Recursos Ciência Viva

Descreve o copo





Nível de ensino

3.º Ano | 4.º Ano | 5.º Ano | 6.º Ano | Famílias | Ensino à distância

Área disciplinar

Estudo do Meio | Educação Tecnológica | TIC

Área temática

Robótica / Programação

Ciência Viva em Casa

Laboratório de Programação e Robótica

Palavras-chave

blocos de programacao | inteligencia artificial | machine learning | otimismo | percentagens | pessimismo

Duração

90 minutos

Tipologia

Protocolo experimental

Será que o copo está meio cheio? Ou estará meio vazio?
A Wikipédia descreve esta questão como uma demonstração de que a mesma situação pode ser vista de diferentes maneiras dependendo do ponto de vista de cada um, e um teste que que determina a individualidade da visão do mundo. Uma pessoa pessimista pode descrever o copo com estando meio vazio enquanto que, uma pessoa otimista pode descrever o mesmo como, como estando meio cheio.
Neste projeto, vai-se ensinar um computador a responder a esta questão de acordo com o que ele vai aprender a partir da perspetiva do utilizador. Usando o Scratch, vai ser treinado um modelo de “Machine Learning” (aprendizagem de máquina), para que reconheça números, mais concretamente percentagens, de forma a que o computador aprenda a distinguir quando está o copo meio cheio ou meio vazio.


Esta atividade foi adaptada do site Machine Learning for Kids, ao abrigo de um protocolo com a IBM Portugal.