA DURAÇÃO

 

 

James Webb Space Telescope: Ponto da situação

Destina-se a professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Nesta ação vamos dar a conhecer as novas descobertas do JWST, a sua importância para o nosso conhecimento do Universo, e a ciência e tecnologia que foram utilizadas na construção e conceção do melhor telescópio de sempre. Falaremos também das suas vantagens sobre os outros telescópios espaciais e terrestres.

Faremos o seu enquadramento com currículo escolar e serão sugeridas várias atividades, teóricas e práticas, para realizar em contexto de sala de aula.

Local de Formação

Presencial:Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Datas da Formação

21 de maio de 2022 | 10h às 12h30 e das 14h às 17h30

Inscrições encerradas| Gratuita

Número máximo de formandos: 30 | Número mínimo de formandos: 10

Consulte mais informações aqui.

 


 

Recursos minerais para o desenvolvimento sustentável

Professores do 3.º Ciclo e Ensino Secundário Biologia e Geologia (código de docência 520) 

Esta ação aborda a temática dos recursos minerais metálicos e não metálicos em três vertentes: génese, descoberta e utilização sustentável na sociedade moderna. O conhecimento destes temas é essencial na formação do aluno como futuro cidadão responsável e consciente por forma a compreender a narrativa social, ambiental, política e económica que o rodeia. A génese dos recursos minerais deve ser entendida de forma integrada nos processos geológicos internos e externos do ciclo petrológico. O estudo dos recursos minerais recorre ao conhecimento multidisciplinar em várias áreas cientificas: geologia, biologia, física e química. Como tal, tem o potencial de promover o desenvolvimento de raciocínios integradores do conhecimento adquiridos em várias disciplinas do ensino básico e secundário. O processo de descoberta de recursos minerais prospeção e pesquisa é frequentemente confundido com o processo de exploração de um corpo mineralizado (metálico ou não metálico). Iremos descodificar o processo de prospeção e enquadrar as condicionantes que podem ou não conduzir à sua exploração. Iremos igualmente sensibilizar para o reconhecimento do papel dos recursos minerais na sociedade moderna por forma a atingir um desenvolvimento sustentável no âmbito dos grandes desafios do crescimento populacional atual.

Local de Formação

Presencial:Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Datas da Formação

04 de junho de 2022 | das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00

Inscrições encerradas| Gratuita

Número máximo de formandos: 25 | Número mínimo de formandos: 10

Consulte mais informações aqui.

 


 

Ferramentas Digitais: Power point - canivete suiço 

Professores do1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Nesta ação vamos dar a conhecer as múltiplas funcionalidades do PowerPoint, a aplicação que serve muito mais do que para o que inicialmente foi criado, apresentações. Desde edição de imagem, e editor de vídeos, produção de cartazes, gif animados, jogos e um sem número de outras funcionalidades. Esta aplicação pode tornar-se numa ferramenta essencial para o trabalho em sala de aula ou em projetos dos Clubes de Ciência.

Local de Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

21 de abril de 2022 | das 17h00 às 20h 

Inscrições encerradas| Gratuita

Número máximo de formandos: 30 | Número mínimo de formandos: 10

Consulte mais informações aqui.


 

Observação da Terra e Alterações Climáticas 

Professores do 3.º ciclo do ensino secundário, com códigos de docência 420, 500, 510 e 520. 

A utilização dos satélites é da maior importância para a observação da Terra e para o estudo do Clima. Nesta ação falaremos das novas missões da ESA, Galileo e Copernicus e da sua importância na monitorização da Terra. Serão também realizadas e sugeridas atividades sobre conceitos chave para o estudo da mudança climática, que poderão ser desenvolvidas com os alunos em contexto de sala de aula. Contaremos também com a participação de um especialista convidado.

Local de Formação

Presencial: Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva

Data da Formação

9 de abril de 2022 | das 11h00 às 13h e das 14h às 18h00

Inscrições encerradas | Gratuita

Número máximo de formandos: 30 | Número mínimo de formandos: 10

Consulte mais informações aqui.

