Centro de Formação Ciência Viva - Cursos de formação

O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-0161/20. A atividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade da comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho direto com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens.

 

CURSOS DE FORMAÇÃO

 

 

Metodologias de trabalho colaborativo no contexto de projeto

Todos os professores do 3º ciclo do ensino básico e do ensino secundário

Este curso tem como objetivo dotar os professores de ferramentas de trabalho colaborativo que lhes permita unir associações de pais, escolas, empresas, museus, centros de ciência e instituições de ensino superior promovendo a literacia científica e a educação para a cidadania, tendo por base o desenvolvimento de um projeto junto das comunidades educativas. As diferentes sessões vão capacitar professores para o desenvolvimento de projeto enraizados na comunidade fomentando diálogos entre os vários parceiros envolvidos. 

O curso de formação tem uma duração de 25 horas, distribuídas por 10 sessões presenciais, e encontra-se em fase de acreditação pela  CCPFC.

Local de Formação

Sessão 1| Sessão 2 | Sessão 3 – Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Sessões 4 a 10 – em Agrupamentos de Escolas a definir.

Datas da Formação

8 de Outubro de 2022 a 10 de Dezembro 2022 | Consulte mais informações aqui | Gratuita

Número máximo de formandos: 40 

 

Esta iniciativa enquadra-se no Programa "Secundário para todos", em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, cofinanciado pelo Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

      


Hackathon no Sistema Solar

A conferência encontra-se  acreditada para os códigos de grupo de recrutamento 420, 510 e 520

Esta formação tem como objetivo principal não só dar a conhecer o que há de novo no sistema Solar, quais a missões espaciais que vão ser lançadas nos próximos anos e quais os seus objetivos, mas também proporcionar o contato direto entre investigadores e cientistas da área num ambiente de cocriação que permita a troca de ideias e a criação de novos recursos para a sala de aula.

A formação tem uma duração total de 32 horas e encontra-se acreditada na modalidade de Curso de Formação com o número CCPFC/ACC-116965/22.

 

Local de Formação

Sessões presenciais: Centro Ciência Viva de Estremoz (regime de alojamento interno)

A ação terá a duração de 32 h distribuídas por 9 sessões presenciais divididas em 4 dias : 7 sessões de 4h, 1 de 3h e 1 de 1h (Observação noturna.)

 

Datas da Formação

18 a 21 de julho de 2022 | Inscrições encerradas | Gratuita

N.º máximo de participantes: 25 | N.º mínimo de participantes: 10

Consulte o Programa aqui e mais informações aqui.

 

 



7.ª Conferência de Professores do Mar - Conhecer para proteger

Professores dos códigos de docência 110, 230, 420, 500, 510 e 520

O oceano cobre mais de 70% da superfície da Terra e alberga um sem número de espécies. No entanto, as zonas de elevada ou completa proteção são ainda muito reduzidas, correspondendo a menos de 3% da área total do oceano. O desafio está lançado: proteger 30% do grande azul até 2030. Do Ártico à Antártida e passando pelas regiões equatoriais, descendo pela coluna de água até aos fundos marinhos, várias são as ameaças à vida marinha. O que estamos a perder e como poderemos salvar o que resta? 

A 7.ª Conferência de Professores do Mar - Conhecer para proteger é dedicada à proteção do oceano nas suas várias vertentes, dando a conhecer ameaças que por vezes passam despercebidas, e revelando como a interdisciplinaridade é o segredo para a proteção do grande azul.

A conferência teve uma duração de 13h30 em 9 sessões presenciais: 5 sessões teóricas e 4 sessões práticas e encontra-se acreditada, na modalidade de Curso de Formação - Colóquios;Congressos, simpósios;jornadas ou iniciativas congéneres com o número CCPFC/ACC-115473/22.

 

Local de Formação

Sessões presenciais: Pavilhão do conhecimento - Ciência Viva

Datas da Formação

13 e 14 de maio de 2022 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 



 

3.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula

Edição online e presencial

Professores dos códigos de docência 110, 230 e 520

A 3.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula será um momento de partilha de conhecimentos e boas práticas que promovem a aprendizagem das ciências fora da sala de aula. A exploração dos pátios escolares terá um lugar de destaque, sem esquecer os espaços naturais e as comunidades à volta das escolas.  

Este ano a Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula irá decorrer em formato híbrido, com sessões plenárias online e workshops presenciais.

A conferência encontra-se acreditada com o número CCPFC/ACC-114391/22 para os códigos de grupo de recrutamento 110, 230 e 520.

Local de Formação

Sessões plenárias online:

Plataforma Zoom

Workshops presenciais:

Exterior do Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (19 de março)

Pátios da Escola Secundária do Lumiar, Agrupamento de Escolas Prof. Lindley Cintra (26 de março)

Datas da Formação

16, 17, 18, 19 e 26 de março de 2022 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte o programa e mais informações aqui.


 

Promover a Educação Ambiental na Escola 

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

A educação ambiental está diretamente ligada à sensibilização para as questões ambientais, e esta só é possível quando parte do conhecimento sobre o mundo natural. Conhecer a diversidade de espécies, de habitats e de ecossistemas à nossa volta, mas também as ameaças a que estão expostos (destruição de habitats, pressão humana sobre os serviços dos ecossistemas, poluição e alterações climáticas) é um ponto de partida muito importante para uma educação ambiental eficaz, independentemente da idade do público-alvo.

Neste curso de formação, em formato híbrido, serão apresentadas estratégias e metodologias para a aprendizagem dos temas ligados à educação ambiental, bem como propostas de atividades experimentais e de exploração, com vista a uma contribuição ativa para a conservação do mundo natural à nossa volta. 

