Centro de Formação Ciência Viva - Ações de curta duração

 

O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-161/20. A atividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade da comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho directo com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens.

 

AÇÕES DE CURTA DURAÇÃO

 

 

Observação da Terra e Alterações Climáticas

Professores dos grupos de recrutamento 420, 500, 510 e 520

A utilização dos satélites é da maior importância para a observação da Terra e no estudo do clima. Serão abordadas as novas missões da ESA, Galileo e Copernicus e a sua importância na monitorização da Terra, além de propostas de actividades que podem ser desenvolvidas com os alunos em contexto de sala de aula.

Local da Formação

Plataforma zoom (Formação online)

Data da Formação

12 de junho de 2021das 14h00 às 18h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Recursos minerais para o desenvolvimento sustentável

Professores dos grupos de recrutamento 520

Esta ação aborda a temática dos recursos minerais metálicos e não metálicos em três vertentes: génese, descoberta e utilização sustentável na sociedade moderna. O conhecimento destes temas é essencial na formação do aluno como futuro cidadão responsável e consciente por forma a compreender a narrativa social, ambiental, política e económica que o rodeia.

A génese dos recursos minerais deve ser entendida de forma integrada nos processos geológicos internos e externos do ciclo petrológico. O estudo dos recursos minerais recorre ao conhecimento multidisciplinar em várias áreas cientificas: geologia, biologia, física e química. Como tal, tem o potencial de promover o desenvolvimento de raciocínios integradores do conhecimento adquiridos em várias disciplinas do ensino básico e secundário.

O processo de descoberta de recursos minerais prospeção e pesquisa é frequentemente confundido com o processo de exploração de um corpo mineralizado (metálico ou não metálico). Iremos descodificar o processo de prospeção e enquadrar as condicionantes que podem ou não conduzir à sua exploração. Iremos igualmente sensibilizar para o reconhecimento do papel dos recursos minerais na sociedade moderna por forma a atingir um desenvolvimento sustentável no âmbito dos grandes desafios do crescimento populacional atual.

 Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

 Data da Formação

05 de junho de 2021 | das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Descobrir o Universo com Telescópios Escolares

Professores dos grupos de recrutamento 230, 240, 420, 500, 510, 520, 530 e 550

Nesta ação de curta duração abordaremos conceitos básicos de observação com telescópios escolares, bem como conceitos de astronomia posicional necessários para essas mesmas observações. Assim, e partido de exemplos concretos veremos como os telescópios escolares podem ser poderosos aliados na promoção da cultura científica no âmbito da astronomia, numa vertente interdisciplinar, potenciando a complementaridade entre a aprendizagem formal e não formal no desenvolvimento das aprendizagens essenciais.

Local da Formação

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva (Formação online)

Data da Formação

29 de maio de 2021das 14h00 às 18h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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 A viagem da água: do cano ao copo

Professores dos grupos de recrutamento 230 e 520

Parte da água que chega à superfície terrestre infiltra-se “terra adentro”, acumulando-se em lençóis freáticos. Alguns destes lençóis regressam naturalmente à superfície, originando lagoas e nascentes de rios. Mas, é geralmente durante este percurso – entre o reservatório aprisionado no subsolo e o curso de água superficial – que a água é desviada por “mão” humana.

O percurso urbano da água – desde a sua captação, tratamento e armazenamento, até posterior canalização rumo às nossas habitações – é complexo: gradação… decantação… filtração… desinfeção… são alguns dos processos que asseguram a qualidade da água “canalizada” que utilizamos em inúmeros consumos.

Esta Ação de Curta Duração convida os professores do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário a acompanhar a viagem que a água percorre do "cano ao copo", explorando cada etapa de tratamento e em que medida conseguimos, enquanto consumidores, que a racionalização da sua utilização valorize todo o trabalho e recursos financeiros investidos em todos estes processos.

 Local da Formação

Plataforma zoom (formação online)

 Data da Formação

24 e 28 de maio de 2021 | das 18h00 às 20h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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EObrowser

Professores dos grupos de recrutamento 110, 230, 420, 500, 510, 520, 550 e 560

O EO Browser torna possível navegar e comparar imagens de boa resolução sobre diversos momentos do mesmo local da Terra. Basta ir à área de interesse, selecionar o intervalo de tempo e a cobertura de nuvem desejados e inspecionar os dados resultantes no navegador. Permite obter diferentes visualizações, obter imagens em alta resolução e crie timelapses, o que o torna um recurso transdisciplinar para diversas áreas temáticas.

Através de exemplos pré-definidos esta ação de curta duração pretende iniciar os professores na utilização desta ferramenta de observação da Terra.

