O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-161/20. A atividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade da comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho directo com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens.
Professores dos grupos de recrutamento 100
Esta ação de formação online constitui o ponto de partida do projeto Ciência Viva nos Pátios, em que alunos e professores irão desenvolver projetos de investigação, com os pátios escolares no centro da aprendizagem, e percorrer as várias etapas do processo científico, desde a colocação de perguntas e formulação de hipóteses, passando pela pesquisa e experimentação, até à obtenção e comunicação dos resultados.
Durante a ação de formação, com a duração total de 4 horas, a diversidade natural dos pátios escolares será dada a conhecer, bem como diferentes formas de a conservar e promover. Serão também apresentadas e discutidas estratégias para a exploração nos pátios escolares de diferentes temáticas ligadas à geologia, botânica e zoologia, em que a observação, o pensamento crítico, a criatividade e o espírito colaborativo dos alunos são promovidos.
Local da formação
Formação online (plataforma Zoom)
Data da formação
Parte 1
Opção 1: 14 de março, 18.00-19.30
Opção 2: 16 de março, 18.00-19.30
Parte 2
Opção 1: 27 de março, 18.00-20.30
Opção 2: 28 de março, 18.00-20.30
Opção 3: 29 de março, 18.00-20.30
Opção 4: 30 de março, 18.00-20.30
Opção 5: 31 de março, 18.00-20.30
Formação exclusiva para os professores inscritos no projeto “Ciência Viva nos Pátios”.
Consulte mais informações aqui.
Destina-se a professores dos códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550.
Neste curso de formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral.
Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte?
Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.
Local da Formação
Agrupamento de Escolas da Bemposta - Portimão
Data da Formação
18 de março | das 11h às 13h; das 14h30 às 18h30 | Inscrições encerradas | Gratuita
Consulte a ficha técnica aqui e para mais informaçãoes aqui.
Professores do 1.º 2.º e 3.º ciclos, em particular para o grupo de docência 620
Nesta ação de curta iremos debater os impactos da exploração espacial tripulada. Porque é que enviamos astronautas para o Espaço? Iremos abordar as condições especiais existentes na Estação Espacial Internacional e a importância do trabalho dos astronautas.
Através de uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X, pela Faculdade de Motricidade Humana, iremos demonstrar alguns dos efeitos de viver no espaço no corpo humano.
Local da Formação
Colégio Ribadouro - Porto
Data da Formação
11 de março de 2023 |das 10h00 às 13h00 e das 14h às 17h | Inscrições encerradas| Gratuita
Consulte a ficha técnica aqui e para mais informaçãoes aqui.
Professores dos grupos de recrutamento 100 e 110
O que é que nos faz querer dormir sempre ao mesmo tempo todas as noites? Porque é que a meio da tarde sentimos necessidade de comer algo? Ao desmistificar o relógio biológico presente no nosso cérebro, podemos perceber de que modo pequenos elementos do nosso dia a dia, como as luzes provenientes dos nossos telemóveis podem prejudicar os nossos ciclos.
Os nossos hábitos afetam a saúde, o bem-estar e o ambiente. Para que as crianças sejam capazes de compreender os equilíbrios e as fragilidades dos comportamentos que envolvem a saúde e o bem-estar, espelhados nos seus hábitos quotidianos (de alimentação, de sono…) precisam da intervenção dos adultos.
A exploração do conhecimento que as crianças já têm (mas não sabem que têm) sobre os ciclos circadianos, pode ser um importante ponto de partida para a consciencialização e valorização de bons hábitos de sono e de alimentação e para compreender que o nosso corpo, fisiologicamente, está preparado para responder a diferentes estímulos de formas distintas durante o nosso ciclo de 24 horas. O saber das crianças associado à realização de atividades experimentais na área das Ciências e da Saúde apresenta-se como uma ótima estratégia para motivá-las a aprofundar o seu conhecimento sobre esta temática.
