Centro de Formação Ciência Viva - Ações de curta duração

 

 

O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-191/23. A atividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade da comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho directo com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens.

 

AÇÕES DE CURTA DURAÇÃO

 

HEARTLAB 1.0: FERRAMENTAS PARA A EXPLORAÇÃO PRÁTICA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

Destina-se a professores do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário (grupo de docência 520)

Com esta formação pretende-se contribuir para a promoção da literacia científica na área da saúde cardiovascular, com particular ênfase nas caraterísticas estruturais e funcionais do sistema circulatório, nas principais doenças cardiovasculares e os seus fatores de risco, assim como nos contributos da ciência e tecnologia para minimizar os problemas associados às doenças cardiovasculares. Igualmente, ao facultar ferramentas de debate e exploração prática no contexto de sala de aula, e de forma integrada com os conteúdos curriculares definidos pelo Ministério da Educação, é nosso objetivo promover as atividades experimentais como uma importante ferramenta no ensino/aprendizagem da saúde cardiovascular, contribuindo simultaneamente para estimular a curiosidade e o interesse dos alunos, bem como promover o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em equipa. Esta formação é gratuita. Consulte a ficha técnica aqui e faça aqui a sua inscrição.

Local da Formação - Carsoscópio - Centro Ciência Viva do Alviela

Data da Formação -  20 de abril de 2024 | 10hàs 13h e das 14h às 17h

    

 


 

UM ROTEIRO PARA IMPULSIONAR PLANOS DE AÇÃO VERDE NA ESCOLA

Destina-se a professores dos grupos de docência 110, 230 e 520.

Lançado pela comissão europeia em 2020, o Novo Bauhaus Europeu pretende criar estilos de vida sustentáveis promovendo a transição verde nas sociedades europeias. Este movimento promove a transformação e adaptação das cidades em locais esteticamente agradáveis, sustentáveis e inclusivos, relançando a preocupação crescente sobre as questões ambientais em todos os setores da sociedade. Em particular nas escolas, têm vindo a ser implementadas medidas que visam uma otimização dos recursos energéticos assim como a promoção de atividades de sensibilização para a sustentabilidade ambiental, permitindo poupanças no consumo de energia e diminuição da pegada de carbono.  Esta ação de formação online constitui um ponto de partida para o desenvolvimento de planos de ação verde nas escolas através do contributo de alunos e professores, integrando os princípios fundamentais do projeto europeu ECO²-SCHOOLS as New European Bauhaus (NEB) Labs. Para tal, irão identificar o estado da arte inicial da sua escola e determinar o que poderia ser alterado para promover uma transição verde e criar um plano de intervenção em regime de co-criação com parceiros da comunidade Esta formação é gratuita. Consulte a ficha técnica aqui e faça aqui a sua inscrição.

Local da Formação - Online (Plataforma zoom)

Data da Formação -  Parte 1: 17 de abril de 2024 | 18h às 20h ; Parte 2: 24 de Abril de 2024| 18h às 20h


 HEARTLAB 1.0: FERRAMENTAS PARA A EXPLORAÇÃO PRÁTICA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

Destina-se a professores do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário (grupo de docência 520)

Com esta formação pretende-se contribuir para a promoção da literacia científica na área da saúde cardiovascular, com particular ênfase nas caraterísticas estruturais e funcionais do sistema circulatório, nas principais doenças cardiovasculares e os seus fatores de risco, assim como nos contributos da ciência e tecnologia para minimizar os problemas associados às doenças cardiovasculares. Igualmente, ao facultar ferramentas de debate e exploração prática no contexto de sala de aula, e de forma integrada com os conteúdos curriculares definidos pelo Ministério da Educação, é nosso objetivo promover as atividades experimentais como uma importante ferramenta no ensino/aprendizagem da saúde cardiovascular, contribuindo simultaneamente para estimular a curiosidade e o interesse dos alunos, bem como promover o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em equipa. Esta formação é gratuita. Consulte a ficha técnica aqui e faça aqui a sua inscrição.