Local da Formação

Plataforma zoom (Formação online)

Data da Formação

21 e 26 de maio de 2021das 18h30 às 20h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Design Thinking

Educadores e Professores do 1º ciclo do Ensino Básico

Esta iniciativa visa capacitar professores e educadores no uso da metodologia de Design Thinking para a resolução de problemas do seu dia-a-dia no âmbito escolar. Através de uma série de atividades cognitivas adaptadas ao pensamento do Design, pretendemos ajudar os professores a desenvolver exercícios que apelam à empatia pelo outro, sintetização e geração de ideias, de forma a melhor ultrapassar desafios no ambiente educativo e apelar à criatividade (tanto do professor como do aluno) para os resolver.

Local da Formação

Formação online (plataforma zoom)

Data da Formação

22 de maio de 2021, das 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Infraestruturas verdes na cidade

Professores dos grupos de recrutamento 230 e 520

Restaurar habitats naturais e construir infraestruturas sustentáveis são desafios europeus. Com o objetivo de proteger e valorizar o capital natural da Europa, nas zonas urbanas e rurais, a Comissão Europeia apresentou uma Estratégia para Infraestruturas Verdes, no Relatório da Revisão Intercalar da Estratégia de Biodiversidade para 2020. Por infraestruturas verdes entende-se uma rede de áreas naturais e seminaturais saudáveis e estrategicamente geridas, que servem os interesses das pessoas – fornecendo uma ampla gama de serviços prestados por ecossistemas – e protegem a biodiversidade em ambientes rurais e urbanos. Mais especificamente, uma infraestrutura verde tem como objetivo aumentar a capacidade da natureza para fornecer múltiplos bens e serviços, tais como o ar limpo ou água potável, entre outros. Neste sentido, a Estratégia para Infraestruturas Verdes pretende contribuir para a manutenção e melhoria dos ecossistemas e dos seus serviços através da criação de infraestruturas sustentáveis que contribuam para a remediação de, pelo menos, 15% dos ecossistemas degradados. Esta ação de formação de curta duração aborda a importância das infraestruturas verdes, através da exploração do espaço envolvente, da problematização e do debate de alterações e intervenções que contribuam para a sustentabilidade ambiental das áreas urbanas. As alterações sugeridas devem visar a obtenção de benefícios ecológicos, económicos e sociais através de soluções baseadas na natureza.

Local da Formação

Jardim das Ondas – Parque das Nações, Lisboa

Data da Formação

22 de maio de 2021 | das 10h00 às 13h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Fósseis na cidade

Professores dos grupos de recrutamento 230 e 520

As cidades, tal como as nossas casas e as nossas escolas, são construídas de materiais geológicos (de pedra, de areia, cascalho, barro, asfalto, etc.) e, com esses materiais, são trazidos para o ambiente urbano muitos fósseis que esperam um olhar mais atento para poderem ser vistos e devidamente apreciados. Com esta acção de curta duração, pretende-se que os professores desenvolvam em conjunto com os seus alunos, actividades de exploração em Paleontologia. Como exemplo, vamos fazer um percurso urbano em Lisboa e abrir uma página da história da vida na Terra.

Local da Formação

Estação de metro do Rato (junto à fonte, perto da pastelaria 1800)

Data da Formação

15 de maio de 2021 | das 14h00 às 17h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Design Thinking

Professores dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário

Esta iniciativa visa capacitar professores no uso da metodologia de Design Thinking para a resolução de problemas do seu dia-a-dia no âmbito escolar. Através de uma série de atividades cognitivas adaptadas ao pensamento do Design, pretendemos ajudar os professores a desenvolver exercícios que apelam à empatia pelo outro, sintetização e geração de ideias, de forma a melhor ultrapassar desafios no ambiente educativo e apelar à criatividade (tanto do professor como do aluno) para os resolver.

Local da Formação

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Data da Formação

15 de maio de 2021, das 10h00 às 13h00 e 14h00 às 17h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Programação de Robôs

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 500, 510 e 530

A utilização de robôs em contexto educativo é já uma realidade. Professores desenvolvem diariamente tarefas para os seus alunos usando metodologias pedagógicas inovadoras onde também estão presentes robôs. Neste módulo formativo pretende-se explorar a programação de robôs virtuais mBot utilizando a linguagem por blocos NEPO, de código aberto e inspirada no conhecido Scratch. A plataforma permite a programação de diversos microcontroladores, permitindo ainda a simulação e programação de robôs físicos.

