Centro de Formação Ciência Viva - Ações de curta duração

 

O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-161/20. A atividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade da comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho directo com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens.

 

AÇÕES DE CURTA DURAÇÃO


Treino de Astronautas

Professores 2.º e 3.º ciclos, em particular para o grupo de docência 620

Nesta ação de formação iremos debater os impactos da exploração espacial tripulada. Porque é que enviamos astronautas para o Espaço? Iremos abordar as condições especiais existentes na Estação Espacial Internacional e a importância do trabalho dos astronautas. Através de uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X, pela Faculdade de Motricidade Humana, iremos demonstrar alguns dos efeitos de viver no espaço no corpo humano. 

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

15 de janeiro de 2022 | 15h00 às 19h00| Inscrições aqui | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Robôs em Marte

Professores dos códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Neste curso de formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte?

Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial)

Data da Formação

29 de janeiro de 2022 | 13h30 às 19h30| Inscrições aqui | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Robôs na Lua

Professores dos códigos de docência 100, 110, 120 e 230

Neste curso iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral em contexto de sala de aula. Enviaremos robôs para o ambiente hostil da Lua para investigar a sua superfície! Utilizando kits Lego® WeDo, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de realizar diferentes tarefas relacionadas com a exploração de conceitos de Estudo do Meio e das Ciências da Natureza. O raciocínio lógico-matemático será também largamente explorado nesta resolução de problemas na Lua, com sequenciação de tarefas, medições, cálculos e comunicação de resultados.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial)

Data da Formação

29 de janeiro de 2022 | 09h00 às 13h00| Inscrições aqui | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 

 


 A sustentabilidade dos sistemas alimentares

Professores do código de docência 230, 260, 510, 520, 560 e 620

Os sistemas alimentares incluem todos os elementos e atividades relacionadas com a produção, processamento, distribuição, preparação, consumo e gestão dos resíduos dos alimentos, bem como os resultados destas atividades, ao nível social, económico e ambiental. Para serem sustentáveis, os sistemas alimentares têm que garantir que todos os cidadãos, sem exceção, têm acesso a alimentos, e que estes são seguros e nutritivos, ao mesmo tempo que não comprometem os recursos naturais e que promovem a proteção da biodiversidade.

Esta ação de formação online será um momento de reflexão e discussão sobre os sistemas alimentares e sobre os desafios ligados à sua sustentabilidade. Durante a ação de formação serão aprofundados conhecimentos sobre a sustentabilidade nas etapas de produção, processamento, transporte, consumo e gestão de resíduos, e discutidas estratégias para que as escolas possam contribuir ativamente para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, ao mesmo tempo que promovem uma alimentação saudável e consciente nas suas comunidades.

 Local da formação 

Plataforma zoom (formação online)

Data da formação 

15 de janeiro de 2022 | 15h00 às 19h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

                                   


 


Magnetismo para crianças

Professores dos grupos de recrutamento 100

A simples aquisição de factos, a repetição ou memorização de palavras dificilmente ajudarão as crianças a construir conceitos. O objetivo da abordagem das ciências com crianças pequenas é que sintam prazer e sucesso no caminho da descoberta das respostas às suas perguntas, que farão com a pequena ajuda do educador. Os materiais que conhecem no seu contexto familiar, ou que o educador lhes disponibiliza na sala, representam um recurso significativo na aprendizagem, na medida em que oferecem às crianças a oportunidade de experimentá-los repetidamente, de formas e em situações diferentes.

Nesta ação de curta duração, os docentes da Educação Pré-Escolar serão desafiados a estimular a curiosidade e a promover o interesse, próprios das crianças, partindo de materiais e atividades que permitem explorar conceitos complexos relacionados com o magnetismo.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

03, 06 e 10 de janeiro de 2022 | 17h00 às 19h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Programação de Robôs

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 500, 510, 530 e 550

A utilização de robôs em contexto educativo é já uma realidade. Professores e educadores desenvolvem diariamente tarefas para os seus alunos usando metodologias pedagógicas inovadoras onde também estão presentes robôs. Neste módulo formativo pretende-se explorar a programação de robôs virtuais mBot utilizando a linguagem por blocos NEPO, de código aberto e inspirada no conhecido Scratch. A plataforma permite a programação de diversos microcontroladores, permitindo ainda a simulação e programação de robôs físicos.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

04 de dezembro de 2021| 10h00 às 13h00 e 14h30 às 17h30 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

     


Ferramentas digitais na educação: Escape room

Professores do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário

Escape Room educativo é uma boa estratégia para trabalhar qualquer conteúdo curricular dentro e fora da sala de aula. Competências como a colaboração, o trabalho em equipa, a resolução de problemas e o desenvolvimento de competências comunicativas são cada vez mais um requisito para todas as atividades realizadas em sala de aula.

Neste workshop vamos aplicar o Escape Room a vários contextos, proporcionando exemplos práticos de aplicação na sala de aula.

 Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

02 e 03 de dezembro de 2021| 18h00 às 20h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Machine Learning III

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 510, 520, 530 e 550

Machine Learning será em breve adotado como um tipo de ferramenta de tecnologia educacional. Professores e educadores irão usar cada vez mais as aplicações (APPs) desenvolvendo tarefas para os alunos usando metodologias pedagógicas completamente diferentes e inovadoras. O Machine Learning e outras estratégias de big data estão a mudar e melhorar a educação formal e informal de várias formas.
Este módulo formativo pretende ser mais do que apenas um acesso generalizado aos conteúdos de inteligência artificial e machine learning, como tal, esta ação de formação, seguindo a lógica das ações Machine Learning I e Machine Learning II continuará a dar sequência à exploração, em termos pedagógicos, do software de apoio ao machine learning, com especial enfoque na inteligência artificial, explorando-a em contexto de programação e utilização em ambiente Python e MIT App Inventor.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

30 de outubro de 2021| 10h00 às 13h00 e 14h30 às 17h30 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui

  


Machine Learning II

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 510, 520, 530 e 550

Machine Learning será em breve adotado como um tipo de ferramenta de tecnologia educacional. Professores e educadores irão usar cada vez mais as aplicações (APPs) desenvolvendo tarefas para os alunos usando metodologias pedagógicas completamente diferentes e inovadoras. O Machine Learning e outras estratégias de big data estão a mudar e melhorar a educação formal e informal de várias formas. Este módulo formativo pretende ser mais do que apenas um acesso generalizado aos conteúdos de inteligência artificial e machine learning, como tal, esta ação de formação, seguindo a lógica da primeira ação (Machine learning I), continuará a dar sequência à exploração, em termos pedagógicos, de software de apoio ao machine learning, com especial enfoque na inteligência artificial e com vista à melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

23 de outubro de 2021| 10h00 às 13h00 e 14h30 às 17h30 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Descobrir o Universo com Telescópios Escolares

Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 120, 200, 220, 230, 240, 330, 400, 420, 500, 510, 520, 530 e 550

Nesta ação de curta duração abordaremos conceitos básicos de observação com telescópios escolares, bem como conceitos de astronomia posicional necessários para essas mesmas observações. Assim, e partido de exemplos concretos veremos como os telescópios escolares podem ser poderosos aliados na promoção da cultura científica no âmbito da astronomia, numa vertente interdisciplinar, potenciando a complementaridade entre a aprendizagem formal e não formal no desenvolvimento das aprendizagens essenciais.

Local da Formação

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva (Formação online)

Data da Formação

Duas datas disponíveis:

23 de outubro de 2021 e 04 de dezembro de 2021 |das 09h00 às 13h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 Consulte mais informações aqui.

 


Machine Learning I

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 510, 520 e 530

As técnicas de inteligência artificial e de machine learning estão a transformar a forma de como são abordados os problemas do mundo real em praticamente todos os setores de atividade e o ensino não é exceção. Todos os dias, todos usamos sistemas e aplicações que dependem de machine learning, desde as aplicações do nosso telemóvel às sugestões da nossa smartTV. Esta ação de formação pretende ser um impulso para uma utilização cada vez mais frutífera da programação dentro das nossas escolas. Pretende apresentar os conceitos, os princípios e as implicações do machine learning ajudando os professores a treinar modelos simples de machine learning e a usá-los para criar jogos e projetos interativos. Desta forma sentir-se-ão mais capazes para o desenvolvimento de atividades cada vez mais autónomas nas áreas da programação, machine learning e inteligência artificial.

Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

Data da Formação

09 outubro de 2021 | das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


A sustentabilidade dos sistemas alimentares

Professores do código de docência 230 e 520

Os sistemas alimentares incluem todos os elementos e atividades relacionadas com a produção, processamento, distribuição, preparação, consumo e gestão dos resíduos dos alimentos, bem como os resultados destas atividades, ao nível social, económico e ambiental. Para serem sustentáveis, os sistemas alimentares têm que garantir que todos os cidadãos, sem exceção, têm acesso a alimentos, e que estes são seguros e nutritivos, ao mesmo tempo que não comprometem os recursos naturais e que promovem a proteção da biodiversidade.

Esta ação de formação online será um momento de reflexão e discussão sobre os sistemas alimentares e sobre os desafios ligados à sua sustentabilidade. Durante a ação de formação serão aprofundados conhecimentos sobre a produção, processamento, consumo e gestão de resíduos, e discutidas estratégias para que as escolas possam contribuir para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, ao mesmo tempo que promovem uma alimentação saudável nas suas comunidades.

                                   

Esta formação é exclusiva para docentes inscritos no projeto Schools as Living Labs | Inscrições Encerradas.


AstroPi: Aprender a programar um Raspberry Pi

Professores dos grupos de recrutamento 110, 230 e 240

Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula. Além disso dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para a importância da programação como instrumento essencial no dia a dia, quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respetiva análise.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial)

Data da Formação

20 de novembro de 2021 das 14h00 às 19h00 | Formação Cancelada 

Consulte mais informações aqui

 


Ver mais informações sobre o Centro de Formação Ciência Viva