Centro de Formação Ciência Viva - Cursos de formação

O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-0133/17. A atividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade da comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho direto com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens.

 

CURSOS DE FORMAÇÃO


Compreender a Terra através do Espaço II

Códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC89573/17).

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

15 e 22 de fevereiro, 07 e 21 de março e 16 de maio de 2020  | Inscrições aqui | Gratuita

Mais informações aqui.


Novas ferramentas para a astronomia no ensino secundário

Códigos de docência 510

É reconhecida a importância da Astronomia na motivação e na formação dos estudantes, dado o grande fascínio que este tema exerce nos jovens. Por estas razões, mas também devido à forte interdisciplinaridade desta área do conhecimento, transversal a diversas áreas, como a física, a matemática, a química, a biologia, ou até a geologia, muitos professores perceberam a importância de abordar diversos temas de Astronomia nas suas aulas, e/ou realizar atividades extra curriculares sobre esses temas, inclusive professores das áreas de História e de Filosofia, que utilizam a Astronomia para ilustrar a evolução do pensamento científico e do conhecimento em geral.

Esta ação de formação proporciona uma formação estruturada no sentido de preencher o maior número possível de lacunas que os professores possam ter, em temas atuais de Astronomia. Enfatiza-se a componente prática e a utilização de ferramentas computacionais modernas mais apelativas para as novas gerações.  A formação tem uma duração total de 25 horas e aguardamos acreditação na modalidade de curso de formação.

Local de Formação

Centro Ciência Viva - Planetário do Porto

Datas da Formação

18 e 25 de janeiro de 2020; 01 e 08 de fevereiro de 2020 e 18 de abril de 2020 | Inscrições aqui | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



Da literatura infantil à exploração prática das ciências

Códigos de docência 100, 110 e 230

Os professores e educadores irão ficar a conhecer ferramentas e recursos, e debater estratégias que promovem a literatura infantil como ponto de partida para a aprendizagem de ciências como a botânica e zoologia (biodiversidade, ecologia e fisiologia), geologia (diversidade de rochas, minerais e fósseis), saúde e bem-estar (promoção, prevenção e proteção) e educação ambiental, nas suas diversas vertentes. 

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Bibliotecas do município de Lisboa

Escolas básicas do município de Lisboa

Datas da Formação

5, 15, 22 e 29 de fevereiro, 7, 14 e 28 de março de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



 

Compreender a Terra através do Espaço

Códigos de docência 100 e 110

Através deste Curso de Formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18).

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas da Formação

11 e 18 de janeiro de 2020; 01 e 08 de fevereiro de 2020 e 18 de abril de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Compreender a Terra através do Espaço

Códigos de docência 100 e 110

Através deste curso de formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18).

Local de Formação

Centro Ciência Viva - Planetário do Porto

Datas da Formação

3 a 5 de Setembro de 2019 e 10 de Janeiro de 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


 

Ver mais informações sobre o Centro de Formação Ciência Viva   



SOBRE

Agência Ciência Viva

Missão

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Valores

Visão

Associados

Equipa

Logotipo - Download

Parceiros Internacionais

Imprensa

Regulamento - Rede de Centros Ciência Viva

Politica de Privacidade

CONTACTOS

Correio electrónico

Politica de Privacidade

Tel: (+351) 21 898 50 20

Fax: (+351) 21 898 50 55

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Largo José Mariano Gago n.º1
Parque das Nações
1990-073 Lisboa, Portugal


NEWSLETTER