Local da Formação

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Data da Formação

13 e 20 de maio de 2021| das 17h00 às 20h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Partículas semelhantes a vírus: quando nem tudo é o que parece…

Professores dos grupos de recrutamento 230 e 520

Os vírus são parasitas intracelulares, com elevada especificidade para determinado tipo de células. Inspirado na eficiente estratégia de infecciosidade destes organismos acelulares, a produção de partículas semelhantes a vírus (virus-like particles, VLP), destinadas ao desenvolvimento de vetores para terapia génica e molecular, representa um extraordinário avanço na área da Biotecnologia da Saúde. A formação de VLP baseia-se na organização espontânea das principais proteínas dos vírus em estruturas tridimensionais de forma regular, tal como no(s) vírus original(ais), mas sem material genético viral no seu no interior, servindo como “cavalos de Tróia” para o transporte e entrega de ácidos nucleicos ou proteínas. Nesta ação de curta duração será explorada a tecnologia de produção de VLP, o seu potencial, assim como as suas principais aplicações terapêuticas, demonstrando que afinal os vírus não são apenas a causa dos problemas, mas podem também ser parte da solução!

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Data da Formação

27 e 29 de abril de 2021, das 18h00 às 20h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Utilização de software e aplicações móveis no ensino da Astronomia

Professores dos grupos de recrutamento 230, 420, 500, 510, 520 e 550

Nesta ação serão apresentados alguns software e simuladores de astronomia (Stellarium, Celestia, Solar System, ...), assim como vários recursos online que ajudam os docentes a explorar e motivar os seus alunos para o estudo da Astronomia. Serão também apresentadas algumas aplicações móveis (apps) com a mesma finalidade, além de propostas de atividades que podem ser desenvolvidas com os alunos em contexto de sala de aula.

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Data da Formação

30 de abril de 2021das 17h00 às 20h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Adaptações ao meio aquático

Professores dos grupos de recrutamento 230 e 520

As adaptações dos organismos ao meio aquático surgiram muito antes de se registarem adaptações à vida em terra! Fauna e flora foram-se adaptando à vasta diversidade de habitats e às distintas condições ambientais dos diversos meios aquáticos. E... as adaptações são muitas e variadas: estruturais, fisiológicas e comportamentais. Nesta ação de curta duração serão explorados diversos tipos de adaptação.

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Data da Formação

07 e 14 de abril de 2021, das 17h30 às 19h30 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Machine Learning II

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 510, 520 e 530

O Machine learning será em breve adotado como um tipo de ferramenta de tecnologia educacional. Professores e educadores irão usar cada vez mais as aplicações (APPs) desenvolvendo tarefas para os alunos usando metodologias pedagógicas completamente diferentes e inovadoras. Esta ação de curta duração, com o selo IBM, pretende ser mais do que apenas um acesso generalizado aos conteúdos de inteligência artificial e machine learning, como tal, seguindo a lógica da primeira ação (Machine learning I), continuará a dar seguimento à exploração, em termos pedagógicos, de software de apoio ao machine learning, com especial enfoque na inteligência artificial, abrindo-se a possibilidade ao trabalho de outras plataformas de linguagem de programação com vista à melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

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Data da Formação

20 de março de 2021, das 10h00 às 13h00 e 14h30 às 17h30 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Biodiversidade entre páginas

Educadores e Professores dos grupos de recrutamento 100

Os livros infantis podem ser um importante ponto de partida para a aprendizagem das ciências. A exploração de estórias infantis associada à realização de atividades experimentais e ao debate de temas das áreas das ciências e da Natureza apresenta-se como uma atraente estratégia para a sensibilização de crianças para a preservação e conservação do meio aquático e das espécies que o habitam. Partindo de temas que despertam a sua curiosidade – alimentação, reprodução, locomoção, estratégias de camuflagem, poluição, adaptações e biodiversidade aquática – nesta ação de curta duração os docentes da Educação Pré-escolar serão desafiados a estimular a curiosidade e a promover o interesse intrínseco das suas crianças para temáticas relacionadas com a sustentabilidade, preservação e conservação de espécies aquáticas e dos seus diversos habitats.

Local da Formação

Formação online (plataforma zoom)

Data da Formação

22 e 24 de março de 2021, das 17h00 às 19h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Nativas, Exóticas e Invasoras: Quem, Onde e Como?

Professores dos grupos de recrutamento 110, 230 e 520

Atualmente mais de um milhão de espécies animais e vegetais estão em risco de extinção, sendo por isso urgente promover a conservação da biodiversidade, através de um envolvimento efetivo e pró-ativo de todos nós. Mas qual biodiversidade? É suficiente garantirmos que ao nosso redor existe um número elevado de espécies de plantas e de animais? É indiferente que essas espécies cresçam naturalmente ou que tenham sido trazidas por nós? É mesmo verdade que a simples introdução de uma espécie nova numa região pode provocar um enorme desequilíbrio ambiental?

