Recursos Ciência Viva

Popó ou papa





Nível de ensino

1.º Ano | 2.º Ano | 3.º Ano | 4.º Ano | Ensino à distância

Área disciplinar

Estudo do Meio | Português | TIC

Área temática

Robótica / Programação

Ciência Viva em Casa

Laboratório de Programação e Robótica

Palavras-chave

machine learning | primeiras palavras | programacao

Duração

60 minutos

Tipologia

Protocolo experimental

Com esta atividade, os alunos irão aprender a treinar um modelo de “Machine Learning” (aprendizagem de máquina), um conceito associado à inteligência artificial. Através de uma seleção de fotografias (retiradas da internet) de carros (popós) e de papas, os alunos vão treinar a máquina (machine learning) para que um programa feito em Scratch consiga separar as fotografias em dois grupos distintos, um grupo com as fotos de carros (popós) e outro grupo com as fotos de papas. Para além da introdução ao desenvolvimento de machine learning e de programação em Scratch, os alunos desenvolvem ainda as suas capacidades de pesquisa web.


Esta atividade foi adaptada do site Machine Learning for Kids, ao abrigo de um protocolo com a IBM Portugal.




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