O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-191/23. A atividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade da comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho directo com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens.
Destina-se a Educadores e Professores de todos os grupos de docência.
Durante o Fórum a comunidade educativa estará em contacto direto com a ciência e a tecnologia, através da presença de universidades, centros de investigação, museus e centros de ciência, associações e ONG, promovendo-se desta forma a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade. Os docentes terão uma oportunidade única para estabelecer e consolidar parcerias, boas práticas e conhecimentos, e para contactar, em primeira mão, com os mais recentes desenvolvimentos nas áreas da ciência e da tecnologia em Portugal, nomeadamente no que se refere a temas ligados à microbiologia, botânica, ambiente, inteligência artificial, tinkering, alterações climáticas, saúde, entre outras. Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui. Faça aqui a sua inscrição.
Data da formação: 4 de abril de 2025 | das 14h30 às 16h30 e das 16h40 às 17h40; 5 de abril de 2025 | das 11h30 às 12h30 e das 14h30 às 15h30
Número máximo de formandos: 250 | Número mínimo de formandos: 15
Modalidade: Presencial
Local de formação: Centro de Congressos da Alfândega do Porto.
Destina-se a Professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário (código de grupo docência 230, 240, 510, 520, 530, e 600), inscritos no Projeto Saúde em Foco.
Nos últimos anos os conteúdos audiovisuais têm-se destacado como ferramentas cada vez mais importantes no processo de comunicar ciência, permitindo transformar os procedimentos científicos, expandir a capacidade de descoberta e oferecer novas oportunidades no campo da educação. Investigadores, comunicadores, professores e outros atores conseguem com poucos meios comunicar a sua mensagem de um modo mais flexível, dinâmico e abrangente. Dentro de um vasto e diversificado leque de recursos audiovisuais, o vídeo de ciência tem ganho especial destaque. Seja para disseminar uma investigação ou para desconstruir um tópico científico, seja no meio académico ou em ambiente escolar, as possibilidades e as pontes são inúmeras. E estão hoje, em cima da mesa prontas para serem exploradas. Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui.
Data da Formação: 15 de março de 2025 | das 10h00 às 17h30
Número máximo de formandos: 60 |Número mínimo de formandos: 10
Local de formação: Formação online (plataforma Zoom)
Formação exclusiva para os professores participantes no projeto “Saúde em Foco”.
Consulte mais informações aqui.
Destina-se a Professores do Ensino Pré-Escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino Básico e Ensino Secundário.
Os insetos correspondem ao maior grupo animal, mas atualmente enfrentam um declínio acentuado da sua diversidade biológica. Uma das estratégias em crescimento para ajudar estes animais é a instalação de hotéis de insetos. Esta estrutura promotora de biodiversidade permite observar abelhas solitárias, joaninhas, borboletas, crisopas, moscas-das-flores, etc. Para além disso, oferece um local para hibernação durante o inverno e um local de reprodução durante a primavera para estes seres vivos. De modo a compreender a ecologia por detrás desta estrutura, nesta formação vamos explorar a biologia dos insetos, fatores de ameaça e compreender como construir adequadamente, manter e preservar um hotel de insetos. Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui.
Data da Formação: 24 e 25 de fevereiro de 2025 | 18h00 - 19h30
Número máximo de formandos: 30 |Número mínimo de formandos: 10
Local de formação: Formação online (plataforma Zoom)
Formação exclusiva para os professores participantes no projeto “Polinizadores em ação”.
Consulte mais informações aqui.
Destina-se a docentes do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, em particular para o grupo de docência 620.
Nesta ação de curta iremos debater os impactos da exploração espacial tripulada. Porque é que enviamos astronautas para o Espaço? Iremos abordar as condições especiais existentes na Estação Espacial Internacional e a importância do trabalho dos astronautas. Através de uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X, pela Faculdade de Motricidade Humana, iremos demonstrar alguns dos efeitos de viver no espaço no corpo humano. Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui. Faça aqui a sua inscrição.
