Recursos Ciência Viva

Viver em ambientes extremos

Autoria do recurso original: NOAA Ocean Exploration



Nível de ensino

12.º Ano | 10.º Ano | 11.º Ano

Área disciplinar

Geografia | Biologia

Temática

Biologia | Geologia | Química | Oceano

Princípios da Literacia do Oceano

1º - Compreender a Terra através do Oceano | 5º - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas | 7º - Há muito por descobrir e explorar no Oceano

Palavras-chave

amostragem | morfologia | profundidade | quimiossintese | simbiose | sondagem

Duração

2 aulas de 45 minutos

Tipologia

Atividade de investigação

Uma investigação científica requer recolher amostras, juntar, registar e analisar informações provenientes de uma investigação.


Nesta atividade vai perceber-se que todos os organismos necessitam de encontrar nutrientes, crescer, protegerem-se e reproduzirem-se com sucesso para garantirem a sua sobrevivência, mesmo que seja em ambientes extremos.


Recurso adaptado de https://oceanexplorer.noaa.gov/explorations/deepeast01/background/education/dehslessons5.pdf



Materiais


  • Fio (40 cm de comprimento)
  • Papéis redondos
  • 4 palitos
  • Cola
  • Imagem de um habitat do mar profundo
  • “Chave de Organismos”
  • Ficha de Dados sobre o ambiente do mar profundo
  • Ficha de avaliação do aluno
  • Livros escolares de ecologia
  • Réguas métricas
  • Fita de pintor
  • Marcador colorido
  • Papel de acetato

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