Centro de Formação Ciência Viva - Arquivo

 

O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-0161/20. A actividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade da comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho directo com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens.

 

ARQUIVO

 

Compreender a Terra através do Espaço

Códigos de docência 100 e 110

Através deste Curso de Formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18).

 Locais de Formação

 Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio | Alcanena

Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela, 2380-450 Louriceira

 Datas de Formação

 29 de fevereiro, 07 e 14 de março e 18 de abril de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Compreender a Terra através do Espaço II

Códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se em fase de acreditação.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

15 e 22 de fevereiro, 07 e 28 de março e 30 de maio de 2020  | Inscrições Encerradas| Gratuita

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Da literatura infantil à exploração prática das ciências

Códigos de docência 100, 110 e 230

Os professores e educadores irão ficar a conhecer ferramentas e recursos, e debater estratégias que promovem a literatura infantil como ponto de partida para a aprendizagem de ciências como a botânica e zoologia (biodiversidade, ecologia e fisiologia), geologia (diversidade de rochas, minerais e fósseis), saúde e bem-estar (promoção, prevenção e proteção) e educação ambiental, nas suas diversas vertentes. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se em fase de acreditação.

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Bibliotecas do município de Lisboa

Escolas básicas do município de Lisboa

Datas da Formação

5, 15, 22 e 29 de fevereiro, 7, 14 e 28 de março de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Novas ferramentas para a astronomia no ensino secundário

Códigos de docência 510

É reconhecida a importância da Astronomia na motivação e na formação dos estudantes, dado o grande fascínio que este tema exerce nos jovens. Por estas razões, mas também devido à forte interdisciplinaridade desta área do conhecimento, transversal a diversas áreas, como a física, a matemática, a química, a biologia, ou até a geologia, muitos professores perceberam a importância de abordar diversos temas de Astronomia nas suas aulas, e/ou realizar atividades extra curriculares sobre esses temas, inclusive professores das áreas de História e de Filosofia, que utilizam a Astronomia para ilustrar a evolução do pensamento científico e do conhecimento em geral.

Esta ação de formação proporciona uma formação estruturada no sentido de preencher o maior número possível de lacunas que os professores possam ter, em temas atuais de Astronomia. Enfatiza-se a componente prática e a utilização de ferramentas computacionais modernas mais apelativas para as novas gerações.  A formação tem uma duração total de 25 horas e aguardamos acreditação na modalidade de curso de formação.

Local de Formação

Centro Ciência Viva - Planetário do Porto

Datas da Formação

18 e 25 de janeiro de 2020; 01 e 08 de fevereiro de 2020 e 18 de abril de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Compreender a Terra através do Espaço

Códigos de docência 100 e 110

Através deste Curso de Formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18).

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

11 e 18 de janeiro de 2020; 01 e 08 de fevereiro de 2020 e 18 de abril de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


 

Compreender a Terra através do Espaço

Códigos de docência 100 e 110

Através deste curso de formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18).

Local de Formação

Centro Ciência Viva - Planetário do Porto

Datas da Formação

3 a 5 de Setembro de 2019 e 10 de Janeiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Compreender a Terra através do Espaço II - Edição de Verão 

Códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC89573/17).

Local da Formação

Centro Ciência Viva de Constância

Datas da Formação

15, 16, 17 e 18 de julho de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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5.ª Conferência de Professores do Mar

Códigos de docência 110, 230, 420, 500, 510 e 520 

O oceano ocupa um papel de destaque na nossa cultura. A exploração e mapeamento dos fundos oceânicos, o estudo da biodiversidade marinha, a influência do mar na regulação do clima e o desenvolvimento da biotecnologia marinha são tópicos de grande atualidade que, apesar de serem ainda pouco explorados podem ser abordados ao longo da escolaridade, desde que devidamente articulados com o currículo oficial. Com este curso pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre o oceano, aproximando a comunidade escolar dos investigadores portugueses e dando a conhecer os mais recentes resultados obtidos nas ciências e tecnologias do mar. A formação tem uma duração total de 12,5 horas e encontra-se em fase de acreditação.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

26 e 27 de abril de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Novas ferramentas para a astronomia no ensino secundário

Código de docência 510

É reconhecida a importância da Astronomia na motivação, e na formação dos estudantes dos diversos graus de ensino, já que é sabido que os temas astronómicos exercem normalmente um grande fascínio sobre os jovens. Este curso de formação aborda diversos temas atuais de Astronomia, no sentido de preencher o maior número possível de lacunas que os professores possam ter nesta área. Especificamente enfatiza-se a componente prática e a utilização de ferramentas computacionais modernas, e  portanto mais apelativas para as novas gerações. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-103017/19).