Data da formação: 15 de fevereiro de 2025 | das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
Número máximo de formandos: 30 | Número mínimo de formandos: 10
Modalidade: Presencial
Local de formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Destina-se a docentes dos códigos de docência 500, 510, 520 e 550.
A popularização recente de redes neuronais treinadas para gerar texto e imagem suscitou um debate público e preocupações justificadas com o impacto desta tecnologia. Esta formação foca alguns aspetos técnicos necessários para se compreender o que são estes modelos, como funcionam e qual o seu potencial. Esta formação começará pelos fundamentos de aprendizagem automática, um ramo da inteligência artificial que visa identificar padrões estatísticos nos dados dos quais se possa inferir algo acerca da sua distribuição ou de observações futuras. A partir desta base, iremos depois ver o que são redes neuronais profundas e como são treinadas. Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui. Faça aqui a sua inscrição.
Data da formação: 8 de fevereiro de 2025 | das 10h00 às 13h00
Número máximo de formandos: 30 | Número mínimo de formandos: 10
Modalidade: Presencial
Local de formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Destina-se a Professores do Ensino Pré-Escolar (código de grupo docência 100).
Esta ação de formação online constitui o ponto de partida do projeto Pequenos Jardineiros, que promove, junto de crianças da educação pré-escolar, a exploração das hortas pedagógicas associadas aos Jardins de Infância de todo o país. Durante a ação de formação, serão apresentadas diferentes opções de planeamento de uma horta, adaptada ao contexto dos Jardins de Infância. A estrutura da horta, o tipo de solo e as diferentes plantas a semear, são alguns dos tópicos a abordar na formação, sem esquecer as diferentes formas de irrigação e a gestão sustentável de pragas.Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui.
Data da Formação: 3 e 4 de fevereiro de 2025 | 18h00 - 20h00
Número máximo de formandos: 50 |Número mínimo de formandos: 10
Local de formação: Formação online (plataforma Zoom)
Formação exclusiva para os professores participantes no projeto “Pequenos Jardineiros”.
Consulte mais informações aqui.
Destina-se a Professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário (códigos de grupo docência 510 e 520).
A hidroponia consiste numa técnica de cultivo na qual as raízes das plantas são irrigadas por uma solução nutritiva que contém água e os nutrientes necessários ao crescimento vegetal, eliminando a necessidade de recorrer ao uso de solo. O projeto “Hidroponia na Sala de Aula” desafia professores e alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário a criar um sistema hidropónico na sala de aula. O projeto permite acompanhar o desenvolvimento das plantas e eventuais interferências de fatores como o pH, a concentração de nutrientes e intensidade de luz. Esta Ação de Curta Duração capacita os docentes a construir um sistema hidropónico na sua escola e a apoiar ativamente os seus alunos no desenvolvimento de um projeto de hidroponia, através formulação de perguntas e da monitorização e recolha de dados sobre as plantas do sistema. Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui.
Data da Formação: 8 e 9 de janeiro de 2025 | 17h30 - 19h
Número máximo de formandos: 50 |Número mínimo de formandos: 10
Local de formação: Formação online (plataforma Zoom)
Formação exclusiva para os professores participantes no projeto “Hidroponia na Sala de Aula ”.
Consulte mais informações aqui.
Destina-se a docentes dos códigos de docência, 110, 230, 240.
Nesta ação de formação pretende-se capacitar os docentes para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula. Serão também partilhadas ferramentas para sensibilizar os estudantes para a importância da programação como instrumento essencial no dia a dia, em aplicações tecnológicas e na pesquisa científica, onde se incluí a recolha de dados e respetiva análise. Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui. Faça aqui a sua inscrição.
Data da formação: 25 de janeiro 2025 | 14.00-19.00
Número máximo de formandos: 20 | Número mínimo de formandos: 10
Modalidade: Presencial
Local de formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.