Durante esta ação de formação, em formato online, será feita a distinção entre espécies nativas, exóticas e invasoras, tanto animais como vegetais, e serão discutidas as causas da existência de espécies exóticas no nosso país, e as razões por que algumas se tornaram invasoras. Será feita também uma reflexão conjunta sobre a importância da conservação da biodiversidade nativa.

Local da Formação

Formação online (plataforma zoom)

Data da Formação

15 e 17 de março de 2021, das 18h30 às 20h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Cada macaco no seu galho ou as regras da Taxonomia

Educadores e professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 230 e 240

No dia-a-dia, existe a necessidade constante de classificar coisas… os objetos que colecionamos, a roupa nos nossos armários (por cor, tipo de vestuário, estação do ano), os produtos que se encontram à venda nas lojas e supermercados… é, aliás, graças a essa organização que sabemos que nos devemos dirigir à secção das bebidas quando queremos comprar uma garrafa de água, sem ter a necessidade de percorrer todos os corredores do supermercado à sua procura.Quando nos deparamos com uma grande variedade de objetos, temos tendência para reunir em grupos os que consideramos semelhantes, classificando-os. Esta é uma característica inerente ao ser humano, que facilita a compreensão do mundo ao seu redor e simplifica as tarefas do quotidiano. Esta classificação em grupos distintos poderá mesmo ter surgido com o Homem primitivo que, para a sua sobrevivência, sentiu necessidade de identificar os seres vivos em: perigosos e não-perigosos, comestíveis e não-comestíveis, … A diversidade de seres vivos é de tal ordem que até os próprios cientistas sentiram a necessidade de proceder à sua distribuição e classificação em diferentes grupos. Mas, se cada sistema de classificação usa diferentes critérios, então como devem ser classificados os animais? A Taxonomia define as regras e é ela que “dá nomes” a cada grupo que se forma. Esta ação de formação de curta duração explora como os organismos biológicos se podem definir e classificar com base nas suas características comuns e qual a importância desta organização para o conhecimento geral do mundo, para a realização de estudos científicos e até para o nosso dia-a-dia.

Local da Formação

Formação online (plataforma zoom)

Data da Formação

11 e 18 de março de 2021, das 17h30 às 19h30 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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As Ciências Experimentais na Educação Pré-Escolar

Educadores (grupo de recrutamento 100)

A ação de formação tem como objetivo contribuir para a formação dos educadores na implementação do trabalho experimental das ciências com as crianças. Pretende-se capacitar os docentes para a utilização dos recursos disponibilizados pela Ciência Viva como ferramenta promotora e facilitadora do desenvolvimento de atividades baseadas na metodologia de projeto e IBSE (Inquiry Based Science Education), e que se enquadrem nas OCEPE (Orientações para a Educação Pré-Escolar).

Local da Formação

Formação online (plataforma zoom)

Data da Formação

10 e 12 de março de 2021, das 17h00 às 19h00 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Vírus: bons, maus e vilões

Professores dos grupos de recrutamento 230 e 520

O protagonismo atribuído, normalmente, aos vírus está relacionado com a sua capacidade para causar diversas doenças, mas… poderão também existir vírus “bons”? A investigação científica tem obtido resultados que apontam nesse sentido e, atualmente, são já vários os estudos que analisam o seu possível papel na promoção da saúde.
Embora os vírus sejam frequentemente estudados como agentes patogénicos, muitos são benéficos para os seus hospedeiros, e graças à sua capacidade de infetar uma grande diversidade de organismos, à velocidade à qual se multiplicam no interior das células e às mutações sofridas, as partículas virais são a maior fonte de inovação genética… e até de inspiração para o desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas.
Neste sentido, esta ação de formação de curta duração explora a surpreendente biodiversidade dos vírus, a sua estrutura e estratégias de atuação, assim como a importância de estes começarem a ser considerados não só como causadores de doenças, mas também como, potencialmente, benéficos para a saúde dos seus hospedeiros, sem esquecer os mais recentes avanços da engenharia biotecnológica na área do desenvolvimento de vetores virais para terapia.

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Data da Formação

23 e 25 de fevereiro de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Machine Learning I

Professores dos grupos de recrutamento 110, 240, 510, 520 e 530.

As técnicas de inteligência artificial e de machine learning estão a transformar a forma de como são abordados os problemas do mundo real em praticamente todos os setores de atividade e o ensino não é exceção. Todos os dias, todos usamos sistemas e aplicações que dependem de machine learning, desde as aplicações do nosso telemóvel às sugestões da nossa smartTV.

Este curso pretende ser um impulso para uma utilização cada vez mais frutífera da programação dentro das nossas escolas. Pretende apresentar os conceitos, os princípios e as implicações do machine learning ajudando os professores a treinar modelos simples de machine learning e a usá-los para criar jogos e projetos interativos. Desta forma sentir-se-ão mais capazes para o desenvolvimento de atividades cada vez mais autónomas nas áreas da programação, machine learning e inteligência artificial.

