3.º Ano | 4.º Ano | 5.º Ano | 6.º Ano | 7.º Ano | 8.º Ano | 9.º Ano | Famílias | Ensino à distância
Estudo do Meio | Educação Tecnológica | Físico-Química
Eletricidade | Tinkering
circuitos eletricos | eletricidade | maker
21 minutos
Vídeo
O movimento maker, intimamente ligado à aprendizagem das STEM, é uma abordagem pedagógica baseada na resolução de problemas reais e desenvolvimento de projetos práticos e colaborativos.
Neste mini-workshop, César Marques, professor e maker de natureza, fala-nos sobre os benefícios de “aprender fazendo”, e como transformar 1 vela ornamental no protótipo de uma laterna pode apoiar a exploração de conteúdos pedagógicos associados ao programa curricular. Apresentado no 1.º Fórum de Clubes Ciência Viva.
Os Clubes Ciência Viva funcionam nas escolas como espaços abertos de contacto com a ciência e a tecnologia, para a educação e para o acesso generalizado dos alunos a práticas científicas, promovendo o ensino experimental das ciências. São o resultado de parcerias sólidas com Universidades, Centros de Investigação, Museus e Centros de Ciência, Empresas, Associações e ONG´S que fomenta a interdisciplinaridade e a abertura das escolas à comunidade.