Recursos Ciência Viva

Caça o bicho





Nível de ensino

3.º Ano | 4.º Ano | 5.º Ano | 6.º Ano | Famílias | Ensino à distância

Área disciplinar

Estudo do Meio | Matemática | Educação Tecnológica

Área temática

Matemática | Robótica / Programação

Ciência Viva em Casa

Laboratório de Programação e Robótica

Palavras-chave

machine learning | programacao

Duração

90 minutos

Tipologia

Protocolo experimental

Vamos ensinar o computador a jogar um jogo de arcada?
Caça o bicho ( Shoot the bug), é um jogo que consiste em disparar bolas contra um alvo. Não conseguimos disparar a bola diretamente porque há uma parede no caminho, assim, a bola tem que fazer ricochete numa das paredes laterais para que consiga acertar.
Neste projeto, usando o Scratch, vamos treinar um modelo de Machine Learning (aprendizagem de máquina), para que reconheça números, e aprenda a jogar sozinho, enquanto o faz, o modelo vai continuar a aprender até que faça previsões com uma margem de erro muito reduzida.


Esta atividade foi adaptada do site Machine Learning for Kids, ao abrigo de um protocolo com a IBM Portugal.