Local da Formação

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Datas da Formação

16, 23 e 30 de março, 6 de abril e 1 de junho de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Compreender a Terra através do Espaço II

Códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC89573/17).

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

9, 16, 23 e 30 de março e 18 de maio de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Aprender com as hortas biológicas

Códigos de docência 100 e 110

Esta acção de formação pretende envolver os professores do 1.º ciclo do ensino básico e os educadores de infância do ensino pré-escolar na exploração da Ciência fora da sala de aula, utilizando as hortas biológicas nos pátios escolares como ponto central para a aplicação da metodologia pedagógicas IBSE (Inquiry-Based Science Education). Pretende-se dotar os professores e educadores de ferramentas, recursos e ideias que lhes permitam usar as hortas biológicas como base para a aprendizagem da Botânica e da Zoologia, mas também da Geologia, da Matemática e da Educação Ambiental, sempre em forte ligação com as metas e orientações curriculares. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100009/17).

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva | EB de Santo António - Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor (Lisboa)

Datas da Formação

14 e 23 de Março, 6 e 27 de Abril, 4 e 25 de Maio de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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1.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula

Códigos de docência 110, 230 e 520

A 1.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula será um momento de partilha de conhecimentos e boas práticas e de troca de experiências que promovem a aprendizagem das ciências fora da sala de aula, em espaços tão diversos como os pátios escolares, os jardins, os parques, e mesmo os passeios das cidades. A formação tem uma duração total de 12,5 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 0,5 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-103685/19).

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

29 e 30 de março de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Mais informações aqui.


 

Compreender a Terra através do Espaço

Códigos de docência 100 e 110

Através deste curso de formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18).

Locais de Formação

Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio | Alcanena
Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela, 2380-450 Louriceira

Datas da Formação

12, 19 e 26 de Janeiro e 16 de Março de 2019 | Inscrições: formacao@alviela.cienciaviva.pt ou 249 881 805 | Gratuita
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Centro Ciência Viva - Planetário do Porto

Datas da Formação

2 de Março, 6 de Abril, 11 de Maio e 6 de Julho de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Robôs em Marte

Códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Nesta formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte? Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.

Local da formação:

Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação:

07 de março de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Um outro olhar sobre a luz

Códigos de docência 510 e 520

Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a exploração prática de diversas atividades sobre a luz. Também serão abordados os conceitos de Luz e as suas propriedades assim como o espetro eletromagnético.

Local da formação:

Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação:

29 de fevereiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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"Todos diferentes e nunca iguais": A diferenciação pedagógica como ferramenta de inclusão

Educadores e Professores de 1º e 2º ciclos

Uma educação inclusiva significa assegurar o acesso a todas as crianças em idade escolar e o seu sucesso, independentemente da sua condição social, racial, cultural, de saúde ou de outras. Para que este objetivo seja possivel é necessário oferecer instrumentos que proporcionem mudanças práticas e efetivas no quotidiano escolar, considerando fundamental que educadores/professores atualizem as suas práticas. Ao promover o desenvolvimento de estratégias diversificadas, o professor tornar-se-á um facilitador, um verdadeiro construtor de ambientes de aprendizagem. Tudo isto e muito mais será abordado na formação sobre Diferenciação Pedagógica como ferramenta de Inclusão a decorrer no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva, no próximo dia 29 de Fevereiro.

Local da Formação:
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação:

29 de fevereiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Recursos minerais para o desenvolvimento sustentável

Código de docência 520

Esta ação aborda a temática dos recursos minerais metálicos e não metálicos em três vertentes: génese, descoberta e utilização sustentável na sociedade moderna. O conhecimento destes temas é essencial na formação do aluno como futuro cidadão responsável e consciente por forma a compreender a narrativa social, ambiental, política e económica que o rodeia.

A génese dos recursos minerais deve ser entendida de forma integrada nos processos geológicos internos e externos do ciclo petrológico. O estudo dos recursos minerais recorre ao conhecimento multidisciplinar em várias áreas cientificas: geologia, biologia, física e química. Como tal, tem o potencial de promover o desenvolvimento de raciocínios integradores do conhecimento adquiridos em várias disciplinas do ensino básico e secundário.

O processo de descoberta de recursos minerais prospeção e pesquisa é frequentemente confundido com o processo de exploração de um corpo mineralizado (metálico ou não metálico). Iremos descodificar o processo de prospeção e enquadrar as condicionantes que podem ou não conduzir à sua exploração. Iremos igualmente sensibilizar para o reconhecimento do papel dos recursos minerais na sociedade moderna por forma a atingir um desenvolvimento sustentável no âmbito dos grandes desafios do crescimento populacional atual.

Local da Formação:
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação:

18 de fevereiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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ASTRO PI-Aprender a programar um Raspberry Pi

Códigos de docência 110, 230 e 240

Nesta ação de formação pretende-se capacitar os professores para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula. Além disso dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para a importância da programação como instrumento essencial no dia a dia, quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respetiva análise.

Local da Formação:

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação:

08 de fevereiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Edição de vídeos: uma ferramenta para aprendizagem ativa das ciências

Código de docência 230, 240, 510, 520, 530, 550 e 600

Nesta formação iremos promover o acesso a novas ferramentas para provocar a curiosidade e o interesse por novos métodos de comunicação. O vídeo proporciona amplas oportunidades para consolidar conhecimentos e competências adquiridos em ambiente formal, sendo transversal a todas as disciplinas. Os professores vão ter a oportunidade de criar um projeto (storyboard, seleção de temas, locais, melhores condições de iluminação e som, etc.), passando pela captação de imagens, com recurso a telemóveis, e posterior edição. em programas de livre acesso. Caso as condições climatéricas sejam favoráveis, iremos dar prioridade ao espaço exterior, explorando o mundo natural do Parque das Nações.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

01 de fevereiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Observação da Terra e Alterações Climáticas

Códigos de docência 420, 500, 510 e 520

A utilização dos satélites é da maior importância para a observação da Terra e no estudo do clima.
Serão abordadas as novas missões da ESA, Galileo e Copernicus e a sua importância na monitorização da Terra, além de propostas de actividades que podem ser desenvolvidas com os alunos em contexto de sala de aula.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

25 de janeiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Robôs em Marte

Códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Neste curso de formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte? Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.

Local da formação:

Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

25 de janeiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Abrindo a porta para o mundo invisível dos micróbios

Código de docência 520

A nova exposição temporária do Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva revela que há mais microrganismos a viver numa pessoa do que pessoas a habitar o planeta Terra. No entanto, nem todos os micróbios são prejudiciais ao ser humano…

Esta ação de formação de curta duração realizada por investigadores do Laboratório de Desenvolvimento Microbiano (ITQB NOVA, Instituto de Tecnologia Química e Biológica - Universidade Nova de Lisboa) dá a conhecer o mundo invisível dos micróbios nossos simbiontes, explorando como beneficiamos desta associação.

Tendo a exposição Pum! A vida secreta dos intestinos como ponto de partida, o Laboratório do Pavilhão do Conhecimento abrirá as portas à exploração de técnicas de assepsia, à caracterização do crescimento bacteriano e à determinação do efeito de antibióticos.

O uso de bata é obrigatório!

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

18 de janeiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Treino de Astronautas

Professores de 2º e 3º ciclos, em particular grupo de docência 620.

Neste curso de formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte? Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

11 de janeiro de 2020 | Inscrições encerradas | Gratuita

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Peixes de água doce - como garantir a sua sobrevivência

Código de docência 110, 230 e 520

Por não terem valor comercial, os peixes de água doce nativos são frequentemente negligenciados, apesar da sua extrema importância nos ecossistemas fluviais. Trata-se de um dos grupos taxonómicos mais ameaçados à escala mundial, em consequência de um conjunto de ameaças que inclui a destruição de habitats, contaminação por poluentes, proliferação de espécies exóticas e alterações climáticas decorrentes do aquecimento global. Esta Ação de Curta Duração pretende servir como um contributo para um conhecimento sólido acerca das espécies nativas de peixes de água doce, das ameaças que enfrentam e das medidas de conservação que podem ser implementadas para minimizar o seu risco de extinção. Pretende-se que, no final desta Ação, os formandos saibam identificar as espécies nativas de peixes de água doce; adquiram noções acerca dos principais métodos e técnicas de amostragem para fins científicos; e adquiram noções teóricas acerca das ferramentas atualmente disponíveis com vista à conservação destas espécies.

Local da Formação
Componente teória - EB1 Faião, Terrugem (Sintra)

Componente prática - Ribeira da Cabrela, Terrugem (Sintra)

Data da Formação

30 de novembro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Exoplanetas, introdução às técnicas e deteção de planetas extrasolares

Códigos de docência 500, 510, 520 e 550

Desde a deteção, em 1995, do primeiro exoplaneta em órbita a um outro sol, mais de 3800 planetas extrassolares foram entretanto confirmados. Nesta ação de formação, dinamizada por astrónomos profissionais, pretende-se trabalhar os conceitos básicos subjacentes à deteção de planetas extrassolares, culminando na deteção de um planeta com recurso a dados científicos reais.

Local da formação
Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Data da formação

16 de novembro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Programar em c++

Código de docência 110 e 550

A formação pretende capacitar os professores para a utilização de um microcontrolador em contexto de sala de aula, quer em aplicações ligadas à robótica, pesquisa cientifica e até mesmo na recolha de dados e respectiva análise. Esta ferramenta servirá para os professores sensibilizarem os seus alunos para a importância da programação como estratégia essencial do nosso dia a dia.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

15 de Junho de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Observação da Terra e Alterações Climáticas

Códigos de docência 420, 500, 510 e 520

A utilização dos satélites é da maior importância para a observação da Terra e no estudo do clima.
Serão abordadas as novas missões da ESA, Galileo e Copernicus e a sua importância na monitorização da Terra, além de propostas de actividades que podem ser desenvolvidas com os alunos em contexto de sala de aula.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

15 de Junho de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Programar em Python 

Código de docência 110, 530, 540 e 550

A formação pretende capacitar os professores para a utilização de um micro processador em contexto de sala de aula, quer em aplicações ligadas à robótica, pesquisa cientifica e até mesmo na recolha de dados e respectiva análise. Esta ferramenta servirá para os professores sensibilizarem os seus alunos para a importância da programação como estratégia  essencial do nosso dia a dia.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

25 de maio de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Tabela periódica 

Código de docência 510 e 520

Passados 150 anos da sua organização, celebramos a criação da Tabela Periódica, onde estão representados todos os elementos químicos e que permite prever as suas propriedades. Que elementos constituem o Sol? Será a atmosfera da Terra parecida com a de Marte? Que elementos se usam na exploração espacial? Afinal onde é que está o fósforo? Que elementos são usados num laboratório de investigação científica? Que elementos existem no nosso corpo? Existem metais no nosso corpo? Estas e outras perguntas que vamos responder ao longo desta sessão

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

4 de maio de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Treino de Astronauta

Destinado a todos os níveis de ensino, em particular para o grupo de docência 620

Nesta acção de curta duração iremos debater os impactos da exploração espacial tripulada. Porque é que mandamos astronautas para o Espaço? Iremos abordar as condições especiais existentes na Estação Espacial Internacional, e a importância do trabalho dos astronautas. Através de uma série de exercícios desenvolvidos para a Missão X, pela Faculdade de Motricidade Humana, iremos demonstrar alguns dos efeitos de viver no espaço no corpo humano.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

13 de abril de 2019 | Inscrições encerradas | Gratuita

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Robôs em Marte

Códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Nesta formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte? Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.


