Recursos Ciência Viva

Antibióticos é tudo ou nada

Autoria: Direção-Geral da Saúde



Nível de ensino

1.º Ano | 2.º Ano | 12.º Ano | 3.º Ano | 4.º Ano | 5.º Ano | 6.º Ano | 7.º Ano | 8.º Ano | 9.º Ano | 10.º Ano | 11.º Ano | Famílias | Ensino à distância

Área disciplinar

Ciências Naturais | Estudo do Meio | Conhecimento do Mundo | Biologia | Biologia e Geologia

Área temática

Biologia | Corpo humano | Medicina | Microbioma | Saúde

Palavras-chave

antibiotico | bacteria | literacia em saude | resistencia | saude

Duração

1 minuto

Tipologia

Vídeo

Com o lema Antibióticos é tudo ou nada, NÃO TOME POR TUDO E POR NADA, a campanha de literacia em saúde PORCAUSA, pretende sensibilizar para a problemática da resistência aos antibióticos e para a sua utilização segura e adequada. A utilização desnecessária ou excessiva de antibióticos não tem qualquer benefício para o doente e promove a seleção de bactérias mais resistentes e, portanto, mais difíceis de tratar. E, é importante compreender que, a crescente resistência das bactérias aos antibióticos cria um cenário preocupante de progressiva perda da efetividade do antibiótico.
O que significa a resistência aos antibióticos?
Quais as repercussões?
O que podem os cidadãos fazer para preservar os antibióticos?
A resposta a todas estas questões são dadas no vídeo e no website da campanha.


A Campanha para a Utilização Segura de Antibióticos PORCAUSA (PORtuguese CAmpaign for the safe USe of Antibiotics) é lançada pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistências a Antimicrobianos (PPCIRA). 




PROJECTOS


SOBRE

Agência Ciência Viva

Missão

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Valores

Visão

Associados

Equipa

Logotipo - Download

Parceiros Internacionais

Imprensa

Regulamento - Rede de Centros Ciência Viva

Politica de Privacidade

CONTACTOS

Correio electrónico

Politica de Privacidade

Tel: (+351) 21 898 50 20

Fax: (+351) 21 898 50 55

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Largo José Mariano Gago n.º1
Parque das Nações
1990-073 Lisboa, Portugal


NEWSLETTER


© Ciência Viva 2021