Um dos grandes desafios da Educação Científica é aproximar o que se aprende na sala de aula do mundo real.
Uma das abordagens é pela metodologia de Inquiry-Based Science Education (IBSE) que enfatiza a curiosidade e a observação, seguida pela resolução de problemas e experimentação. Através do uso do pensamento crítico, da reflexão, da criatividade e do trabalho colaborativo, é possível o desenvolvimento de competências nos alunos capazes de extrair significado das evidências reunidas em atividades científicas, contribuindo para um interesse geral na aprendizagem.
Criada em outubro de 2018, a Academia Ciência Viva apoia educadores e professores desde o pré-escolar ao ensino secundário disponibilizando recursos, instrumentos de trabalho, ações de formação e conferências, conhecimentos e boas práticas para facilitar a tomada de decisões educativas, em torno dos seus quatro eixos - compreenderSaúde, Aprender Fora da Sala de Aula, Espaço e Planeta Água.
A Academia Ciência Viva para professores fomenta parcerias com diferentes entidades com foco na promoção do sucesso escolar através das seguintes ações:
- Programa de ensino experimental das ciências em coadjuvação com os professores, implementado em contexto de sala de aula;
- Formação de professores usando a metodologia IBSE, com dinâmicas de trabalho direto onde os professores estão no centro do processo formativo;
- Programa de aprendizagem fora da sala de aula, promovendo a exploração das ciências nos pátios escolares e nas áreas próximas das escolas;
- Encontros regulares com a comunidade científica desafiando a perceção e visão dos alunos face à ciência e aos investigadores;
- Projetos comunitários nos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária com envolvimento dos encarregados de educação;
- Visita a Centros Ciência Viva como complemento do currículo de ciências.
Big picture thinking, OCDE, 2022
Envisoning the future of education and jobs, OCDE, 2019
The Future of Education and Skills – Education 2023, OCDE, 2018
Science Education for Responsible Citizenship, European Commission 2015
Science Education in Europe: National Policies, Practices and Research, 2011