Local da Formação

Formação online (plataforma zoom)

Data da Formação

27 de fevereiro de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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"Todos diferentes e nunca iguais” - A diferenciação pedagógica como ferramenta de inclusão

Professores do 3º ciclo e do ensino secundário

Uma educação inclusiva significa assegurar o acesso a todas as crianças em idade escolar e o seu sucesso, independentemente da sua condição social, racial, cultural, de saúde ou de outras. Para que este objetivo seja possivel é necessário oferecer instrumentos que proporcionem mudanças práticas e efetivas no quotidiano escolar, considerando fundamental que professores atualizem as suas práticas. Ao promover o desenvolvimento de estratégias diversificadas, o professor tornar-se-á um facilitador, um verdadeiro construtor de ambientes de aprendizagem.

Local da Formação

Formação online (plataforma zoom)

Data da Formação

20 de fevereiro de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Treino de Astronautas

Professores 2.º e 3.º ciclos, em particular para o grupo de docência 620

Nesta ação de formação iremos debater os impactos da exploração espacial tripulada. Porque é que enviamos astronautas para o Espaço? Iremos abordar as condições especiais existentes na Estação Espacial Internacional e a importância do trabalho dos astronautas. Através de uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X, pela Faculdade de Motricidade Humana, iremos demonstrar alguns dos efeitos de viver no espaço no corpo humano. 

Local da Formação

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Data da Formação

23 de janeiro de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Apps no ensino da Física e da Química: Sensores do telemóvel

Código de docência 510

Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a utilização de aplicações que usam os sensores do telemóvel para a realização de atividades práticas. Além disso dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para o uso do telemóvel, instrumento essencial no dia a dia, em aplicações tecnológicas como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respetiva análise.

No dia da formação é necessário ter um smartphone e um computador ou tablet.

Local da Formação

Formação online (plataforma zoom)

Data da Formação

06 de fevereiro de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Educação Ambiental: Do conhecimento à ação

Código de docência 110, 230 e 520

A educação ambiental é um processo de aprendizagem que deve abranger todas as pessoas. Só o conhecimento sobre o mundo natural, e as ameaças a que está exposto, é que poderá promover a sensibilização para as questões ambientais e o desenvolvimento de um pensamento crítico, que leva à participação ativa de todos os cidadãos. Esta ação de formação online será um momento de reflexão e de discussão sobre os problemas ambientais que podemos encontrar à nossa volta, e sobre as suas causas. Serão também discutidas diferentes formas de contribuir para a resolução dos problemas ambientais identificados, a nível individual ou coletivo.

Local da Formação

Formação online (plataforma zoom)

Data da Formação

16 de janeiro de 2021 | Inscrições Encerradas| Gratuita

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A sustentabilidade dos sistemas alimentares

 Professores do código de docência 230 e 520

 Os sistemas alimentares incluem todos os elementos e atividades relacionadas com a produção, processamento, distribuição, preparação, consumo e gestão dos resíduos dos alimentos, bem como os resultados destas atividades, ao nível social, económico e ambiental. Para serem sustentáveis, os sistemas alimentares têm que garantir que todos os cidadãos, sem exceção, têm acesso a alimentos, e que estes são seguros e nutritivos, ao mesmo tempo que não comprometem os recursos naturais e que promovem a proteção da biodiversidade.

Esta ação de formação online será um momento de reflexão e discussão sobre os sistemas alimentares e sobre os desafios ligados à sua sustentabilidade. Durante a ação de formação serão aprofundados conhecimentos sobre a produção, processamento, consumo e gestão de resíduos, e discutidas estratégias para que as escolas possam contribuir para a sustentabilidade dos sistemas alimentares, ao mesmo tempo que promovem uma alimentação saudável nas suas comunidades.

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Estórias com cabeça, tronco e membros: a literacia em saúde a partir dos livros infantis

Educadores (grupo de recrutamento 100)

As estórias infantis podem ser um importante ponto de partida para a aprendizagem das ciências. A exploração da literatura infantil associada à abordagem às ciências apresenta-se como uma atraente estratégia para a promoção da literacia em saúde na Educação Pré-escolar. Nesta ação de curta duração, os educadores serão motivados a estimular a curiosidade e a promover o interesse e a motivação das crianças para temáticas relacionadas com a saúde e o bem-estar. Dirigida aos educadores da região de Setúbal esta ação formativa, disponibilizada ao abrigo do programa " Setúbal, um mundo de desafios - Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais” – através da parceria estabelecida entre a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Câmara Municipal de Setúbal – centra-se na promoção do ensino experimental da ciência e no desenvolvimento das competências das crianças, nos domínios das ciências e tecnologias, para extraírem significado das evidências reunidas em atividades científicas, contribuem para um interesse geral na aprendizagem e um pensamento crítico, refletido e criativo do mundo que os rodeia.