 


 

Quando o sol nos troca as voltas... 

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

O que é que nos faz querer dormir sempre ao mesmo tempo todas as noites? Porque é que a meio da tarde sentimos necessidade de comer algo? Ao desmistificar o relógio biológico presente no nosso cérebro, podemos perceber de que modo pequenos elementos do nosso dia a dia, como as luzes provenientes dos nossos telemóveis podem prejudicar os nossos ciclos.

Nesta ação de curta duração, os docentes da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico serão desafiados a estimular e a promover o interesse intrínseco das suas crianças sobre ciclos circadianos, partindo de conceitos básicos que despertam a sua curiosidade através de exemplos concretos e recursos práticos.

Local de Formação

Presencial: EB Luísa Todi - Setúbal

Datas da Formação

28 de Maio de 2022 | das 09h00 às 13h00| Gratuita

Consulte mais informações aqui.

Esta formação é exclusiva para docentes do concelho de Setúbal ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal de Setúbal.

 


 

Conhecer para escolher: as ferramentas para uma alimentação responsável

Professores dos grupos de recrutamento 110, 230, 240, 510, 520

Nos dias de hoje tudo parece acessível. Vamos a um supermercado e temos tudo o que necessitamos e mais, com uma enorme variedade. O que escolher? Uma refeição pré-preparada? Os produtos para preparar a refeição? Dada a variedade, essa escolha é por vezes difícil.

Nesta formação vamos explorar a biologia e a química associada à nutrição, abordar a leitura de rótulos alimentares e a sua importância num consumo saudável. Abordaremos também, no contexto da alimentação, a epidemia da obesidade e da diabetes na população escolar, e como a alimentação tem um papel fundamental numa sociedade que se quer saudável, sustentável e preparada para as alterações climáticas.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

27 e 28 de abril de 2022 | das 18h00 às 20h00

Número máximo de formandos: 20 

Inscrições encerradas| Gratuita

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Saúde Cardiovascular: compreender, investigar e aplicar

Professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (códigos do grupo docência 520)

Com esta formação pretendemos promover a literacia científica na área da saúde cardiovascular, com particular ênfase nas caraterísticas estruturais e funcionais do sistema circulatório, das principais doenças cardiovasculares, fatores de risco, sintomas e a sua prevenção, assim como nas atuais ferramentas na investigação cardiovascular, e estratégias de promoção da saúde. Igualmente, pretendemos facilitar o contacto entre os professores e investigadores portugueses, e facultar ferramentas de debate e exploração prática no contexto de sala de aula e de forma integradora com os conteúdos curriculares definidos pelo Ministério da Educação para o 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial)

Data da Formação

Sessões teóricas (online): 20 de abril de 2022 | das 18h00 às 21h00

Sessões práticas (presencial): 23 de abril de 2022 | das 10h00 às 13h00 (turma 1) ou das 15h00 às 18h00 (turma 2)

Número máximo de formandos: 36 | Número mínimo de formandos: 10

Inscrições encerradas| Gratuita

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Saúde Cardiovascular: conhecer para cuidar do coração

Professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico (códigos do grupo docência 110, 230, 260)

Com esta formação pretendemos promover a literacia científica na área da saúde cardiovascular, com particular ênfase nas caraterísticas estruturais e funcionais do sistema circulatório, das principais doenças cardiovasculares, fatores de risco, sintomas e a sua prevenção, assim como nas atuais ferramentas na investigação cardiovascular, e estratégias de promoção da saúde. Igualmente, pretendemos facilitar o contacto entre os professores e investigadores portugueses, e facultar ferramentas de debate e exploração prática no contexto de sala de aula e de forma integradora com os conteúdos curriculares definidos pelo Ministério da Educação para o 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial)

Data da Formação

Sessões teóricas (online): 29 de março de 2022 | das 18h00 às 21h00

Sessões práticas (presencial): 9 de abril de 2022 | das 10h00 às 13h00 (turma 1) ou das 15h00 às 18h00 (turma 2)

Número máximo de formandos: 36 | Número mínimo de formandos: 10

Inscrições encerradas| Gratuita

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Geologia: uma ciência que dá frutos!