Nesta ação de curta duração, os docentes da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico serão desafiados a estimular e a promover o interesse intrínseco das suas crianças sobre ciclos circadianos, partindo de conceitos básicos que despertam a sua curiosidade através de exemplos concretos e recursos práticos.
Local da formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Data da formação
11 de março de 2023, das 09h00 às 13h00
Número máximo de formandos: 25 | Número mínimo de formandos: 10 | Inscrições encerradas| Gratuita
Consulte mais informações aqui.
Professores dos grupos de recrutamento 100 e 110
As abelhas são insetos fundamentais para a produção de vários alimentos que comemos. Mas o que é uma abelha? São todas iguais e produzem mel?
Nesta ação de curta duração os docentes da Educação Pré-Escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico vão explorar o mundo natural das abelhas, partindo de temas que despertam a sua curiosidade – alimentação, reprodução, ciclo de vida e polinização. Os docentes também serão desafiados a estimular a curiosidade e a promover o interesse intrínseco das suas crianças e alunos para temáticas relacionadas com a sustentabilidade, preservação e conservação das abelhas e dos seus habitats, através de diversos materiais e atividades.
Local da formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Data da formação
8 e 15 de março de 2023 | das 17h00 às 19h00
Número máximo de formandos: 20 | Número mínimo de formandos: 10| Inscrições encerradas | Gratuita
Consulte mais informações aqui.
Professores do 1.º 2.º e 3.º ciclos, em particular para o grupo de docência 620
Nesta ação de curta iremos debater os impactos da exploração espacial tripulada. Porque é que enviamos astronautas para o Espaço? Iremos abordar as condições especiais existentes na Estação Espacial Internacional e a importância do trabalho dos astronautas.
Através de uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X, pela Faculdade de Motricidade Humana, iremos demonstrar alguns dos efeitos de viver no espaço no corpo humano.
Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Data da Formação
28 de janeiro de 2023 |das 10h00 às 13h00 e das 14h às 17h | Inscrições encerradas| Gratuita
Consulte a ficha técnica aqui e para mais informaçãoes aqui.
Docentes dos grupos de recrutamento 100 e 110
A Geologia olha para as rochas que constituem o planeta Terra e tenta dar resposta a várias questões acerca da origem e formação das rochas e das condições em que os minerais se formam na natureza.
Existem muitas formas diferentes de explorar as ciências da Terra, em casa ou na sala de aula. Uma delas pode ser na cozinha, usando ingredientes muito comuns.
Esta ação de formação de curta duração pretende apresentar uma forma desafiadora e motivante para educadores e professores que querem experimentar atividades criativas e lúdicas, de uma forma diferente e divertida, podendo mais tarde, replicá-las com as crianças e alunos, através de uma verdadeira metodologia “hands on”, ou seja, mãos na massa. Não há melhor espaço para isso do que “A cozinha é um laboratório”!
Assim, sugerimos que venham equipados de avental e que se preparem para aprender ciência, a confecionar e comer o resultado das propostas que temos, baseadas em ideias, princípios ou conceitos científicos.
Desafiamos os educadores e os professores a aprender a fazer doces de rocha, minerais, moldes de organismos e muito mais utilizando e produzindo materiais comestíveis. A imaginação e a criatividade são o limite, com atividades cientificamente adequadas.
Está preparado para esta aventura? Então vamos arregaçar as mangas e aprender mais sobre rochas e minerais, por entre tachos e panelas.
Local da formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva
Data da formação
06 de fevereiro de 2023, das 17h30 às 19h30 e 11 de fevereiro de 2023, das 09h00 às 13h00| Inscrições encerradas| Gratuita
Número máximo de formandos: 20 | Número mínimo de formandos: 10
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Professores do ensino básico e secundário
Como abrir uma escola à comunidade a que pertence? Como tornar a aprendizagem multidirecional e permeável a novos atores e a novas formas de conhecimento? Como dar poder aos alunos para trabalharem lado a lado com outros elementos da sociedade? E como garantir que os alunos têm uma voz ativa na resolução de problemas que são de todos?