Destina-se a docentes do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
Nesta ação de formação iremos debater a importância da interdisciplinaridade na Ciência. A capacidade de analisar um conceito de diferentes pontos de vista é muito importante pelo que deve ser treinada e desenvolvida nos alunos. A interdisciplinaridade é mais do que multidisciplinaridade, pois a interação entre os conhecimentos de cada disciplina vai potenciar a aprendizagem global de um conceito científico. Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui. Faça aqui a sua inscrição.
Data da Formação: 30 de novembro | 14.00-19.00
Número máximo de formandos: 30 | Número mínimo de formandos: 10
Modalidade: Presencial
Local de formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Destina-se a docentes do grupo de recrutamento 110.
Esta ação de formação online constitui o ponto de partida do projeto Ciência Viva nos Pátios, em que alunos e professores irão desenvolver projetos de investigação, com os pátios escolares no centro da aprendizagem, e percorrer as várias etapas do processo científico, desde a colocação de perguntas e formulação de hipóteses, passando pela pesquisa e experimentação, até à obtenção e comunicação dos resultados. Durante a ação de formação, com a duração total de 4 horas, a diversidade natural dos pátios escolares será dada a conhecer, bem como diferentes formas de a conservar e promover. Serão também apresentadas e discutidas estratégias para a exploração nos pátios escolares de diferentes temáticas ligadas ao ambiente, botânica, zoologia e geologia, em que a observação, o pensamento crítico, a criatividade e o espírito colaborativo dos alunos são promovidos. Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui.
Data da Formação: Parte 1: 3 de dezembro, 18.30-20.00 | Parte 2 : Opção 1: 4 de dezembro, 18.00-20.30 |Opção 2: 5 de dezembro, 18.00-20.30 | Opção 3: 6 de dezembro, 18.00-20.30
Número máximo de formandos | Número mínimo de formandos: Parte 1: 150 | 10 ; Parte 2: 50 | 10
Local de formação: Formação online (plataforma Zoom)
Formação exclusiva para os professores participantes no projeto “Ciência Viva nos Pátios”.
Consulte mais informações aqui.
Destina-se a docentes de todos os ciclos de ensino.
Esta conferência irá juntar os principais intervenientes na área da educação para abordar o impacto atual e futuro da Inteligência Artificial, através da discussão de medidas para uma integração eficaz e inclusiva da IA no sistema educativo.
Esta conferência é organizada em parceria com a APDSI - Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação . Esta formação é gratuita. Consulte aqui a Ficha Técnica.
Data da Formação: 22 de novembro de 2024 | 14h30 - 17h30
Local de formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Mais informações e Programa aqui.
Destina-se a docentes do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e secundário.
Tendo como base a abordagem das escolas abertas à comunidade (open-schooling) e a metodologia dos laboratórios vivos (living-lab), promovidas pelo projeto FoodSHIFT Pathways, os participantes nesta ação de formação online irão conhecer e debater estratégias educativas para a promoção dos sistemas alimentares sustentáveis, em que os alunos estão no centro de um processo de aprendizagem diretamente ligado à comunidade e aos atores sociais aí presentes, e com uma forte componente de cidadania ativa. Através desta formação, os professores irão explorar e adaptar cenários de aprendizagem que abordam a sustentabilidade dos sistemas alimentares, podendo assim apoiar os seus alunos no desenvolvimento de novas competências e atitudes positivas, em que a aprendizagem da ciência contribui ativamente para o bem-estar das comunidades em que se encontram inseridos. Esta formação é gratuita.
Consulte a Ficha Técnica aqui. Inscrições encerradas
Data da Formação:
Parte 1: 5 de novembro de 2024 | 18h30 - 20h00
Parte 2: 7 de novembro de 2024 | 18h30 - 20h00
Número máximo de formandos | Número mínimo de formandos: 30 | 10
Local de formação: Formação online (plataforma Zoom)
Destina-se a docentes com o código de recrutamento 110.