Professores dos grupos de recrutamento 110 e 230 

O objetivo da Geologia é estudar a História da Terra. A Geologia é uma ciência natural que estuda processos naturais que ficam registados nas rochas. Nesta ação de curta duração são explorados alguns contextos educativos relacionados com o solo e com as rochas no quotidiano, de forma a problematizar e incentivar a realização de atividades através de saídas de campo.

Esta ação de curta duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

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Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco, ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas


Inteligência Artificial nas Ciências da Natureza: introdução ao Machine Learning

Professores dos grupos de recrutamento 110, 230 e 520 

A Inteligência Artificial (IA) pode ser definida de distintas formas, consoante diferentes áreas profissionais, mas segundo Wayne Holmes – consultor da UNESCO para a IA aplicada à Educação – é “um conjunto de sistemas computacionais que foram criados para interagir com o mundo à nossa volta, através de capacidades, comportamentos e habilidades que são considerados fundamentalmente humanos”. A IA é uma das áreas que mais interesse desperta atualmente, mas não é uma área nova, existindo há pelo menos 60 anos, tendo atravessado períodos de grande desenvolvimento e outros de maior acalmia. Os últimos anos provam a grande evolução desta área, através das mudanças que conseguimos verificar no dia-a-dia e que irão continuar a impactar o nosso quotidiano. Mas o problema da Inteligência Artificial é que está constantemente a evoluir e quando começa a instalar-se na rotina, deixa de ser rotulada de IA. Será que a IA em todas as suas ramificações e aplicações irá algum dia dispensar a ajuda humana? Esta ação, sobre Introdução à Inteligência Artificial, tem como objetivo mostrar os possíveis impactos desta área no quotidiano e do Machine Learning (aprendizagem de máquinas) no contexto educativo. Serão exploradas algumas ferramentas que podem ser utilizadas em situações de aprendizagem no desenvolvimento de atividades educativas.

Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

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Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco, ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas.


Vídeo low cost de ciência: da produção à comunicação

Professores dos grupos de recrutamento 510, 520, 530 e 600 

Nos últimos anos os conteúdos audiovisuais têm-se destacado como ferramentas cada vez mais importantes no processo de comunicar ciência, permitindo transformar os procedimentos científicos, expandir a capacidade de descoberta e oferecer novas oportunidades no campo da educação. Investigadores, comunicadores, professores e outros atores conseguem com poucos meios comunicar a sua mensagem de um modo mais flexível, dinâmico e abrangente. Dentro de um vasto e diversificado leque de recursos audiovisuais, o vídeo de ciência tem ganho especial destaque. Seja para disseminar uma investigação ou para desconstruir um tópico científico, seja no meio académico ou em ambiente escolar, as possibilidades e as pontes são inúmeras. E estão hoje, em cima da mesa prontas para serem exploradas.

Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

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 Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco, ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas.


Fruto ou fruta?... Quem é quem? – Dicotomias da Natureza “trocadas por miúdos"

Professores dos grupos de recrutamento 100 e 110

Conceitos que fazem parte do quotidiano da criança podem ser um importante ponto de partida para a aprendizagem das ciências. A exploração do saber que as crianças já têm, associada à realização de atividades experimentais e ao debate de temas das áreas das Ciências e da Natureza, apresenta-se como uma atraente estratégia para motivá-las a aprofundar o seu conhecimento sobre o que as rodeia e sensibilizá-las para a preservação do meio ambiente. Partindo de temas que despertam a sua curiosidade – seres vivos ou não vivos, vegetais ou frutas, tubérculos ou raízes, frutos ou frutas, sementes ou caroços, … – nesta formação, os docentes da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico são desafiados a estimular a curiosidade e a promover o interesse intrínseco das suas crianças e alunos para a dicotomia existente na Natureza e a identificação correta do mundo vegetal que os rodeia.

