Centro de Formação Ciência Viva - Cursos de formação

O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-0161/20. A atividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade da comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho direto com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens.

CURSOS DE FORMAÇÃO

7ª Conferência de Professores Espaciais: Missões Espaciais - Observação da Terra

Códigos de docência 110, 230, 420, 500, 510 e 520

Nos últimos anos, a indústria espacial portuguesa tem crescido na área do desenvolvimento do software, podendo hoje afirmar-se como um sector empresarial muito importante para Portugal.

Com a criação da Agência Espacial Portuguesa, a Portugal Space, o incremento de mais negócios nesta área tem vindo a desenvolver-se e, neste momento, estão reunidas as condições para a criação de empresas que também se venham a dedicar ao hardware. A mão de obra especializada é uma necessidade já hoje e vai aumentar nos próximos anos. É por isso fundamental que os professores tenham oportunidades de adquirir informação e formação atualizada com investigadores portugueses que colaboram em projetos da maior importância, quer nacionais quer internacionais.  Afinal são os professores os principais promotores do conhecimento científico nos alunos, gerando ambientes em que se possam desenvolver futuras carreiras quer nas áreas das engenharias, matemáticas e ciências em geral.

As oficinas práticas foram escolhidas de acordo com as preferências dos professores tendo em conta a utilização de recursos para a sala de aula.

Locais de Formação