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Esta formação é exclusiva para docentes do concelho de Setúbal ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal de Setúbal. Inscrições Encerradas.


Leituras saudáveis: literatura infantil para a literacia em saúde

Professores do código de docência 110

A literatura infantil pode ser um importante ponto de partida para a promoção da literacia em saúde. A exploração de estórias infantis, associada a ferramentas e recursos para o ensino experimental das ciências, apresenta-se como uma atraente estratégia para estimular a curiosidade e promover o interesse e a motivação dos alunos para temáticas relacionadas com a saúde e o bem-estar. Nesta ação de curta duração, os professores serão motivados a debater estratégias que, tendo como ponto de partida os livros infantis, promovam a aprendizagem de ciência associada à saúde e ao bem-estar (promoção, prevenção e proteção). Dirigida aos professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico da região de Setúbal esta ação formativa, disponibilizada ao abrigo do programa " Setúbal, um mundo de desafios - Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais” – através da parceria estabelecida entre a Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Câmara Municipal de Setúbal – centra-se na promoção do ensino experimental da ciência e no desenvolvimento das competências dos alunos, nos domínios das ciências e tecnologias, para extraírem significado das evidências reunidas em atividades científicas, contribuem para um interesse geral na aprendizagem e um pensamento crítico, refletido e criativo do mundo que os rodeia.

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Esta formação é exclusiva para docentes do concelho de Setúbal ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal de Setúbal. Inscrições Encerradas.


Apps no ensino da Física e da Química: Sensores do Telemóvel

Professores do código de docência 510

Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a utilização de aplicações que usam os sensores do telemóvel para a realização de atividades práticas. Além disso dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para o uso do telemóvel, instrumento essencial no dia a dia, em aplicações tecnológicas como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respetiva análise. Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

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Terra Pro

Esta formação é exclusiva para docentes do concelho do Fundão ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas.

 


Crescer com o Conhecimento - Recursos em ação

Professores do código de docência 230 e 240 

O conhecimento do mundo que nos rodeia torna-nos mais responsáveis pela preservação e conservação do património natural e por tudo o que está à nossa volta. A escola, enquanto instituição chave para o desenvolvimento das crianças e jovens, tem um papel preponderante neste processo. Neste contexto a criação de atividades integradoras, envolvendo diversas áreas curriculares e explorando recursos em conjunto, leva a um conhecimento mais efetivo e a aprendizagens significativas e eficazes. Partindo do mundo natural que nos rodeia e da observação do dia a dia, vamos explorar recursos para conhecer a realidade. As atividades visam implementar investigações práticas, baseadas na observação sistemática, na modelação e no trabalho laboratorial/experimental, para dar resposta a problemas relacionados com os materiais terrestres, diversidade de seres vivos e suas interações com o meio. Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

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Terra Pro

Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições Encerradas.

 


A utilização das culturas in vitro na preservação de germoplasma e mutiplicação de plantas

Professores do código de docência 520

A conservação de material vegetal in vitro tornou-se cada vez mais importante à medida que as técnicas in vitro se foram desenvolvendo e constituindo uma importante alternativa aos métodos mais convencionais de preservação de germoplasma. Nesta ação de formação serão abordadas atividades práticas relacionadas com a manipulação in vitro e casos práticos de conservação por crescimento lento e por criopreservação. Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

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Terra Pro

 Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições Encerradas.



Geologia: uma ciência que dá frutos!

Professores dos códigos de docência 110 e 230

 O objetivo da geologia é estudar a história da Terra. A geologia é uma ciência natural que estuda processos naturais que ficam registados nas rochas. Nesta ação de curta duração vamos explorar alguns exemplos do nosso quotidiano, de forma a problematizar e a compreender os conteúdos que são lecionados na disciplina de estudo do meio e nas ciências naturais. Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

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 Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições aqui.



Educação Ambiental: Do conhecimento à ação

Professores dos códigos de docência 110, 230 e 520

A educação ambiental é um processo de aprendizagem que deve abranger todas as pessoas, independentemente da sua idade, bem como as comunidades e as instituições. Só a reflexão e o conhecimento sobre o mundo natural, e as ameaças a que está exposto, é que poderá promover a sensibilização para as questões ambientais e o desenvolvimento de um pensamento crítico, que leva à tomada de decisões responsáveis e à participação ativa de todos os cidadãos. Esta ação de formação online será um momento de reflexão e de discussão sobre os problemas ambientais que podemos encontrar à nossa volta, e sobre as suas causas, que muitas vezes não são aprofundadas. Serão também discutidas diferentes formas de contribuir para a resolução dos problemas ambientais identificados, a nível individual ou coletivo. Durante a ação de formação serão apresentadas estratégias e metodologias para a aprendizagem dos temas ligados à educação ambiental, bem como propostas de atividades experimentais, de exploração e de debate, para serem aplicadas a alunos do 1.º ciclo do ensino básico ao ensino secundário. Esta Ação de Curta Duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.

