Recursos Ciência Viva

Coração transparente: acelera ou desacelera?

Autoria: CIIMAR



Nível de ensino

5.º Ano | 6.º Ano

Área disciplinar

Ciências Naturais

Área temática

Biologia | Corpo humano | Saúde

Princípios da Literacia do Oceano

1º - Compreender a Terra através do Oceano | 6º - O Oceano e a humanidade estão fortemente interligados

Palavras-chave

aquatico | cardiaco | cardiovascular | coracao | dafnia | invertebrado | modelo biologico | zoologia

Tipologia

Protocolo experimental

Desenvolvido por investigadores e colaboradores do CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, este protocolo experimental permite aos alunos observar os efeitos de substâncias, potencialmente nocivas, no ritmo cardíaco de um invertebrado aquático muito utilizado como modelo biológico: a dáfnia. A atividade proposta explora problemas e questões básicas, aplicadas não só às áreas das Ciências Marinhas e Ambientais, mas também relacionadas com a Biologia, Corpo Humano e Saúde.
Adaptados à realidade portuguesa e aos currículos escolares, este protocolo é constituído por uma breve descrição do tópico e objetivos, pelo procedimento experimental e por uma folha de registo de resultados para os alunos.


O CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental é uma instituição de investigação científica e de formação avançada da Universidade do Porto, que tem como missão o desenvolvimento de investigação de excelência, a promoção do desenvolvimento tecnológico e o apoio a políticas públicas na área das Ciências Marinhas e Ambientais.


O projeto CIIMAR na Escola tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento da educação e da literacia científica, e despertar a curiosidade dos jovens pelas Ciências Marinhas e Ambientais, aproximando a comunidade científica do público escolar. Através da plataforma online do projeto são disponibilizados gratuitamente, a professores e educadores, um conjunto de protocolos experimentais e uma oferta de palestras a realizar na sala de aula para alunos do Ensino Básico e do Ensino Secundário.