No ano que celebra a sua primeira década de existência, a Conferência de Professores do Mar aposta na mobilização da comunidade educativa para um futuro mais azul.
Através da partilha de projetos e iniciativas que procuram soluções baseadas no conhecimento do oceano, a Conferência fará um balanço das ações desenvolvidas para promover a sustentabilidade e preservação do oceano para as gerações futuras.
Na primeira sessão da Conferência serão explorados diferentes temas de investigação, unidos por uma missão comum e essencial: proteger e conservar os ecossistemas aquáticos. Essenciais para a vida no planeta, estes ecossistemas enfrentam ameaças cada vez maiores, como a poluição e a exploração insustentável dos seus recursos.
Com uma programação diversificada, esta Conferência permitirá descobrir de que forma a tecnologia tem vindo a desenvolver soluções para o estudo destes ecossistemas. Encontrar soluções sustentáveis fundamental na estratégia de preservação dos ecossistemas aquáticos e garantir o uso responsável dos seus recursos, sendo esse o foco do painel "Restaurar e limpar ecossistemas".
Uma retrospetiva especial da Conferência, cuja primeira edição teve lugar em 2015, será o momento comemorativo no qual alguns dos oradores que participaram nas edições anteriores irão apresentar o estado atual dos seus temas de estudo, mostrando como estes evoluíram ao longo dos últimos 10 anos.
A programação inclui também exemplos de projetos de literacia azul e do eixo Planeta Água, sublinhando a importância da educação e do envolvimento da comunidade educativa nestas missões.
![]() |
9 e 10 de maio | Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva |
A participação na conferência é gratuita. Todos os professores confirmados terão oportunidade de participar na totalidade das sessões práticas paralelas, cuja ordem será indicada no momento do registo.
A conferência tem uma duração total de 12,5 horas e encontra-se em fase de acreditação, na modalidade de curso de formação para os códigos de grupo de recrutamento 230, 420, 500, 510 e 520.
Avaliação: