Programa de enriquecimento da prática profissional que promove metodologias inovadoras de aprendizagem.

Subscrever a Newsletter da Academia

Nome *

Código de Docência

Subscrever newsletter Academia

Subscrever newsletter Ciência Viva (opcional)

Concordo com a politica de privacidade e de tratamento de dados pessoais

Submeter

Os Clubes Ciência Viva são espaços abertos nas escolas que permitem o contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e o acesso dos alunos a práticas científicas de ensino experimental das ciências. São incentivadas parcerias com instituições científicas e de ensino superior, autarquias, museus e centros Ciência Viva, empresas ou outras instituições culturais.

ESERO (European Space Education Resource Office) é um programa educativo da Agência Espacial Europeia (ESA) que usa o Espaço como contexto inspirador para a aprendizagem das ciências, tecnologias e matemática, como forma de promover o interesse dos alunos nestas disciplinas nos níveis básico e secundário e incentivar carreiras científicas e de engenharia.

A aprendizagem fora da sala de aula promove a motivação, a criatividade, o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em equipa dos alunos, contribuindo para uma melhor compreensão da ciência e do processo cientifico.

O projeto tem como base a iniciativa norte-americana Ocean Literacy. A iniciativa, desenvolvida por dezenas de entidades científicas e educativas, identificou sete Princípios Essenciais sobre a cultura científica do Oceano e integrou-os nos vários níveis de ensino do currículo escolar.

SOBRE