Local da Formação - Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação -  13 de abril de 2024 | 10hàs 13h e das 14h às 17h

 


 ATLÂNTICO JÚNIOR - A COMPREENSÃO DO ATLÂNTICO E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A SUSTENTABILIDADE DO PLANETA

Destina-se a professores dos grupos disciplinares  420, 510, 520, 530, 540 e 550.

O concurso prémio ATLÂNTICO JÚNIOR visa promover nos mais jovens o gosto pela tecnologia, numa perspetiva de trabalho em equipa e de aprender fazendo, dando visibilidade ao seu papel na compreensão do Atlântico e à sua importância para a sustentabilidade do planeta e para as comunidades que o rodeiam. Promover a cultura científica e tecnológica através da valorização do Atlântico como sistema natural, e do seu papel na sustentabilidade do planeta e na sociedade é o objetivo do concurso prémio Atlântico Júnior. Inserida na terceira edição do concurso a ação de formação visa promover a capacitação dos professores coordenadores dos projetos no planeamento e implementação prática dos protótipos desenvolvidos no âmbito do projeto. Esta formação é gratuita. Consulte a ficha técnica aqui.

Local da Formação - Online (Plataforma Zoom)

Data da Formação - 28 de fevereiro, 20 de março e 23 de abril de 2024 (18h - 19h)

Esta formação é exclusiva para docentes participantes no Concurso Prémio Atlântico Júnior 2023-2024.


HEARTLAB 1.0: FERRAMENTAS PARA A EXPLORAÇÃO PRÁTICA DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

Destina-se a professores do 1.º e 2.º ciclos do ensino básico

Com esta formação pretendemos contribuir para a promoção da literacia científica na área da saúde cardiovascular, com particular ênfase nas caraterísticas estruturais e funcionais do sistema circulatório, e nos principais fatores de risco associados ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como o sedentarismo e a alimentação. Ao facultar ferramentas de debate e exploração prática no contexto de sala de aula, de forma integrada com os conteúdos curriculares definidos pelo Ministério da Educação, é também nosso objetivo promover as atividades experimentais como uma importante ferramenta no ensino/aprendizagem da saúde cardiovascular, contribuindo simultaneamente para estimular a curiosidade e o interesse dos alunos, bem como promover o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em equipa. Esta formação é gratuita. Consulte a ficha técnica aqui e faça aqui a sua inscrição.

Local da Formação - Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação - 9 de março de 2024 | 10hàs 13h e das 14h às 17h

 


HIDROPONIA NA SALA DE AULA

Destina-se a professores dos grupos disciplinares 510 e 520.

A hidroponia consiste numa técnica de cultivo na qual as raízes das plantas são irrigadas por uma solução nutritiva que contém água e os nutrientes necessários ao crescimento vegetal, eliminando a necessidade de recorrer ao uso de solo. O projeto “Hidroponia na Sala de Aula” desafia professores e alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário a criar um sistema hidropónico na sala de aula. O projeto permite acompanhar o desenvolvimento das plantas e eventuais interferências de fatores como o pH, a concentração de nutrientes e intensidade de luz. Esta Ação de Curta Duração capacita os docentes a construir um sistema hidropónico na sua escola e a apoiar ativamente os seus alunos no desenvolvimento de um projeto de hidroponia, através formulação de perguntas e da monitorização e recolha de dados sobre as plantas do sistema. Esta formação é gratuita. Consulte a ficha técnica aqui.

Local da Formação - Online (Plataforma Zoom)

Data da Formação - 7 e 8 de fevereiro de 2024 (17h30 às 19h00) 

Esta formação é exclusiva para docentes participantes no Projeto Hidroponia na Sala de Aula 2023-2024.


COLEÇÕES ENTOMOLÓGICAS NA ESCOLA

Destina-se a professores dos grupos de recrutamento do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário

As coleções entomológicas são um reservatório de espécimes de insetos preservados em museus de história natural e outras instituições científicas, utilizados nos contextos de investigação, exibição pública e educação. Estas coleções apresentam um elevado valor científico, porque representam a principal evidência material de espécies distintas na natureza, podendo ser repositórios de espécies ameaçadas e até extintas, e permitem contar a história de populações de determinada espécie ao longo do espaço e do tempo. Por outro lado, acrescentam valor educativo que pode ser explorado em contexto escolar. Dado o potencial do uso das coleções entomológicas, nesta formação vamos explicar como criar e manter coleções entomológicas na escola, e demonstrar a sua relevância como instrumento educativo. Esta formação é gratuita. Consulte a ficha técnica aqui.

