Recursos Ciência Viva

Carteiro Max





Nível de ensino

3.º Ano | 4.º Ano | 5.º Ano | 6.º Ano | Ensino à distância

Área disciplinar

Estudo do Meio | TIC

Área temática

Robótica / Programação

Ciência Viva em Casa

Laboratório de Programação e Robótica

Palavras-chave

machine learning | programacao

Duração

90 minutos

Tipologia

Protocolo experimental

Neste projeto, os alunos vão treinar um modelo de “Machine Learning” (aprendizagem de máquina), para que reconheça texto. Usando o rato, vamos desenhar letras que correspondem às siglas das cidades e usadas em códigos postais (OX para Oxford, GU para Guildford e SO para Southampton), destes desenhos será criado um modelo em que o computador conseguirá distinguir cada uma das cidades apenas pelas siglas desenhadas.
A partir deste modelo, usando o Scratch, o computador vai reconhecer as cidades e vai enviar a correspondência para a cidade correta, usando apenas a sigla das cidades desenhada.


Esta atividade foi adaptada do site Machine Learning for Kids, ao abrigo de um protocolo com a IBM Portugal.


CONTACTOS

Newsletter

Inscreva-se