Centro de Formação Ciência Viva - Ações de curta duração

 

 

O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-191/23. A atividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade da comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho directo com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens.

 

AÇÕES DE CURTA DURAÇÃO

 

COMO CONSTRUIR UM PROJETO VENCEDOR!

Destina-se a docentes do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.

Nesta ação de curta iremos debater a importância da interdisciplinaridade da Ciência. A capacidade de analisar um conceito de diferentes pontos de vista enriquece todo o desenvolvimento. Assim esta capacidade deve ser treinada e desenvolvida nos nossos alunos. A interdisciplinaridade é mais que a multidisciplinaridade, a interação entre os conhecimentos de cada disciplina potencia a aprendizagem global do conceito. O ensino deve deixar de ter apenas barreiras estanques por disciplinas uma vez que a Natureza e a Tecnologia só serão entendidas com a capacidade de uma visão holística do mundo. Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui. Faça aqui a sua inscrição.

Data da Formação: 30 de novembro | 14.00-19.00

Número máximo de formandos: 30 | Número mínimo de formandos: 10

Modalidade: Presencial

Local de formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

 


 

OS PÁTIOS ESCOLARES COMO LOCAIS DE APRENDIZAGEM

Destina-se a docentes do grupo de recrutamento 110.

Esta ação de formação online constitui o ponto de partida do projeto Ciência Viva nos Pátios, em que alunos e professores irão desenvolver projetos de investigação, com os pátios escolares no centro da aprendizagem, e percorrer as várias etapas do processo científico, desde a colocação de perguntas e formulação de hipóteses, passando pela pesquisa e experimentação, até à obtenção e comunicação dos resultados. Durante a ação de formação, com a duração total de 4 horas, a diversidade natural dos pátios escolares será dada a conhecer, bem como diferentes formas de a conservar e promover. Serão também apresentadas e discutidas estratégias para a exploração nos pátios escolares de diferentes temáticas ligadas ao ambiente, botânica, zoologia e geologia, em que a observação, o pensamento crítico, a criatividade e o espírito colaborativo dos alunos são promovidos. Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui

Data da Formação: Parte 1: 3 de dezembro, 18.30-20.00 | Parte 2 : Opção 1: 4 de dezembro, 18.00-20.30 |Opção 2: 5 de dezembro, 18.00-20.30 | Opção 3: 6 de dezembro, 18.00-20.30

Número máximo de formandos | Número mínimo de formandos: Parte 1: 150 | 10 ; Parte 2: 50 | 10

Local de formação: Formação online (plataforma Zoom)

Formação exclusiva para os professores participantes no projeto “Ciência Viva nos Pátios”.

Consulte mais informações aqui.


 

COMO REPENSAR A EDUCAÇÃO COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Destina-se a docentes de todos os ciclos de ensino.

Esta conferência irá juntar os principais intervenientes na área da educação para abordar o impacto atual e futuro da Inteligência Artificial, através da discussão de medidas para uma integração eficaz e inclusiva da IA no sistema educativo.

Esta conferência é organizada em parceria com a APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação . Esta formação é gratuita. Faça a sua inscrição aqui.

 

Data da Formação: 22 de novembro de 2024 | 14h30 - 17h30

Local de formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

 Mais informações e Programa aqui.


 

ESCOLAS ABERTAS ÀS COMUNIDADES LOCAIS PARA A PROMOÇÃO DE SISTEMAS ALIMENTARES SUSTENTÁVEIS

Destina-se a docentes do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário.

Tendo como base a abordagem das escolas abertas à comunidade (open-schooling) e a metodologia dos laboratórios vivos (living-lab), promovidas pelo projeto FoodSHIFT Pathways, os participantes nesta ação de formação online irão conhecer e debater estratégias educativas para a promoção dos sistemas alimentares sustentáveis, em que os alunos estão no centro de um processo de aprendizagem diretamente ligado à comunidade e aos atores sociais aí presentes, e com uma forte componente de cidadania ativa. Através desta formação, os professores irão explorar e adaptar cenários de aprendizagem que abordam a sustentabilidade dos sistemas alimentares, podendo assim apoiar os seus alunos no desenvolvimento de novas competências e atitudes positivas, em que a aprendizagem da ciência contribui ativamente para o bem-estar das comunidades em que se encontram inseridos. Esta formação é gratuita.

Consulte a Ficha Técnica aqui. Inscrições abertas aqui.