Locais da formação:

Castro Verde

Data da formação

18 de maio de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

6 de abril de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Exoplanetas, introdução às técnicas e deteção de planetas extrasolares

Códigos de docência 500, 510, 520 e 550

Desde a deteção, em 1995, do primeiro exoplaneta em órbita a um outro sol, mais de 3800 planetas extrassolares foram entretanto confirmados. Nesta ação de formação, dinamizada por astrónomos profissionais, pretende-se trabalhar os conceitos básicos subjacentes à deteção de planetas extrassolares, culminando na deteção de um planeta com recurso a dados científicos reais.

Local da formação
Planetário do Porto - Centro Ciência Viva

Data da formação

6 de abril de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Circuitos Elétricos - Itinerários de eletricidade

Código de docência 110 e 230

Desde a antiguidade que se tem estudado os fenómenos elétricos, o termo “electricidade” pode referir-se à “fiação eletrica”, situação em que significa uma conexão física em operação a uma estação de energia elétrica. Que tipos de circuitos existem? Como se constrói um circuito em paralelo e em serie? Como funciona os circuitos eléctricos lá em casa? Quem “descobriu” a electricidade?  O que é a lei de Ohm? Estas e outras perguntas que vamos responder ao longo desta sessão. Utilizando recursos diversificados, iremos desenvolver atividades simples para introduzir os circuitos eléctricos aos alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.Desde a antiguidade que se tem estudado os fenómenos elétricos, o termo “electricidade” pode referir-se à “fiação eletrica”, situação em que significa uma conexão física em operação a uma estação de energia elétrica. Que tipos de circuitos existem? Como se constrói um circuito em paralelo e em serie? Como funciona os circuitos eléctricos lá em casa? Quem “descobriu” a electricidade?  O que é a lei de Ohm? Estas e outras perguntas que vamos responder ao longo desta sessão. Utilizando recursos diversificados, iremos desenvolver atividades simples para introduzir os circuitos eléctricos aos alunos do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

16 de março de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Tabela periódica - Quem diria que...

Código de docência 110 

Passados 150 anos da sua organização, celebramos a criação da Tabela Periódica, onde estão representados todos os elementos químicos e que permite prever as suas propriedades. Que elementos existem nos alimentos? Onde existe Cloro, Enxofre ou Silício? Para que se usa Magnésio ou Fósforo? Quem descobriu e isolou o Berílio? Quais os países que mais elementos identificaram? Estas são algumas das questões que vamos responder ao longo desta sessão. Serão utilizados recursos diversificados para desenvolver atividades simples com as quais se possa introduzir a Tabela Periódica aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

23 de Março de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

  



Plantas em Marte

Códigos de docência 110, 120 e 230

Para estabelecer uma colónia em Marte é necessário pensar entre muitas outras coisas na alimentação enquanto suporte de vida. 
Propomo-nos nesta ação, através da programação simples de microcontroladores (Arduíno) a recriar um ambiente adequado ao cultivo de plantas em que a humidade (luz e temperatura) possa ser controlada, através dos dados recebidos por sensores. 
Serão abordados os conceitos de humidade, luz e temperatura enquanto vitais para a vida das plantas e animais..

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

9 de Fevereiro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Observação da Terra e Alterações Climáticas

Códigos de docência 420, 500, 510 e 520

A utilização dos satélites é da maior importância para a observação da Terra e no estudo do clima.
Serão abordadas as novas missões da ESA, Galileo e Copernicus e a sua importância na monitorização da Terra, além de propostas de actividades que podem ser desenvolvidas com os alunos em contexto de sala de aula.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

16 de Fevereiro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Construir uma cidade inspirada na Natureza

Códigos de docência 510 e 520

A Natureza pode inspirar-nos a desenvolver soluções sustentáveis e económicas aplicáveis na construção civil, na produção de energia ou até no aproveitamento da água. A formação irá permitir construir uma cidade do futuro mais sustentável usando apenas estruturas. A produção de cimento ecológico reproduzindo o processo de formação de corais, sistemas de captação de água inspirados em plantas que absorvem humidade, ou tecnologias para a captação de energia solar baseadas na fotossíntese de plantas e cianobactérias, são apenas alguns dos exemplos mas conhecerá outros.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

23 de Fevereiro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Centros de ciência como espaços não formais de aprendizagem

Códigos de docência 110 e 230

Durante a formação os professores serão envolvidos na exploração das ciências em espaços não formais de aprendizagem, como os centros de ciência. Serão partilhados recursos, ferramentas e estratégias para que os professores possam potenciar as visitas a centros de ciência, tornando-as experiências enriquecedoras a nível científico e pedagógico, visando uma aprendizagem activa, criativa e de forte sentido critico por parte dos alunos.

