Centro de Formação Ciência Viva - Cursos de formação

O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-0161/20. A atividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade da comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho direto com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens.

 

CURSOS DE FORMAÇÃO

 


"O Oceano que queremos" - 6.ª Conferência de Professores do Mar | Edição online

Professores dos códigos de docência 110, 230, 420, 500, 510 e 520 (pedido de acreditação a decorrer)

A conferência online “O Oceano que queremos” é dedicada à Década das Nações Unidas da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030). Esta conferência pretende trazer a ciência oceânica para o centro do debate societal, com a transformação de problemas em soluções que contribuam para um desenvolvimento mais sustentável, que liga as pessoas ao oceano.

Composta por sessões plenárias e workshops, esta formação tem a duração de 12,5 horas e encontra-se em processo de acreditação, na modalidade de curso de formação.

Local da Formação

Formação online (plataforma Zoom)

Datas da Formação

05, 06, 07, 08 e 15 de maio de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte o programa e mais informações aqui.


Compreender a Terra através do Espaço

Códigos de docência 100 e 110

Através deste Curso de Formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-110883/21).

Local de Formação

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva (Formação online)

Datas da Formação

1 de abril de 2021 a 29 de maio de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


2.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula | Edição online

Professores dos códigos de docência 110, 230 e 520

A 2.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula, em formato online, será um momento de partilha de conhecimentos e boas práticas que promovem a aprendizagem das ciências fora da sala de aula, em espaços tão diversos como os pátios escolares, os jardins, os parques, e mesmo os passeios das cidades. Composta por sessões plenárias e workshops, a edição deste ano dará destaque à conservação da biodiversidade terrestre. 

A formação tem uma duração total de 12,5 horas e encontra-se em fase de acreditação, na modalidade de curso de formação.

Local da Formação

Formação online (plataforma Zoom)

Datas da Formação

9, 10, 15, 16 e 17 de abril de 2021| Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte o programa e mais informações aqui.


Compreender a Terra através do Espaço I

Professores dos códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18).

Locais de Formação

Formação online (plataforma zoom).

Datas de Formação

20 de fevereiro de 2021, 06 e 20 de março de 2021, 17 de abril de 2021, 08 e 15 de maio de 2021 e 05 de junho de 2021| Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Compreender a Terra através do Espaço II

Professores dos códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-107758/20).

Locais de Formação

Devido à nova situação de confinamento, todas as sessões serão online.

Datas de Formação

16 e 30 de janeiro de 2021, 06, 13 e 27 de fevereiro de 2021, 13 de março de 2021 e 24 de abril de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Um olhar sobre a natureza a partir dos livros infantis

Educadores (código de docência 100)

A exploração dos livros infantis é muito mais do que uma viagem pela imaginação. É também uma excelente oportunidade para conhecer o mundo à nossa volta, através de um olhar atento sobre a natureza que irá promover o conhecimento e, a partir deste, a sensibilização ambiental. Este curso de formação online, de 25 horas, irá lançar um novo olhar sobre os livros infantis, como ponto de partida para a exploração da natureza, dando a conhecer plantas e animais (passados e presentes), as relações entre espécies, as interações com o meio e as ameaças ambientais.  O curso irá também incentivar os educadores de infância a explorar o meio natural com os seus alunos, dentro e fora da escola, através da partilha de ferramentas e metodologias pedagógicas que permitirão tornar a experiência da leitura de um livro infantil um momento ainda mais enriquecedor para todos.

Consulte mais informações aqui.

Esta formação é exclusiva para docentes do concelho de Setúbal ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal de Setúbal. Inscrições Encerradas.


Um olhar sobre a natureza a partir dos livros infantis

Professores do código de docência 110

A exploração dos livros infantis é muito mais do que uma viagem pela imaginação. É também uma excelente oportunidade para conhecer o mundo à nossa volta, através de um olhar atento sobre a natureza que irá promover o conhecimento e, a partir deste, a sensibilização ambiental. Este curso de formação online, de 25 horas, irá lançar um novo olhar sobre os livros infantis, como ponto de partida para a exploração da natureza, dando a conhecer plantas e animais (passados e presentes), as relações entre espécies, as interações com o meio e as ameaças ambientais. O curso irá também incentivar os professores do 1.º ciclo do ensino básico a explorar o meio natural com os seus alunos, dentro e fora da escola, através da partilha de ferramentas e metodologias pedagógicas que permitirão tornar a experiência da leitura de um livro infantil um momento ainda mais enriquecedor para todos.

Consulte mais informações aqui.

Esta formação é exclusiva para docentes do concelho de Setúbal ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal de Setúbal. Inscrições Encerradas.


7.ª Conferência de Professores Espaciais: Missões Espaciais - Observação da Terra

Professores dos códigos de docência 110, 230, 420, 510 e 520

Nos últimos anos, a indústria espacial portuguesa tem crescido na área do desenvolvimento do software, podendo hoje afirmar-se como um sector empresarial muito importante para Portugal.

Com a criação da Agência Espacial Portuguesa, a Portugal Space, o incremento de mais negócios nesta área tem vindo a desenvolver-se e, neste momento, estão reunidas as condições para a criação de empresas que também se venham a dedicar ao hardware. A mão de obra especializada é uma necessidade já hoje e vai aumentar nos próximos anos. É por isso fundamental que os professores tenham oportunidades de adquirir informação e formação atualizada com investigadores portugueses que colaboram em projetos da maior importância, quer nacionais quer internacionais.  Afinal são os professores os principais promotores do conhecimento científico nos alunos, gerando ambientes em que se possam desenvolver futuras carreiras quer nas áreas das engenharias, matemáticas e ciências em geral.

As oficinas práticas foram escolhidas de acordo com as preferências dos professores tendo em conta a utilização de recursos para a sala de aula.

Locais de Formação

As sessões teóricas serão online

As sessões presenciais irão decorrer no Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

Datas de Formação

10 a 21 de novembro 2020 | Inscrições Encerradas | Gratuita

 

 

 

Ver mais informações sobre o Centro de Formação Ciência Viva