Recursos Ciência Viva

O que é vermelho, vivo e invisível?

Autoria do recurso original: Stacia Fletcher, NOAA Ocean Exploration (https://oceanexplorer.noaa.gov/)



Nível de ensino

5.º Ano | 6.º Ano

Área disciplinar

Ciências Naturais

Temática

Biologia | Oceano

Princípios da Literacia do Oceano

5º - O Oceano suporta uma imensa diversidade de vida e de ecossistemas | 7º - Há muito por descobrir e explorar no Oceano

Palavras-chave

biodiversidade | luz | oceano | profundo | vermelho

Duração

60 min

Tipologia

Protocolo experimental

Atividade sobre a diversidade e a predominância dos organismos vermelhos no fundo do mar. Porque razão existem tantos? Os alunos irão aprender que há muito pouca luz solar no oceano a profundidades iguais ou superiores a 200 metros e quais as implicações desta falta de luz.


Este plano de aula foi concebido pela Stacia Fletcher, do South Carolina Aquarium, Charleston, SC para a National Oceanic and Atmospheric Administration. 



Materiais


  • Prisma
  • Lanterna
  • Ecrã de projecção ou parede branca
  • Tesoura
  • 36 capas de plástico azuis transparentes
  • X-acto
  • Agrafador
  • Agrafos
  • Um par de “óculos de mergulho"
  • Um pacote de M&M
  • Um pedaço de papel canelado preto

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