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Data da Formação

2 de Fevereiro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Robôs na Lua

Códigos de docência 100, 110, 120 e 230

Neste curso iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral em contexto de sala de aula. Enviaremos robôs para o ambiente hostil da Lua para investigar a sua superfície! Utilizando kits Lego® WeDo, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de realizar diferentes tarefas relacionadas com a exploração de conceitos de Estudo do Meio e Ciências da Natureza. O raciocínio lógico-matemático será também largamente explorado nesta resolução de problemas na Lua, com sequenciação de tarefas, medições, cálculos e comunicação de resultados.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

12 de Janeiro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Robôs em Marte

Códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550

Nesta formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte? Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.

Local da formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

19 de Janeiro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

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Rios de Conhecimento - Educar para valorizar

Códigos de docência 100 e 110

Os ecossistemas de água doce são salas de aulas de excelência que permitem explorar e interligar diferentes áreas curriculares. Através de actividades práticas e uma saída de campo, educadores e professores serão dotados de competências e ferramentas que lhes permitam explorar rios e ribeiras, a biodiversidade associada, as interações entre espécies e o ambiente, as ameaças a que estão expostos/as e as medidas de conservação, enquadrando-os nos programas curriculares.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

20 de Outubro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita (Destinada a professores)

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27 de Outubro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuíta (Destinada a professores, quadros da administração local, técnicos das organizações não-governamentais e de outras instituições públicas ou privadas)

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ASTRO PI-Aprender a programar um Raspberry Pi

Códigos de docência 230, 240, 500, 510, 520 e 550

A formação pretende capacitar os professores para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula. Para além disso também irá dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para a importância da programação como instrumento essencial no dia a dia, quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respectiva análise.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

3 de Novembro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita

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Dos livros infantis à exploração prática das Ciências

Códigos de docência 100 e 110

Os professores serão, durante a formação, envolvidos na exploração da Botânica e da Zoologia a partir da leitura de livros infantis do Plano Nacional de Leitura. Serão partilhadas ideias e recursos para que os professores possam desenvolver com os seus alunos actividades de exploração e investigação fora da sala de aula, tendo os livros infantis como recurso de excelência e em ligação com as metas, orientações curriculares e aprendizagens essenciais.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

10 de Novembro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita

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Viagens ao Desconhecido: exploração do processo científico através de histórias participativas

Código de docência 520

Durante a formação serão exploradas ferramentas e materiais pedagógicos baseados no trabalho de investigação desenvolvido por investigadores do Laboratório de NeuroCiência Comportamental do Champalimaud Centre for the Unknown. Os professores poderão trabalhar com os seus alunos a história de uma descoberta pelo ponto de vista de um cientista: desenhar experiências para testar as suas hipóteses, analisar os resultados e escolher as ferramentas para responder às questões científicas.

Local da Formação

Fundação Champalimaud

Datas da Formação

17 de Novembro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita

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Reino animal com sentido(s)

Códigos de docência 110 e 230

Como conseguem os gatos ver no escuro? Qual é o animal com o olfacto mais apurado? E, será que existem animais com mais do que cinco sentidos? Durante a formação serão exploradas várias actividades experimentais, aplicáveis aos diferentes níveis de ensino, que nos irão permitir conhecer melhor os sentidos dos animais e como estes diferem dos dos humanos. Com a exploração da nova exposição Cães e Gatos, será ainda possível compreender como é que os nossos animais de companhia veem, ouvem, cheiram e sentem o mundo.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

24 de Novembro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita

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