Tendo como base a metodologia living-lab promovida pelo projeto SALL – Schools as Living-Labs, os participantes nesta ação de formação online irão percorrer as etapas necessárias à abertura de uma escola à comunidade, desde a identificação de um problema e envolvimento de parceiros da comunidade local, passando pela discussão de possíveis soluções e definição de um protótipo, até à implementação da solução final.
Através desta formação, os professores poderão apoiar os seus alunos no desenvolvimento de novas competências e atitudes positivas, e a conceber a aprendizagem das ciências como uma forma de contribuir ativamente para o bem-estar do mundo em que vivem.
Local da formação
Plataforma zoom (formação online)
Data da formação
28 de janeiro de 2022 | 09h30 às 13h30 | Inscrições encerradas | Gratuita
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Professores do ensino básico (grupos 110 – 1º ciclo e 230 – matemática e ciências da natureza)
Nesta ação de formação serão discutidos conceitos essenciais relacionados com a História da Terra, que se desenrola ao longo de mais de 4600 M.a. (milhões de anos).
A formação inclui uma saída de campo, à zona envolvente ao Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva e ainda uma exploração orientada à exposição temporária: “Dinossauros: o regresso dos gigantes”. Com base nos conteúdos adquiridos, os formandos poderão conceber projetos e atividades IBSE (Inquiry Based Science Education) de carácter multidisciplinar, em que a geologia e a paleontologia ocupam um lugar central, para desenvolverem com os alunos e restante comunidade escolar.
Local da Formação
Formação presencial – Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva
Data da Formação
14 de janeiro de 2023 |das 10h às 13h e das 14h às 16h| Inscrições encerradas| Gratuita
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Professores dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário (códigos de grupo docência 230 e 520)
Plastic Pirates – Go Europe! é um projeto de ciência cidadã que promove o conhecimento da distribuição e abundância de lixo plástico em ecossistemas de água doce na Europa. Inicialmente promovido pelo Ministério da Educação e da Investigação Alemão, em 2016, evolui para uma campanha conjunta pelas três presidências da União Europeia (UE) – Alemanha, Portugal e Eslovénia – para o período do segundo semestre de 2020 e todo o ano de 2021 e, atualmente, com o apoio integra já 10 estados membros da UE. Em Portugal, a Ciência Viva é responsável por coordenar o trabalho com as escolas, fazendo a ligação entre estas e as instituições académicas envolvidas neste projeto. Tendo como público-alvo jovens entre os 10 e os 16 anos, este é simultaneamente um projeto de investigação e de educação.
Ao mesmo tempo que sensibiliza para a problemática da poluição, esta Ação de Curta Duração capacita os docentes para apoiarem ativamente o envolvimento dos seus alunos em atividades de ciência cidadã, através da participação em campanhas de amostragem que envolvam a componente de identificação e categorização dos resíduos encontrados
Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva (componente teórica) e Prainha do Braço de Prata - Marvila (componente prática)
Data da Formação
19 de novembro de 2022 |das 09h às 17h| Inscrições encerradas| Gratuita
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Professores do ensino básico e secundário
Como abrir uma escola à comunidade a que pertence? Como tornar a aprendizagem multidirecional e permeável a novos atores e a novas formas de conhecimento? Como dar poder aos alunos para trabalharem lado a lado com outros elementos da sociedade? E como garantir que os alunos têm uma voz ativa na resolução de problemas que são de todos?
Tendo como base a metodologia living-lab promovida pelo projeto SALL – Schools as Living-Labs, os participantes nesta ação de formação online irão percorrer as etapas necessárias à abertura de uma escola à comunidade, desde a identificação de um problema e envolvimento de parceiros da comunidade local, passando pela discussão de possíveis soluções e definição de um protótipo, até à implementação da solução final.
Através desta formação, os professores poderão apoiar os seus alunos no desenvolvimento de novas competências e atitudes positivas, e a conceber a aprendizagem das ciências como uma forma de contribuir ativamente para o bem-estar do mundo em que vivem.