Local da Formação - Formação Presencial - Museu Nacional de História Natural e da Ciência, Universidade de Lisboa.

Data da Formação - 2 de março de 2024 (10h00 às 13h00)

Formação exclusiva para os professores participantes no projeto “Polinizadores em ação”.


IDENTIFICAÇÃO DE INSETOS POLINIZADORES

Destina-se a professores da educação pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário

Os serviços de ecossistemas correspondem a bens (como alimentos) ou serviços (como o sequestro de carbono) fornecidos pela natureza que melhoram e sustentam o bem-estar humano. A polinização é um serviço de ecossistema fundamental, dado que a maioria das plantas requerem polinização mediada por animais, especialmente insetos. Os insetos polinizadores têm um grande impacto no sucesso reprodutivo das plantas e são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas e produção alimentar. Nesse sentido, para conhecerem a biologia dos insetos polinizadores, nesta formação vamos compreender a importância dos insetos nos serviços de ecossistemas e conhecer técnicas e ferramentas que permitem identificar estes animais no recinto escolar. Esta formação é gratuita. Consulte a ficha técnica aqui.

Local da Formação - Formação Online (plataforma Zoom)

Data da Formação - Turma 1 (educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico): 6 e 13 de março de 2024 (18h00 às 19h30); Turma 2 (2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário): 7 e 14 de março de 2024 (18h00 às 19h30)

Formação exclusiva para os professores participantes no projeto “Polinizadores em ação”.


CONSTRUIR UM HOTEL DE INSETOS

Destina-se a professores da educação pré-escolar, 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário

Os insetos correspondem ao maior grupo animal, mas atualmente enfrentam um declínio acentuado da sua diversidade biológica. Uma das estratégias em crescimento para ajudar estes animais é a instalação de hotéis de insetos. Esta estrutura promotora de biodiversidade permite observar abelhas solitárias, joaninhas, borboletas, crisopas, moscas-das-flores, etc. Para além disso, oferece um local para hibernação durante o inverno e um local de reprodução durante a primavera para estes seres vivos. De modo a compreender a ecologia por detrás desta estrutura, nesta formação vamos explorar a biologia dos insetos, fatores de ameaça e compreender como construir adequadamente, manter e preservar um hotel de insetos. Esta formação é gratuita. Consulte a ficha técnica aqui. 

Local da Formação - Formação Online (plataforma Zoom)

Data da Formação - Turma 1 (educação pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico): 15 e 22 de fevereiro de 2024 (18h00 às 19h30); Turma 2 (2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário): 20 e 21 de fevereiro de 2024 (18h00 às 19h30)

Formação exclusiva para os professores participantes no projeto “Polinizadores em ação”.


O RADÃO - CONHECER PARA ATUAR

Destina-se a professores dos grupos de docência 230, 510 e 520

Esta ação de curta duração pretende dar a conhecer a problemática do radão no contexto da qualidade do ar interior em Portugal. Entre outros objetivos, esta ação irá permitir aos formandos identificar os aspetos principais do radão: desde o que é, o porquê da sua importância, como medir e o que fazer para reduzir a exposição quando se verifique necessário. Esta formação é gratuita. Inscrições aquiConsulte a ficha técnica aqui.

Local da Formação - Formação Online (plataforma Zoom)

Data da Formação - 24 de fevereiro e 2 de março de 2024 (10h00 às 12h00) |Número máximo de formandos: 40 | Número mínimo de formandos: 10

 


TREINO DE ASTRONAUTAS

Destina-se a professores do 1.º 2.º e 3.º ciclos, em particular para o grupo de docência 620

Nesta ação de curta iremos debater os impactos da exploração espacial tripulada. Porque é que enviamos astronautas para o Espaço? Iremos abordar as condições especiais existentes na Estação Espacial Internacional e a importância do trabalho dos astronautas. Através de uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X, pela Faculdade de Motricidade Humana, iremos demonstrar alguns dos efeitos de viver no espaço no corpo humano. A formação é gratuita. Inscrições aqui. Consulte a ficha técnica aqui.