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Terra Pro

 Esta formação é exclusiva para ddocentes do distrito de Castelo Branco ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições aqui.

 

Fósseis na cidade

Professores do código de docência 520

As cidades, tal como as nossas casas e as nossas escolas, são construídas de materiais geológicos (de pedra, de areia, cascalho, barro, asfalto, etc.) e, com esses materiais, são trazidos para o ambiente urbano muitos fósseis que esperam um olhar mais atento para poderem ser vistos e devidamente apreciados. Com esta acção de curta duração, pretende-se que os professores desenvolvam em conjunto com os seus alunos, actividades de exploração em Paleontologia. Como exemplo, vamos fazer um percurso urbano em Lisboa e abrir uma página da história da vida na Terra. 

Local da Formação

Estação de metro do Rato (junto à fonte, perto da pastelaria 1800).

Data da Formação

17 de outubro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Infraestruturas verdes na cidade

Professores do código de docência 230 e 520

Restaurar habitats naturais e construir infraestruturas sustentáveis são desafios europeus. Por infraestruturas verdes entende-se uma rede de áreas naturais e seminaturais saudáveis e estrategicamente geridas, que servem os interesses das pessoas – fornecendo uma ampla gama de serviços prestados por ecossistemas – e protegem a biodiversidade em ambientes rurais e urbanos. 

Esta ação de formação de curta duração aborda a importância das infraestruturas verdes, através da exploração do espaço envolvente, da problematização e do debate de alterações e intervenções que contribuam para a sustentabilidade ambiental das áreas urbanas. As alterações sugeridas devem visar a obtenção de benefícios ecológicos, económicos e sociais através de soluções baseadas na natureza.

Local da Formação

Jardim das Ondas – Parque das Nações, Lisboa

Data da Formação

17 de outubro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Um ecossistema aqui ao lado

Professores do código de docência 520

Um ecossistema é composto por organismos vivos que interagem entre si e com o ambiente à sua volta, mas precisamos de ir muito longe para explorar um ecossistema? Muitas vezes basta um olhar atento para o pátio da escola ou para um jardim próximo para conseguir observar um ecossistema e identificar os seus diferentes níveis de organização, mas também as perturbações a que está exposto. Durante esta ação de formação serão apresentadas metodologias e ideias para que os professores possam explorar o tema dos ecossistemas com os seus alunos, em espaços exteriores e promovendo uma aprendizagem realizada fora da sala de aula.

Local da Formação

Parque José Gomes Ferreira (Mata de Alvalade)

Data da Formação

10 de outubro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Fontes sonoras: Ver o som

Professores do código de docência 510

Mesmo sem pensar recolhemos imensas informações diariamente apenas através dos sons que recebemos. Um carro que passa, uma ambulância que se aproxima ou se afasta, os pássaros que ouvimos no parque, uma mensagem no telemóvel, etc. Nesta ação pretende-se um olhar diferente sobre os conceitos científicos, neste caso sobre o som.  Explorando o espaço fora da sala de aula, vamos conhecer e interpretar o que nos rodeia.

Local da Formação

Jardins da Água – Jardim de Ulisses (A Girafa), Parque das Nações

Data da Formação

10 de outubro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Metodologias no ensino das Ciências II (Dramatização no ensino das Ciências)

Professores dos códigos de docência 230, 400, 410, 420, 430, 500, 510, 520, 530, 550, 600

Nesta ação de formação, pretende-se capacitar os professores para a aplicação da expressão dramática e de alguma capacidade de improvisação como metodologia prática no ensino das ciências. Pretende-se desta forma ajudar os professores a promover o diálogo e a interação entre os alunos de uma forma inovadora. Dinamizaremos um debate sobre um tema relacionado com a ciência, no qual os formandos serão divididos em dois grupos e desafiados a interpretar diferentes personagens. Os formandos terão que defender o ponto de vista do personagem que lhes for atribuído. Por sua vez, estes estarão direta ou indiretamente relacionados com o tema do debate e serão previamente definidos pelos formadores para o efeito.

Esta ação inclui também uma pequena introdução à metodologia proposta e ao tema que for proposto para o debate, que estará relacionado com a ciência e a atualidade.

Locais de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.