Esta ação de curta duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

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 Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco, ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas.


Crescer com o conhecimento – Recursos em ação

Professores do 2.º Ciclo do Ensino Básico dos códigos 230 e 240

O conhecimento do mundo que nos rodeia torna-nos mais responsáveis pela preservação e conservação do património natural e por tudo o que está à nossa volta. A escola, enquanto instituição-chave para o desenvolvimento de crianças e jovens, tem um papel preponderante neste processo. Neste contexto, a criação de atividades integradoras, envolvendo diversas áreas curriculares e explorando recursos em conjunto, leva a um conhecimento mais efetivo e a aprendizagens significativas e eficazes. Partindo do mundo natural que nos rodeia e da observação do dia a dia, vamos explorar recursos para conhecer a realidade. As atividades visam implementar investigações práticas, baseadas na observação sistemática, na modelação e no trabalho laboratorial/experimental, para dar resposta a problemas relacionados com os materiais terrestres, a diversidade de seres vivos e as suas interações com o meio.

Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

 

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 Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco, ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas.



Ferramentas Digitais: Concepção e Gestão de páginas web (online)

Professores do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário

Nesta ação vamos construir uma página web de raiz, usando o Google Sites, ferramenta gratuita, intuitiva que permite integrar toda a espécie de recursos (vídeos, imagens, PDFs, apresentações, jogos interativos, questionários...).

Trata-se de uma excelente ferramenta para criar uma página pessoal, portefólios, escape rooms, cursos... Tudo o que os professores precisam para publicarem na web os projetos dos alunos dinamizados na sala de aula ou nos clubes de ciência.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

17 e 24 de fevereiro das 18h às 20h

Número máximo de formandos: 30 | Número mínimo de formandos: 10

Inscrições encerradas| Gratuita

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Treino de Astronautas

Professores 2.º e 3.º ciclos, em particular para o grupo de docência 620

Nesta ação de formação iremos debater os impactos da exploração espacial tripulada. Porque é que enviamos astronautas para o Espaço? Iremos abordar as condições especiais existentes na Estação Espacial Internacional e a importância do trabalho dos astronautas. Através de uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X, pela Faculdade de Motricidade Humana, iremos demonstrar alguns dos efeitos de viver no espaço no corpo humano. 

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

15 de janeiro de 2022 | 15h00 às 19h00| Inscrições encerradas | Gratuita

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Robôs em Marte

Professores dos códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Neste curso de formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte?

Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial)

Data da Formação

29 de janeiro de 2022 | 13h30 às 19h30| Inscrições encerradas | Gratuita

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Robôs na Lua

Professores dos códigos de docência 100, 110, 120 e 230

Neste curso iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral em contexto de sala de aula. Enviaremos robôs para o ambiente hostil da Lua para investigar a sua superfície! Utilizando kits Lego® WeDo, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de realizar diferentes tarefas relacionadas com a exploração de conceitos de Estudo do Meio e das Ciências da Natureza. O raciocínio lógico-matemático será também largamente explorado nesta resolução de problemas na Lua, com sequenciação de tarefas, medições, cálculos e comunicação de resultados.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial)

Data da Formação

29 de janeiro de 2022 | 09h00 às 13h00| Inscrições encerradas| Gratuita

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 A sustentabilidade dos sistemas alimentares

Professores do código de docência 230, 260, 510, 520, 560 e 620

Os sistemas alimentares incluem todos os elementos e atividades relacionadas com a produção, processamento, distribuição, preparação, consumo e gestão dos resíduos dos alimentos, bem como os resultados destas atividades, ao nível social, económico e ambiental. Para serem sustentáveis, os sistemas alimentares têm que garantir que todos os cidadãos, sem exceção, têm acesso a alimentos, e que estes são seguros e nutritivos, ao mesmo tempo que não comprometem os recursos naturais e que promovem a proteção da biodiversidade.