A ECV (Escola Ciência Viva) é a primeira escola a funcionar dentro de um museu, implementada pela Ciência Viva em 2011, como projeto educativo pioneiro na Europa. A partir de 2021/2022, passou a contemplar a educação pré-escolar durante quatro dias na semana com a mesma metodologia e organização.Os alunos do 1.º ciclo, durante cinco dias, poderão construir novas aprendizagens ao percorrer o Pavilhão do Conhecimento, explorar as exposições, os laboratórios, ao participar nas atividades e no contacto com a comunidade científica através do “Encontro com o/a Cientista”. Os professores terão a possibilidade de desenvolver conteúdos curriculares de uma forma rigorosa, mas divertida, num contexto de centro de ciência. A ação de formação tem como objetivo capacitar os docentes na implementação e desenvolvimento do trabalho experimental das ciências, através da utilização dos recursos da Ciência Viva como ferramentas promotoras e facilitadoras das metodologias de projeto e IBSE (Inquiry Based Science Education), e que se enquadram nas Aprendizagens Essenciais | Articulação com o Perfil dos Alunos. Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui.
Data da Formação - 12 de outubro de 2024 | 14h00 - 18h00
Local da Formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, Lisboa
Esta formação é exclusiva para docentes que exercem funções nas Escolas do 1.º ciclo dos Agrupamentos de Escolas de Lisboa, participantes no projeto Escola Ciência Viva.
Destina-se a docentes com os códigos de recrutamento 100 e 910.
A ECV (Escola Ciência Viva) é a primeira escola a funcionar dentro de um museu, implementada pela Ciência Viva em 2011, como projeto educativo pioneiro na Europa. A partir de 2021/2022, passou a contemplar a educação pré-escolar. Durante quatro dias, as crianças poderão construir novas aprendizagens ao percorrer o Pavilhão do Conhecimento, explorar as exposições, os laboratórios, ao participar nas atividades e no contacto com a comunidade científica através do “Encontro com o/a Cientista”. Os educadores terão a possibilidade de desenvolver conteúdos curriculares de uma forma rigorosa, mas divertida, num contexto de centro de ciência. A ação de formação tem como objetivo capacitar os docentes na implementação e desenvolvimento do trabalho experimental das ciências, através da utilização dos recursos da Ciência Viva como ferramentas promotoras e facilitadoras das metodologias de projeto e IBSE (Inquiry Based Science Education), e que se enquadram nas OCEPE (Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar). Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui.
Data da Formação - 12 de outubro de 2024 | 14h00 - 18h00
Local da Formação: Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, Lisboa
Esta formação é exclusiva para docentes que exercem funções nos Jardins de Infância dos Agrupamentos de Escolas de Lisboa, participantes no projeto Escola Ciência Viva.
Destina-se a professores com os códigos de recrutamento 230, 510 e 520.
Plastic Pirates – Go Europe! é um projeto de ciência cidadã que promove o conhecimento da distribuição e abundância de resíduos plásticos em ecossistemas de água doce na Europa. Inicialmente promovido pelo Ministério da Educação e da Investigação Alemão, em 2016, evolui para uma campanha conjunta pelas três presidências da União Europeia (UE) – Alemanha, Portugal e Eslovénia – para o período do segundo semestre de 2020 e todo o ano de 2021 e, atualmente, com o apoio integra já 10 estados membros da UE. Em Portugal, a Ciência Viva é responsável por coordenar o trabalho com as escolas, fazendo a ligação entre estas e as instituições académicas envolvidas neste projeto. Tendo como público-alvo jovens entre os 10 e os 16 anos, este é simultaneamente um projeto de investigação e de educação.Ao mesmo tempo que sensibiliza para a problemática da poluição, esta Ação de Curta Duração capacita os docentes para apoiarem ativamente o envolvimento dos seus alunos em atividades de ciência cidadã, através da participação em campanhas de amostragem que envolvam a componente de identificação e categorização dos resíduos encontrados.Esta formação é gratuita. Consulte a Ficha Técnica aqui.
Data da Formação - 24 e 30 de outubro de 2024 | 17h30 - 19h30
Esta formação está integrada no projeto Plastic Pirates e é exclusiva para docentes participantes no projeto.
Professores do 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário (código de grupo docência 230, 240, 510, 520, 530, e 600), inscritos no Projeto Saúde em Foco.