Datas de Formação

3 de Outubro 2020 e 10 de Outubro 2020* | Inscrições Encerradas | Gratuita

* Devido às restrições impostas pela DGS esta ação será desdobrada em duas datas, sendo abertas as inscrições para dois grupos.

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Metodologias no ensino das Ciências I (Dois exemplos práticos)

Professores dos sódigos de docência 230, 420, 500, 510, 520

As metodologias de ensino têm um papel fundamental no processo de incremento da autonomia do aluno na aprendizagem. Ao integrar estratégias, técnicas e atividades aplicadas a diferentes situações do dia a dia ou vividas em sala de aula, têm como objetivo, entre outros, propiciar condições para que o aluno se possa apropriar de novos conhecimentos e os possa aplicar a novas situações. Nesta formação pretende-se trabalhar essencialmente o Inquiry -  based learning e Problem-Based Learning.

Locais de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva.

Datas de Formação

3 de Outubro 2020 e 10 de Outubro 2020* | Inscrições Encerradas| Gratuita

* Devido às restrições impostas pela DGS esta ação será desdobrada em duas datas, sendo abertas as inscrições para dois grupos.

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As rochas e a cidade

Professores dos códigos de docência 110 e 230

A nova organização curricular tem dado destaque à relevância do trabalho de campo no ensino das ciências da Terra, através do aumento da relação entre a escola e o meio envolvente. Acresce ainda que a pandemia que estamos todos a vivenciar vem colocar uma pressão ainda maior nos professores para que alterem as metodologias e que utilizem outros locais dentro e fora da escola como sala de aula, explorando todas as suas potencialidades.

Neste contexto pretendemos que os professores familiarizem os seus alunos com o espaço envolvente à escola ao mesmo tempo que aprendem a observar, a problematizar e a compreender os processos que são lecionados nas ciências da Terra através de uma saída de campo, ao espaço envolvente ou na própria escola. Propomos que seja desenvolvida uma atividade com os alunos, através do modelo de Orion (1989) assente em três etapas: a fase da preparação, a aula de campo e a fase de síntese.

Local da Formação

Exterior, junto à porta de saída do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da Formação

03 de outubro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Águas residuais: prevenir antes de tratar

Professores dos códigos de docência 110 e 230

No nosso quotidiano, recorremos ao consumo de água para uma imensa variedade de atividades. E, apesar da redução desse consumo ser já uma preocupação para a maioria dos cidadãos, raramente nos interessamos pelo destino que terá a água que descartamos…

Esta ação de formação de curta duração aborda a temática das águas residuais, explorando algumas causas para a sua contaminação, debatendo medidas de redução e exemplificando métodos de tratamento.

Local da Formação

Jardins da Água – Parque das Nações, Lisboa

Data da Formação

03 de outubro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Biodiversidade animal

Professores dos códigos de docência 100, 110 e 230

Uma cidade cheia de edifícios, trânsito e pessoas será o último local onde se espera encontrar vida selvagem, mas, tal como nós, os animais adaptaram-se a viver neste ambiente. Observar a biodiversidade animal será o ponto de partida para uma exploração do pátio da escola, um parque ou jardim da cidade. Desde pequenos insetos até aves com cantos que nos encantam, vamos partir à descoberta de pistas para os identificar, descobrir as suas principais características e relações com o ambiente que os rodeia.

Esta ação de formação irá apresentar uma nova abordagem para a aprendizagem dos conteúdos curriculares ligados aos animais, das disciplinas de Estudo do Meio (1.º Ciclo do Ensino Básico) e de Ciências Naturais (2.º Ciclo do Ensino Básico). Durante a ação de formação serão exploradas metodologias e apresentadas ideias de atividades para que os professores possam abordar o tema dos animais com os seus alunos, tirando partido dos espaços exteriores, e promovendo uma aprendizagem totalmente realizada fora da sala de aula.

Local da Formação

Parque do Calhau, Rua António Macedo, Lisboa (Parque Florestal de Monsanto).

Data da Formação

26 de setembro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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As estórias que as plantas nos contam

Professores dos códigos de docência 110 e 230

Não há melhor forma de aprender botânica do que sair da sala de aula e ir para junto das plantas. No pátio da escola, num jardim da cidade, ou até num pequeno descampado, é possível observar uma grande diversidade de plantas, desde as (aparentemente) mais frágeis até às mais imponentes árvores. Que estória cada uma destas plantas nos pode contar? 

Durante esta ação de formação serão exploradas metodologias e apresentadas ideias de atividades para que os professores possam abordar o tema das plantas com os seus alunos, tirando partido dos espaços exteriores e promovendo uma aprendizagem totalmente realizada fora da sala de aula.

Local da Formação

Jardim da Estrela, Lisboa

Data da Formação

26 de setembro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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