Esta ação de formação online será um momento de reflexão e discussão sobre os sistemas alimentares e sobre os desafios ligados à sua sustentabilidade. Durante a ação de formação serão aprofundados conhecimentos sobre a sustentabilidade nas etapas de produção, processamento, transporte, consumo e gestão de resíduos, e discutidas estratégias para que as escolas possam contribuir ativamente para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, ao mesmo tempo que promovem uma alimentação saudável e consciente nas suas comunidades.

 Local da formação 

Plataforma zoom (formação online)

Data da formação 

15 de janeiro de 2022 | 15h00 às 19h00 | Inscrições encerradas | Gratuita

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Magnetismo para crianças

Professores dos grupos de recrutamento 100

A simples aquisição de factos, a repetição ou memorização de palavras dificilmente ajudarão as crianças a construir conceitos. O objetivo da abordagem das ciências com crianças pequenas é que sintam prazer e sucesso no caminho da descoberta das respostas às suas perguntas, que farão com a pequena ajuda do educador. Os materiais que conhecem no seu contexto familiar, ou que o educador lhes disponibiliza na sala, representam um recurso significativo na aprendizagem, na medida em que oferecem às crianças a oportunidade de experimentá-los repetidamente, de formas e em situações diferentes.

Nesta ação de curta duração, os docentes da Educação Pré-Escolar serão desafiados a estimular a curiosidade e a promover o interesse, próprios das crianças, partindo de materiais e atividades que permitem explorar conceitos complexos relacionados com o magnetismo.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

03, 06 e 10 de janeiro de 2022 | 17h00 às 19h00 | Inscrições encerradas | Gratuita

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Programação de Robôs

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 500, 510, 530 e 550

A utilização de robôs em contexto educativo é já uma realidade. Professores e educadores desenvolvem diariamente tarefas para os seus alunos usando metodologias pedagógicas inovadoras onde também estão presentes robôs. Neste módulo formativo pretende-se explorar a programação de robôs virtuais mBot utilizando a linguagem por blocos NEPO, de código aberto e inspirada no conhecido Scratch. A plataforma permite a programação de diversos microcontroladores, permitindo ainda a simulação e programação de robôs físicos.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

04 de dezembro de 2021| 10h00 às 13h00 e 14h30 às 17h30 | Inscrições encerradas | Gratuita

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Ferramentas digitais na educação: Escape room

Professores do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário

Escape Room educativo é uma boa estratégia para trabalhar qualquer conteúdo curricular dentro e fora da sala de aula. Competências como a colaboração, o trabalho em equipa, a resolução de problemas e o desenvolvimento de competências comunicativas são cada vez mais um requisito para todas as atividades realizadas em sala de aula.

Neste workshop vamos aplicar o Escape Room a vários contextos, proporcionando exemplos práticos de aplicação na sala de aula.

 Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

02 e 03 de dezembro de 2021| 18h00 às 20h00 | Inscrições encerradas | Gratuita

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Machine Learning III

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 510, 520, 530 e 550

Machine Learning será em breve adotado como um tipo de ferramenta de tecnologia educacional. Professores e educadores irão usar cada vez mais as aplicações (APPs) desenvolvendo tarefas para os alunos usando metodologias pedagógicas completamente diferentes e inovadoras. O Machine Learning e outras estratégias de big data estão a mudar e melhorar a educação formal e informal de várias formas.
Este módulo formativo pretende ser mais do que apenas um acesso generalizado aos conteúdos de inteligência artificial e machine learning, como tal, esta ação de formação, seguindo a lógica das ações Machine Learning I e Machine Learning II continuará a dar sequência à exploração, em termos pedagógicos, do software de apoio ao machine learning, com especial enfoque na inteligência artificial, explorando-a em contexto de programação e utilização em ambiente Python e MIT App Inventor.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

30 de outubro de 2021| 10h00 às 13h00 e 14h30 às 17h30 | Inscrições encerradas | Gratuita

