Centro de Formação Ciência Viva - Ações de curta duração

 

 

O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-0133/17. A atividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade da comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho directo com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens.

 

AÇÕES DE CURTA DURAÇÃO

 

Astrobiologia: onde procurar vida no Sistema Solar

Códigos de docência 510, 520 e 560

Esta ação de formação pretende capacitar os professores na área da Astrobiologia ao abordar temáticas sobre a existência de vida fora do planeta Terra, um dos temas que mais curiosidade desperta no público em geral. Ambientes extremos, as suas características físico-químicas e a sua capacidade para sustentar vida serão alguns dos temas abordados na sessão. Considerando que as formações rochosas, como é o caso de Cabeço de Vide e de Rio Tinto, onde a interação água-rocha é potencialmente significativa para o estudo de outros objetos no Sistema Solar, como Marte, esta ação de formação abordará a importância da água nesta região e as suas propriedades químicas para o estudo de vida extremófila.

 Local da formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

 Data da formação

 A anunciar em breve | Inscrições Encerradas | Gratuita

 Consulte mais informações aqui.

 

 
 “Todos diferentes e nunca iguais”: A diferenciação pedagógica como ferramenta de inclusão

Professores do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário

 Uma educação inclusiva significa assegurar o acesso a todas as crianças em idade escolar e o seu sucesso, independentemente da sua condição social, racial, cultural, de saúde ou de outras. Para que este objetivo seja possível é necessário oferecer instrumentos que proporcionem mudanças práticas e efetivas no quotidiano escolar, considerando fundamental que educadores/professores atualizem as suas práticas. Ao promover o desenvolvimento de estratégias diversificadas, o professor tornar-se-á um facilitador, um verdadeiro construtor de ambientes de aprendizagem. Tudo isto e muito mais será abordado na formação sobre Diferenciação Pedagógica como ferramenta de Inclusão a decorrer no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, no próximo dia 28 de maço.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

28 de março de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Robôs em Marte

Códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Neste curso de formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte? Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da formação

07 de março de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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“Todos diferentes e nunca iguais”: A diferenciação pedagógica como ferramenta de inclusão

Educadores e Professores do 1.º e do 2.º Ciclo

 Uma educação inclusiva significa assegurar o acesso a todas as crianças em idade escolar e o seu sucesso, independentemente da sua condição social, racial, cultural, de saúde ou de outras. Para que este objetivo seja possível é necessário oferecer instrumentos que proporcionem mudanças práticas e efetivas no quotidiano escolar, considerando fundamental que educadores/professores atualizem as suas práticas. Ao promover o desenvolvimento de estratégias diversificadas, o professor tornar-se-á um facilitador, um verdadeiro construtor de ambientes de aprendizagem. Tudo isto e muito mais será abordado na formação sobre Diferenciação Pedagógica como ferramenta de Inclusão a decorrer no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, no próximo dia 29 de Fevereiro.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

29 de fevereiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Um outro olhar sobre a luz

Códigos de docência 510 e 520

Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a exploração prática de diversas atividades sobre a luz em contexto curricular assim como a clarificação do conceito da luz e das suas propriedades.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

29 de fevereiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Recursos minerais para o desenvolvimento sustentável

Códigos de docência 520

Esta ação aborda a temática dos recursos minerais metálicos e não metálicos em três vertentes: génese, descoberta e utilização sustentável na sociedade moderna. O conhecimento destes temas é essencial na formação do aluno como futuro cidadão responsável e consciente por forma a compreender a narrativa social, ambiental, política e económica que o rodeia.
A génese dos recursos minerais deve ser entendida de forma integrada nos processos geológicos internos e externos do ciclo petrológico. O estudo dos recursos minerais recorre ao conhecimento multidisciplinar em várias áreas cientificas: geologia, biologia, física e química. Como tal, tem o potencial de promover o desenvolvimento de raciocínios integradores do conhecimento adquiridos em várias disciplinas do ensino básico e secundário.
O processo de descoberta de recursos minerais prospeção e pesquisa é frequentemente confundido com o processo de exploração de um corpo mineralizado (metálico ou não metálico). Iremos descodificar o processo de prospeção e enquadrar as condicionantes que podem ou não conduzir à sua exploração. Iremos igualmente sensibilizar para o reconhecimento do papel dos recursos minerais na sociedade moderna por forma a atingir um desenvolvimento sustentável no âmbito dos grandes desafios do crescimento populacional atual.

