Centro de Formação Ciência Viva

O Centro de Formação Ciência Viva é reconhecido pelo Ministério da Educação, desde 2007, através do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores, com o número CCPFC/ENT-NI-0133/17. A actividade da Ciência Viva ao nível do desenvolvimento profissional/formação distingue-se pela proximidade da comunidade científica, pela metodologia inovadora focada no IBSE e nas dinâmicas de trabalho directo com professores, onde estes estão no centro de todo o processo formativo, e pelo contexto em que decorrem as aprendizagens.

 

ACÇÕES DE CURTA DURAÇÃO

 


Plantas em Marte

Códigos de docência 110, 120 e 230


Para estabelecer uma colónia em Marte é necessário pensar entre muitas outras coisas na alimentação enquanto suporte de vida.
Propomo-nos nesta ação, através da programação simples de microcontroladores (Arduíno) a recriar um ambiente adequado ao cultivo de plantas em que a humidade (luz e temperatura) possa ser controlada, através dos dados recebidos por sensores.
Serão abordados os conceitos de humidade, luz e temperatura enquanto vitais para a vida das plantas e animais.


Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva


Data da Formação

9 de Fevereiro de 2019 | Inscrições aqui | Gratuita

Consulte mais informações aqui.




Observação da Terra e Alterações Climáticas

Códigos de docência 420, 500, 510 e 520


A utilização dos satélites é da maior importância para a observação da Terra e no estudo do clima.
Serão abordadas as novas missões da ESA, Galileo e Copernicus e a sua importância na monitorização da Terra, além de propostas de actividades que podem ser desenvolvidas com os alunos em contexto de sala de aula.


Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva


Data da Formação

16 de Fevereiro de 2019 | Inscrições aqui | Gratuita

Consulte mais informações aqui.




Construir uma cidade inspirada na Natureza

Códigos de docência 510 e 520

 

A Natureza pode inspirar-nos a desenvolver soluções sustentáveis e económicas aplicáveis na construção civil, na produção de energia ou até no aproveitamento da água. A formação irá permitir construir uma cidade do futuro mais sustentável usando apenas estruturas. A produção de cimento ecológico reproduzindo o processo de formação de corais, sistemas de captação de água inspirados em plantas que absorvem humidade, ou tecnologias para a captação de energia solar baseadas na fotossíntese de plantas e cianobactérias, são apenas alguns dos exemplos mas conhecerá outros.

 

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

 

Data da Formação

23 de Fevereiro de 2019 | Inscrições aqui | Gratuita

Consulte mais informações aqui.




Centros de ciência como espaços não formais de aprendizagem

Códigos de docência 110 e 230

 

Durante a formação os professores serão envolvidos na exploração das ciências em espaços não formais de aprendizagem, como os centros de ciência. Serão partilhados recursos, ferramentas e estratégias para que os professores possam potenciar as visitas a centros de ciência, tornando-as experiências enriquecedoras a nível científico e pedagógico, visando uma aprendizagem activa, criativa e de forte sentido critico por parte dos alunos.

 

Local da Formação
Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva

 

Data da Formação

2 de Fevereiro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.



 

 

CURSOS DE FORMAÇÃO

 
 
 
 

Aprender com as hortas biológicas

Códigos de docência 100 e 110


Esta acção de formação pretende envolver os professores do 1.º ciclo do ensino básico e os educadores de infância do ensino pré-escolar na exploração da Ciência fora da sala de aula, utilizando as hortas biológicas nos pátios escolares como ponto central para a aplicação da metodologia pedagógicas IBSE (Inquiry-Based Science Education). Pretende-se dotar os professores e educadores de ferramentas, recursos e ideias que lhes permitam usar as hortas biológicas como base para a aprendizagem da Botânica e da Zoologia, mas também da Geologia, da Matemática e da Educação Ambiental, sempre em forte ligação com as metas e orientações curriculares. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100009/17).

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva | EB de Santo António - Agrupamento de Escolas Rainha D. Leonor (Lisboa)


Datas da Formação

14, 23 e 30 de Março, 6 e 27 de Abril, 4 e 25 de Maio de 2019 | Inscrições aqui | Gratuita

Mais informações aqui.


Compreender a Terra através do Espaço

Códigos de docência 100 e 110


Através deste curso de formação pretende-se que os professores obtenham uma base sólida de conceitos e conhecimentos fundamentais sobre ciência, relativos aos conteúdos curriculares dos programas escolares. Pretende-se ainda que sejam capazes de adaptar exemplos de diferentes graus de complexidade consoante a faixa etária dos seus alunos. A formação tem uma duração total de 25 horas e encontra-se acreditada, na modalidade de curso de formação, com 1 unidade de crédito, na componente específica de formação (CCPFC/ACC-100250/18).

Local de Formação

Centro Ciência Viva do Alviela – Carsoscópio | Alcanena
Praia Fluvial dos Olhos de Água do Alviela, 2380-450 Louriceira


Datas da Formação

12, 19 e 26 de Janeiro e 16 de Março de 2019 | Inscrições: formacao@alviela.cienciaviva.pt ou 249 881 805 | Gratuita
Consulte mais informações aqui.