Data da Formação:

Parte 1: 5 de novembro de 2024 | 18h30 - 20h00 

Parte 2: 7 de novembro de 2024 | 18h30 - 20h00

Número máximo de formandos | Número mínimo de formandos: 30 | 10

Local de formação: Formação online (plataforma Zoom)



ECV 1.º CICLO - UMA ABORDAGEM ÀS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

Destina-se a docentes com o código de recrutamento 110.

A ECV (Escola Ciência Viva) é a primeira escola a funcionar dentro de um museu, implementada pela Ciência Viva em 2011, como projeto educativo pioneiro na Europa. A partir de 2021/2022, passou a contemplar a educação pré-escolar durante quatro dias na semana com a mesma metodologia e organização.Os alunos do 1.º ciclo, durante cinco dias, poderão construir novas aprendizagens ao percorrer o Pavilhão do Conhecimento, explorar as exposições, os laboratórios, ao participar nas atividades e no contacto com a comunidade científica através do “Encontro com o/a Cientista”. Os professores terão a possibilidade de desenvolver conteúdos curriculares de uma forma rigorosa, mas divertida, num contexto de centro de ciência. A ação de formação tem como objetivo capacitar os docentes na implementação e desenvolvimento do trabalho experimental das ciências, através da utilização dos recursos da Ciência Viva como ferramentas promotoras e facilitadoras das metodologias de projeto e IBSE (Inquiry Based Science Education), e que se enquadram nas Aprendizagens Essenciais | Articulação com o Perfil dos Alunos. Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui

Data da Formação - 12 de outubro de 2024 | 14h00 - 18h00

Local da Formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, Lisboa

Esta formação é exclusiva para docentes que exercem funções nas Escolas do 1.º ciclo dos Agrupamentos de Escolas de Lisboa, participantes no projeto Escola Ciência Viva.


 

ECV PRÉ-ESCOLAR - UMA ABORDAGEM ÀS CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS

Destina-se a docentes com os códigos de recrutamento 100 e 910.

A ECV (Escola Ciência Viva) é a primeira escola a funcionar dentro de um museu, implementada pela Ciência Viva em 2011, como projeto educativo pioneiro na Europa. A partir de 2021/2022, passou a contemplar a educação pré-escolar. Durante quatro dias, as crianças poderão construir novas aprendizagens ao percorrer o Pavilhão do Conhecimento, explorar as exposições, os laboratórios, ao participar nas atividades e no contacto com a comunidade científica através do “Encontro com o/a Cientista”. Os educadores terão a possibilidade de desenvolver conteúdos curriculares de uma forma rigorosa, mas divertida, num contexto de centro de ciência. A ação de formação tem como objetivo capacitar os docentes na implementação e desenvolvimento do trabalho experimental das ciências, através da utilização dos recursos da Ciência Viva como ferramentas promotoras e facilitadoras das metodologias de projeto e IBSE (Inquiry Based Science Education), e que se enquadram nas OCEPE (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar). Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui

Data da Formação - 12 de outubro de 2024 | 14h00 - 18h00

Local da Formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, Lisboa

Esta formação é exclusiva para docentes que exercem funções nos Jardins de Infância dos Agrupamentos de Escolas de Lisboa, participantes no projeto Escola Ciência Viva.


 

PIRATAS DO PLÁSTICO

Destina-se a professores com os códigos de recrutamento 230, 510 e 520.

Plastic Pirates – Go Europe! é um projeto de ciência cidadã que promove o conhecimento da distribuição e abundância de resíduos plásticos em ecossistemas de água doce na Europa. Inicialmente promovido pelo Ministério da Educação e da Investigação Alemão, em 2016, evolui para uma campanha conjunta pelas três presidências da União Europeia (UE) – Alemanha, Portugal e Eslovénia – para o período do segundo semestre de 2020 e todo o ano de 2021 e, atualmente, com o apoio integra já 10 estados membros da UE. Em Portugal, a Ciência Viva é responsável por coordenar o trabalho com as escolas, fazendo a ligação entre estas e as instituições académicas envolvidas neste projeto. Tendo como público-alvo jovens entre os 10 e os 16 anos, este é simultaneamente um projeto de investigação e de educação.Ao mesmo tempo que sensibiliza para a problemática da poluição, esta Ação de Curta Duração capacita os docentes para apoiarem ativamente o envolvimento dos seus alunos em atividades de ciência cidadã, através da participação em campanhas de amostragem que envolvam a componente de identificação e categorização dos resíduos encontrados.Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui

Data da Formação - 24 e 30 de outubro de 2024 | 17h30 - 19h30

Esta formação está integrada no projeto Plastic Pirates e é exclusiva para docentes participantes no projeto.


 

Arquivo