5.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula
15 e 16 de março de 2024

Que áreas verdes existem em Portugal? A que ameaças estão expostas? Como podem ser protegidas e potenciadas? Na 5.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula, investigadores e outros especialistas na área da conservação da biodiversidade irão partilhar o seu olhar sobre as áreas verdes do nosso país.

Começamos com uma grande angular, para observar as áreas protegidas no contexto incontornável das alterações climáticas. Depois alteramos o foco para as cidades, para ver como estão a responder à necessidade urgente de aumentar a biodiversidade urbana. Finalmente, e com ampliação máxima, vamos observar os espaços naturais das escolas e discutir formas de os colocar no mapa da conservação da natureza.

 

© Ciência Viva 2024

 

Nas sessões plenárias de 15 de março, a decorrer no auditório José Mariano Gago, no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva, iremos começar por conhecer as áreas protegidas em Portugal: Que diferentes classificações existem? Que parâmetros são seguidos para a sua seleção? Que importância têm para a proteção da natureza e conservação da biodiversidade? Depois iremos debater o impacto das alterações climáticas sobre as áreas protegidas: Quais as ameaças atuais e futuras? Quão resilientes são os nossos ecossistemas? Os espaços verdes nas cidades estarão também em foco durante as sessões plenárias: Que trabalho está a ser feito nas cidades para promover a sua diversidade natural? Qual é a importância das coberturas verdes, dos prados urbanos e das hortas comunitárias? A fechar as sessões plenárias, será dado palco à diversidade natural das escolas: Como a proteger e potenciar? Por onde começar?

No dia 16 de março, os professores irão participar nas sessões práticas paralelas Solos: a base dos ecossistemas, onde irão recolher amostras de solos e observar o seu comportamento a diferentes níveis de perturbação; Bioblitz de insetos polinizadores, onde aprenderão a fazer uma inventariação relâmpago destes insetos, contribuindo para o seu conhecimento; Mapeamento dos espaços verdes das escolas, em que irão aprender a usar o sistema de informação geográfica QGIS para registar a diversidade natural dos pátios escolares; e A natureza sem limites, onde serão apresentadas estratégias para criar experiências fora da sala de aula que sejam enriquecedoras para alunos com deficiência/doença mental. As sessões práticas paralelas terão lugar no Parque José Gomes Ferreira (Mata de Alvalade) e na Escola Secundária Padre António Vieira (Agrupamento de Escolas de Alvalade).

 

PROGRAMA

 

    15 de março     Auditório José Mariano Gago, Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
    16 de março     Parque José Gomes Ferreira (Mata de Alvalade) e Escola Secundária Padre António Vieira (Agrupamento de Escolas de Alvalade)

 

A participação na conferência é gratuita. Todos os professores confirmados terão oportunidade de participar na totalidade das sessões práticas paralelas, cuja ordem será indicada no momento do registo.

A conferência encontra-se em fase de acreditação para os códigos de grupo de recrutamento 110, 230 e 520. 


INSCRIÇÕES


Avaliação:

  • Relatório escrito com uma proposta de atividade que possa ser realizada fora da sala de aula, com base nos conteúdos da conferência, e uma reflexão sobre o contributo da formação para o seu desenvolvimento profissional e pessoal;
  • Preenchimento de ficha de avaliação da ação de formação.