 
 
 
 

Robôs na Lua

Códigos de docência 100, 110, 120 e 230


Neste curso iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral em contexto de sala de aula. Enviaremos robôs para o ambiente hostil da Lua para investigar a sua superfície! Utilizando kits Lego® WeDo, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de realizar diferentes tarefas relacionadas com a exploração de conceitos de Estudo do Meio e Ciências da Natureza. O raciocínio lógico-matemático será também largamente explorado nesta resolução de problemas na Lua, com sequenciação de tarefas, medições, cálculos e comunicação de resultados.


Local da formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva


Data da formação

12 de Janeiro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.




Robôs em Marte

Códigos de docência 420, 500, 510, 520, 530, 540 e 550


Nesta formação iremos debater a importância da exploração espacial robótica, e da tecnologia em geral. Enviaremos robôs para o ambiente hostil de Marte para investigar a sua superfície! Haverá água em Marte? Utilizando kits Lego® Mindstorms EV3, iremos montar e programar pequenos robôs que terão de se movimentar através de um percurso predefinido. Através de sensores analisaremos o ambiente circundante para introduzir conceitos curriculares de Matemática, Geografia, Geologia, Biologia, Física e Química.


Local da formação
Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva

Data da formação

19 de Janeiro de 2019 | Inscrições Encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.




Rios de Conhecimento - Educar para valorizar

Códigos de docência 100 e 110


Os ecossistemas de água doce são salas de aulas de excelência que permitem explorar e interligar diferentes áreas curriculares. Através de actividades práticas e uma saída de campo, educadores e professores serão dotados de competências e ferramentas que lhes permitam explorar rios e ribeiras, a biodiversidade associada, as interações entre espécies e o ambiente, as ameaças a que estão expostos/as e as medidas de conservação, enquadrando-os nos programas curriculares.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva


Datas da Formação

20 de Outubro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita (Destinada a professores)

Consulte mais informações aqui.

27 de Outubro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuíta (Destinada a professores, quadros da administração local, técnicos das organizações não-governamentais e de outras instituições públicas ou privadas)

Consulte mais informações aqui.

 .          


ASTRO PI-Aprender a programar um Raspberry Pi

Códigos de docência 230, 240, 500, 510, 520 e 550


A formação pretende capacitar os professores para a utilização de um Raspberry Pi na sala de aula. Para além disso também irá dar ferramentas aos professores para sensibilizar os alunos para a importância da programação como instrumento essencial no dia a dia, quer para aplicações tecnológicas quer como elemento de pesquisa científica, como seja na recolha de dados e respectiva análise.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva


Datas da Formação

3 de Novembro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.




Dos livros infantis à exploração prática das Ciências

Códigos de docência 100 e 110


Os professores serão, durante a formação, envolvidos na exploração da Botânica e da Zoologia a partir da leitura de livros infantis do Plano Nacional de Leitura. Serão partilhadas ideias e recursos para que os professores possam desenvolver com os seus alunos actividades de exploração e investigação fora da sala de aula, tendo os livros infantis como recurso de excelência e em ligação com as metas, orientações curriculares e aprendizagens essenciais.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva


Datas da Formação

10 de Novembro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.




Viagens ao Desconhecido: exploração do processo científico através de histórias participativas

Código de docência 520


Durante a formação serão exploradas ferramentas e materiais pedagógicos baseados no trabalho de investigação desenvolvido por investigadores do Laboratório de NeuroCiência Comportamental do Champalimaud Centre for the Unknown. Os professores poderão trabalhar com os seus alunos a história de uma descoberta pelo ponto de vista de um cientista: desenhar experiências para testar as suas hipóteses, analisar os resultados e escolher as ferramentas para responder às questões científicas.

Local da Formação

Fundação Champalimaud


Datas da Formação

17 de Novembro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.




Reino animal com sentido(s)

Códigos de docência 110 e 230


Como conseguem os gatos ver no escuro? Qual é o animal com o olfacto mais apurado? E, será que existem animais com mais do que cinco sentidos? Durante a formação serão exploradas várias actividades experimentais, aplicáveis aos diferentes níveis de ensino, que nos irão permitir conhecer melhor os sentidos dos animais e como estes diferem dos dos humanos. Com a exploração da nova exposição Cães e Gatos, será ainda possível compreender como é que os nossos animais de companhia veem, ouvem, cheiram e sentem o mundo.

Local da Formação

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva


Datas da Formação

24 de Novembro de 2018 | Inscrições encerradas | Gratuita

Consulte mais informações aqui.

 
 

SOBRE

Agência Ciência Viva

Missão

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Valores

Visão

Associados

Equipa

Logotipo - Download

Parceiros Internacionais

Imprensa

Regulamento - Rede de Centros Ciência Viva

Politica de Privacidade

CONTACTOS

Correio electrónico

Politica de Privacidade

Tel: (+351) 21 898 50 20

Fax: (+351) 21 898 50 55

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Largo José Mariano Gago n.º1
Parque das Nações
1990-073 Lisboa, Portugal

NEWSLETTER