A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-114373/22).

Local de Formação

Formação em formato híbrido:

Online: Plataforma Zoom

Presencial: Nos pátios das escolas participantes e áreas verdes adjacentes

Datas da Formação

2 de março a 22 de abril de 2022 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

Esta formação é exclusiva para docentes do concelho de Setúbal ao abrigo de projetos de colaboração a decorrer entre a Ciência Viva e a Câmara Municipal de Setúbal.

 


 

Compreender a Terra através do Espaço I

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-110883/21).

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial e online)

Datas da Formação

08 de fevereiro a 30 de abril de 2022 | Inscrições Encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Compreender a Terra através do Espaço II

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-107758/20).

Local de Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva (formação presencial e online)

Datas da Formação

16 de fevereiro a 16 de abril de 2022 | Inscrições Encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Compreender a Terra através do Espaço II

Professores dos códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-107758/20).

Local de Formação

Centro Ciência Viva de Estremoz (formação presencial)

Datas da Formação

15 de janeiro a 05 de março de 2022 | Inscrições Encerradas| Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Um olhar sobre a natureza a partir dos livros infantis

Professores dos códigos de docência 100 e 110

A exploração dos livros infantis é muito mais do que uma viagem pela imaginação. É também uma excelente oportunidade para conhecer o mundo à nossa volta, através de um olhar atento sobre a natureza que irá promover o conhecimento e, a partir deste, a sensibilização ambiental. Este curso de formação online, de 25 horas, irá lançar um novo olhar sobre os livros infantis, como ponto de partida para a exploração da natureza, dando a conhecer plantas e animais (passados e presentes), as relações entre espécies, as interações com o meio e as ameaças ambientais. O curso irá também incentivar os educadores de infância e os professores do 1.º ciclo do ensino básico a explorar o meio natural com os seus alunos, dentro e fora da escola, através da partilha de ferramentas e metodologias pedagógicas que permitirão tornar a experiência da leitura de um livro infantil um momento ainda mais enriquecedor para todos.

Local de Formação

Formação online (plataforma Zoom)

Datas da Formação

10 de novembro de 2021 a 05 de fevereiro de 2022 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


8.ª Conferência de Professores Espaciais: Da órbita da Terra aos confins do Universo

Professores dos códigos de docência 110, 230, 420, 510, 520 

A 8.ª Conferência dos Professores EspAciais  terá como tema “Da órbita da Terra aos confins do Universo”. Serão abordadas as novas missões e tecnologias espaciais, as últimas descobertas científicas sobre o Sistema Solar, e as respetivas aplicabilidades numa perspetiva inter e transdisciplinar em contexto de sala de aula, nos 4 workshops que decorrerão no dia 13. A formação tem uma duração total de 14 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de Curso de Formação - Colóquios;Congressos, simpósios;jornadas ou iniciativas congéneres (CCPFC/ACC-113752/22).

Locais de Formação

A Conferência decorrerá exclusivamente online

Datas de Formação

9 a 13 de novembro 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Compreender a Terra através do Espaço II

Professores dos códigos de docência 100 e 110

Com este curso pretendemos que, acima de tudo, os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-107758/20).

Local de Formação

Centro Ciência Viva do Alviela (formação presencial)

Datas da Formação

06 de novembro de 2021 a 08 de janeiro de 2022 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Compreender a Terra através do Espaço I

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

Através deste Curso de Formação pretende-se que os educadores e professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-110883/21).

Local de Formação

Centro Ciência Viva de Estremoz (formação presencial)

Datas da Formação

06 de novembro de 2021 a 08 de janeiro de 2022 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.


Compreender a Terra através do Espaço I

Professores dos códigos de docência 100 e 110 

Através deste Curso de Formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-110883/21).

Local de Formação

Planetário do Porto - Centro Ciência Viva (Formação online)

Datas da Formação

09 de outubro a 23 de dezembro de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Compreender a Terra através do Espaço II

Professores dos códigos de docência 100 e 110 (Arquipélago dos Açores)

O Expolab - Centro Ciência Viva leva a formação “Compreender a Terra através do Espaço II” à ilha se Santa Maria. Com este curso pretendemos que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativas às matérias curriculares dos programas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do pré-escolar. A valorização das dinâmicas curriculares do ensino das ciências centradas no Espaço, são de especial relevância para o contexto local, tendo em conta as infraestruturas já existentes e os projetos que se perspetivam para o futuro, ligados ao Espaço (CCPFC/ACC-107758/20).

Local de Formação

Associação RAEGE|AZ

Datas da Formação

05 a 09 de julho de 2021 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 


Novas ferramentas para a astronomia no ensino secundário 

Professores dos códigos de docência 510 (Arquipélago dos Açores)

O papel crucial da Astronomia na motivação e formação dos estudantes dos diversos graus de ensino motiva e requer, junto dos docentes, uma literacia científica nesta área, que acompanhe os seus desenvolvimentos mais recentes. No âmbito do programa de actividades paralelas da 4th Azores School on Observational Cosmology a ESERO-Portugal e o Centro de Formação Ciência Viva, em colaboração com o Planetário do Porto e o OASA, disponibilizam uma nova edição de um curso que aborda a utilização de ferramentas computacionais modernas e mais apelativas para as novas gerações (CCPFC/ACC-103017/19).

Local de Formação

Açores

Datas da Formação

Cancelada | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

  

 

 

Ver mais informações sobre o Centro de Formação Ciência Viva