Local da Formação - Escola Básica Integrada (EBI) de Vouzela - Bairro da Senra, 3670-257 Vouzela

Data da Formação - 13 de janeiro de 2024 (10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30) Número máximo de formandos: 30 | Número mínimo de formandos: 10

  


BREVE INTRODUÇÃO À INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL COM REDES NEURONAIS

Destina-se a professores dos grupos de docência 500, 510, 520 e 550

A popularização recente de redes neuronais treinadas para gerar texto e imagem suscitou um debate público e preocupações justificadas com o impacto desta tecnologia. Esta formação foca alguns aspetos técnicos necessários para se compreender o que são estes modelos, como funcionam e qual o seu potencial. Esta formação começará pelos fundamentos de aprendizagem automática, um ramo da inteligência artificial que visa identificar padrões estatísticos nos dados dos quais se possa inferir algo acerca da sua distribuição ou de observações futuras. A partir desta base, iremos depois ver o que são redes neuronais profundas e como são treinadas.Inscrições encerradas. Esta formação é gratuita. Consulte a ficha técnica aqui.

 

Local da Formação - Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, Universidade NOVA de Lisboa, Quinta da Torre, 2829 -516 Caparica

Data da Formação - 27 de janeiro de 2024 (10h às 17h) 

  


UMA HORTA EM TODOS OS JARDINS

Professores com código de docência 100

Esta ação de formação online constitui o ponto de partida do projeto Pequenos Jardineiros, que promove, junto de crianças da educação pré-escolar, a exploração das hortas pedagógicas associadas aos Jardins de Infância de todo o país. Durante a ação de formação, serão apresentadas diferentes opções de planeamento de uma horta, adaptada ao contexto dos Jardins de Infância. A estrutura da horta, o tipo de solo e as diferentes plantas a semear, são alguns dos tópicos a abordar na formação, sem esquecer as diferentes formas de irrigação e a gestão sustentável de pragas. Esta formação é gratuita. Consulte mais informações aqui.

Local da formação  - Formação online (plataforma Zoom) dividida em duas partes.

Datas da formação - Turma 1 Parte 1: 9 de janeiro (18.00-20.00) e Parte 2: 11 de janeiro (18.00-20.00) | Turma 2 - Parte 1: 10 de janeiro (18.00-20.00) e Parte 2: 12 de janeiro (18.00-20.00) |Turma 3 - Parte 1: 16 de janeiro (18.00-20.00) e Parte 2: 18 de janeiro (18.00-20.00) 

Número máximo de formandos: 50  | Número mínimo de formandos: 10

Formação exclusiva para os professores participantes no projeto “Pequenos Jardineiros”.


HIDROPONIA NA SALA DE AULA

Destina-se a professores dos grupos disciplinares 510 e 520.

A hidroponia consiste numa técnica de cultivo na qual as raízes das plantas são irrigadas por uma solução nutritiva que contém água e os nutrientes necessários ao crescimento vegetal, eliminando a necessidade de recorrer ao uso de solo. O projeto “Hidroponia na Sala de Aula” desafia professores e alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário a criar um sistema hidropónico na sala de aula. O projeto permite acompanhar o desenvolvimento das plantas e eventuais interferências de fatores como o pH, a concentração de nutrientes e intensidade de luz. Esta Ação de Curta Duração capacita os docentes a construir um sistema hidropónico na sua escola e a apoiar ativamente os seus alunos no desenvolvimento de um projeto de hidroponia, através formulação de perguntas e da monitorização e recolha de dados sobre as plantas do sistema. Esta formação é gratuita. Consulte a ficha técnica aqui.

Local da Formação - Pavilhão do Conhecimento Centro Ciência Viva

Data da Formação - 6 de janeiro de 2024 (9h30 às 13h00) 

Esta formação é exclusiva para docentes participantes no Projeto Hidroponia na Sala de Aula 2023-2024.



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