Esta ação de curta duração integra o programa de atividades dinamizadas pela Quinta Ciência Viva das Cerejas e das Ideias - Fundão, desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local", através do financiado concedido pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019.
Consulte mais informações aqui.
Local da formação
Fundão
Data da formação
19 de novembro de 2022 | 09h30 às 13h30| Gratuita
Esta formação é exclusiva para docentes do distrito de Castelo Branco, ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal do Fundão. Inscrições encerradas
Professores dos grupos de recrutamento 110, 230 e 520.
Atualmente, a IA é uma das áreas que mais interesse desperta, mas não é uma área nova, existindo há pelo menos 60 anos. Atravessou períodos de grande desenvolvimento e outros de maior acalmia. Os últimos anos provam a grande evolução desta área, através das mudanças que conseguimos verificar no dia-a-dia e que irão continuar a impactar cada vez mais as nossas vidas.
Esta ação de formação, sobre Introdução ao IA, tem como objetivo mostrar os impactos desta área e do Machine Learning (aprendizagem de máquinas) em particular no quotidiano e no contexto educativo. Serão exploradas algumas ferramentas que podem ser utilizadas em situações de aprendizagem no desenvolvimento de atividades educativas.
Local da Formação
Formação online
Data da Formação
26 de novembro de 2022 |das 10h00 às 13h e das 14h00m às 17h00m |Inscrições encerradas| Gratuita
Consulte mais informações aqui.
Professores dos grupos de recrutamento 100, 110.
Já se imaginou ao pé de um T. Rex? Gostaria de conhecer diversas espécies de dinossauros?Quando é que viveu o Dilophosaurus? Como seria a armadura do Ankylosaurus? O que comia o Parasaurolophus? E como se deslocavam? Tantas perguntas cujas respostas os docentes vão encontrar, entre atividades e desafios que posteriormente poderão colocar às crianças.Estarão preparados para esta odisseia?Através desta ação de formação de curta duração desafiamos os educadores e professores a ingressarem nesta viagem: um verdadeiro regresso ao passado da História da Terra, com vestígios atuais quiçá inesperados!
Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva
Data da Formação
16 e 17 de novembro de 2022 |das 16h30 às 19h30 | Inscrições encerradas| Gratuita
Consulte mais informações aqui.
Professores dos grupos de recrutamento 110, 120, 230, 510, 520, 550, 420, 560
O EO Browser torna possível navegar e comparar imagens de boa resolução sobre diversos momentos do mesmo local da Terra. Basta ir à área de interesse, selecionar o intervalo de tempo e a cobertura de nuvem desejados e inspecionar os dados resultantes no navegador. Permite obter diferentes visualizações, obter imagens em alta resolução e crie timelapses, o que o torna um recurso transdisciplinar para diversas áreas temáticas.
Através de exemplos pré-definidos esta ação de curta duração pretende iniciar todos os professores, nomeadamente aos participantes no projeto escolar Detetives do Clima da ESA, na utilização desta ferramenta de observação da Terra.
Local da Formação
Formação online
Data da Formação
3 de novembro de 2022 |das 17h às 20h | Inscrições encerradas| Gratuita
Consulte aqui a ficha técnica e para mais informações aqui
Professores dos grupos de recrutamento 100, 110, 120, 200, 220, 230, 240, 330, 400, 420, 500, 510, 520, 530 e 550
Nesta ação de curta duração abordaremos conceitos básicos de observação com telescópios escolares, bem como conceitos de astronomia posicional necessários para essas mesmas observações. Assim, e partido de exemplos concretos veremos como os telescópios escolares podem ser poderosos aliados na promoção da cultura científica no âmbito da astronomia, numa vertente interdisciplinar, potenciando a complementaridade entre a aprendizagem formal e não formal no desenvolvimento das aprendizagens essenciais.
Local da Formação
Planetário do Porto – Centro Ciência Viva (ação online síncrona)
Data da Formação
29 de outubro de 2022 |das 09h00 às 13h00 | Inscrições encerradas | Gratuita
Consulte mais informações aqui.
Ver mais informações sobre o Centro de Formação Ciência Viva