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Machine Learning II

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 510, 520, 530 e 550

Machine Learning será em breve adotado como um tipo de ferramenta de tecnologia educacional. Professores e educadores irão usar cada vez mais as aplicações (APPs) desenvolvendo tarefas para os alunos usando metodologias pedagógicas completamente diferentes e inovadoras. O Machine Learning e outras estratégias de big data estão a mudar e melhorar a educação formal e informal de várias formas. Este módulo formativo pretende ser mais do que apenas um acesso generalizado aos conteúdos de inteligência artificial e machine learning, como tal, esta ação de formação, seguindo a lógica da primeira ação (Machine learning I), continuará a dar sequência à exploração, em termos pedagógicos, de software de apoio ao machine learning, com especial enfoque na inteligência artificial e com vista à melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

23 de outubro de 2021| 10h00 às 13h00 e 14h30 às 17h30 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Descobrir o Universo com Telescópios Escolares

Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 120, 200, 220, 230, 240, 330, 400, 420, 500, 510, 520, 530 e 550

Nesta ação de curta duração abordaremos conceitos básicos de observação com telescópios escolares, bem como conceitos de astronomia posicional necessários para essas mesmas observações. Assim, e partido de exemplos concretos veremos como os telescópios escolares podem ser poderosos aliados na promoção da cultura científica no âmbito da astronomia, numa vertente interdisciplinar, potenciando a complementaridade entre a aprendizagem formal e não formal no desenvolvimento das aprendizagens essenciais.

Local da Formação

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva (Formação online)

Data da Formação

Duas datas disponíveis:

23 de outubro de 2021 e 04 de dezembro de 2021 |das 09h00 às 13h00 | Inscrições encerradas | Gratuita

 Consulte mais informações aqui.

 


Machine Learning I

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 510, 520 e 530

As técnicas de inteligência artificial e de machine learning estão a transformar a forma de como são abordados os problemas do mundo real em praticamente todos os setores de atividade e o ensino não é exceção. Todos os dias, todos usamos sistemas e aplicações que dependem de machine learning, desde as aplicações do nosso telemóvel às sugestões da nossa smartTV. Esta ação de formação pretende ser um impulso para uma utilização cada vez mais frutífera da programação dentro das nossas escolas. Pretende apresentar os conceitos, os princípios e as implicações do machine learning ajudando os professores a treinar modelos simples de machine learning e a usá-los para criar jogos e projetos interativos. Desta forma sentir-se-ão mais capazes para o desenvolvimento de atividades cada vez mais autónomas nas áreas da programação, machine learning e inteligência artificial.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

09 outubro de 2021 | das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30 | Inscrições encerradas | Gratuita

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A sustentabilidade dos sistemas alimentares

Professores do código de docência 230 e 520

Os sistemas alimentares incluem todos os elementos e atividades relacionadas com a produção, processamento, distribuição, preparação, consumo e gestão dos resíduos dos alimentos, bem como os resultados destas atividades, ao nível social, económico e ambiental. Para serem sustentáveis, os sistemas alimentares têm que garantir que todos os cidadãos, sem exceção, têm acesso a alimentos, e que estes são seguros e nutritivos, ao mesmo tempo que não comprometem os recursos naturais e que promovem a proteção da biodiversidade.

Esta ação de formação online será um momento de reflexão e discussão sobre os sistemas alimentares e sobre os desafios ligados à sua sustentabilidade. Durante a ação de formação serão aprofundados conhecimentos sobre a produção, processamento, consumo e gestão de resíduos, e discutidas estratégias para que as escolas possam contribuir para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, ao mesmo tempo que promovem uma alimentação saudável nas suas comunidades.

                                   

Esta formação é exclusiva para docentes inscritos no projeto Schools as Living Labs | Inscrições Encerradas.


AstroPi: Aprender a programar um Raspberry Pi

Professores dos grupos de recrutamento 110, 230 e 240

Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula. Além disso dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para a importância da programação como instrumento essencial no dia a dia, quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respetiva análise.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial)

Data da Formação

20 de novembro de 2021 das 14h00 às 19h00 | Formação Cancelada 

Consulte mais informações aqui

 


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