Local da formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da formação

15 de fevereiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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ASTRO PI-Aprender a programar um Raspberry Pi

Códigos de docência 110, 230 e 240

Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula. Além disso dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para a importância da programação como instrumento essencial no dia a dia, quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respetiva análise.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

8 de fevereiro de 2020 | Inscrições Encerradas| Gratuita

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Edição de vídeos: uma ferramenta para aprendizagem ativa das ciências

Códigos de docência 230, 240, 510, 520, 530, 550 e 600

Nesta formação iremos promover o acesso a novas ferramentas para provocar a curiosidade e o interesse por novos métodos de comunicação. O vídeo proporciona amplas oportunidades para consolidar conhecimentos e competências adquiridos em ambiente formal, sendo transversal a todas as disciplinas. Os professores vão ter a oportunidade de criar um projeto (storyboard, seleção de temas, locais, melhores condições de iluminação e som, etc.), passando pela captação de imagens, com recurso a telemóveis, e posterior edição. em programas de livre acesso. Caso as condições climatéricas sejam favoráveis, iremos dar prioridade ao espaço exterior, explorando o mundo natural do Parque das Nações.

Local da formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da formação

1 de fevereiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Observação da Terra e Alterações Climáticas

Códigos de docência 420, 500, 510 e 520

A utilização dos satélites é da maior importância para a observação da Terra e no estudo do clima. Serão abordadas as novas missões da ESA, Galileo e Copernicus e a sua importância na monitorização da Terra, além de propostas de actividades que podem ser desenvolvidas com os alunos em contexto de sala de aula.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da formação

25 de janeiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Robôs em Marte

Códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Neste curso de formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte? Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da formação

25 de janeiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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 Abrindo a porta para o mundo invisível dos micróbios

 Código de docência 520

 Esta ação de formação de curta duração realizada por investigadores do Instituto de Tecnologia Química e Biológica - Universidade Nova de Lisboa dá a conhecer o mundo invisível dos micróbios nossos simbiontes, explorando como beneficiamos desta associação. Tendo a exposição Pum! A vida secreta dos intestinos como ponto de partida, abrirá as portas à exploração de técnicas de manipulação de bactérias e de estudo de culturas microbianas puras.

 O uso de bata é obrigatório!

 Local da formação

 Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

 Data da formação

 18 de janeiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Treino de Astronautas

Professores de 2º e 3º ciclos, em particular grupo de docência 620

Neste curso de formação iremos debater os impactos da exploração espacial tripulada. Porque é que enviamos astronautas para o Espaço? Iremos abordar as condições especiais existentes na Estação Espacial Internacional e a importância do trabalho dos astronautas.

Através de uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X, pela Faculdade de Motricidade Humana, iremos demonstrar alguns dos efeitos de viver no espaço no corpo humano.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da formação

11 de janeiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Peixes de água doce - como garantir a sua sobrevivência

Códigos de docência 110, 230 e 520

Por não terem valor comercial, os peixes de água doce nativos são frequentemente negligenciados, apesar da sua extrema importância nos ecossistemas fluviais. Trata-se de um dos grupos taxonómicos mais ameaçados à escala mundial, em consequência de um conjunto de ameaças que inclui a destruição de habitats, contaminação por poluentes, proliferação de espécies exóticas e alterações climáticas decorrentes do aquecimento global. Esta Ação de Curta Duração pretende servir como um contributo para um conhecimento sólido acerca das espécies nativas de peixes de água doce, das ameaças que enfrentam e das medidas de conservação que podem ser implementadas para minimizar o seu risco de extinção. Pretende-se que, no final desta Ação, os formandos saibam identificar as espécies nativas de peixes de água doce; adquiram noções acerca dos principais métodos e técnicas de amostragem para fins científicos; e, adquiram noções teóricas acerca das ferramentas atualmente disponíveis com vista à conservação destas espécies.

Local da formação

Componente teórica – EB1 Faião, Terrugem (Sintra).

Componente prática – Ribeira da Cabrela, Terrugem (Sintra).

Data da formação

30 de novembro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Exoplanetas, introdução às técnicas e deteção de planetas extrassolares

Códigos de docência 500, 510, 520 e 550

Desde a deteção, em 1995, do primeiro exoplaneta em órbita a um outro sol, mais de 3800 planetas extrassolares foram entretanto confirmados. Nesta ação de formação, dinamizada por astrónomos profissionais, pretende-se trabalhar os conceitos básicos subjacentes à deteção de planetas extrassolares, culminando na deteção de um planeta com recurso a dados científicos reais.

Local da formação
Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Data da formação

16 de novembro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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