Aprender fora da sala de aula é cada vez mais importante. A aprendizagem no exterior promove o desenvolvimento de competências nos estudantes ao mesmo tempo que aumenta o bem-estar e a saúde física da comunidade escolar. Mas como podemos estimular esta aprendizagem nas escolas?
Junte-se a nós na 6.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula para celebrar a aprendizagem no exterior. É apenas uma questão de prática e, rapidamente, percebemos que aprender na natureza é mais fácil do que imaginamos.
Nas sessões plenárias de 21 de março, vamos conhecer as vantagens de aprender fora da sala de aula e o contributo que as Soluções Baseadas na Natureza têm a dar para melhorar o ambiente escolar. Depois, seguiremos caminho pelos percursos interpretativos: como é que nos ajudam a explorar o património natural e a reinventar os espaços exteriores das escolas? Ainda em movimento, vamos perceber o papel fundamental do desporto para as competências dos estudantes e, na reta final, desmistificar algumas questões associadas à aprendizagem fora da sala de aula. Terminamos com exemplos de projetos de exploração de espaços verdes, do eixo Aprender Fora da Sala de Aula.
Durante as sessões práticas de dia 22 de março, os professores vão desenvolver georoteiros nas escolas, explorar ferramentas que estimulam a motricidade nos estudantes, planificar a criação de um jardim sensorial e aprender a delinear um plano de ação verde a partir de Soluções Baseadas na Natureza.
![]() |
21 e 22 de março | Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva |
A participação na conferência é gratuita. Todos os professores confirmados terão oportunidade de participar na totalidade das sessões práticas paralelas, cuja ordem será indicada no momento do registo.
A conferência encontra-se em fase de acreditação para os códigos de grupo de recrutamento 110, 230, 260, 520 e 620.
Avaliação: