3.º Ano | Ensino à distância
Estudo do Meio
Engenharia | Física
alavanca | balance | fisica | fulcro | maquinas simples
Cenário de aprendizagem
Arquimedes disse: “Dê-me um ponto de apoio e uma alavanca que moverei o mundo”! E, de facto, com um balancé suficientemente comprido, até um elefante conseguiríamos levantar. Um balancé é, na realidade, uma alavanca, um engenhoso sistema usado há milhares de anos para levantar objetos pesados.
O cenário de aprendizagem proposto complementa as aprendizagens essenciais – no domínio da Tecnologia – realizadas pelos alunos na disciplina de Estudo do Meio, explorando os princípios físicos das máquinas simples, em geral, e, em particular, das alavancas, relacionando-os com situações do quotidiano.
Os cenários de aprendizagem Ciência Viva têm como objetivo estimular a curiosidade e o pensamento crítico para diferentes conceitos científicos, interpretar situações do quotidiano, consolidar aprendizagens adquiridas e desenvolver novos conhecimentos sobre tópicos do currículo, em contexto interdisciplinar e recorrendo à metodologia IBSE.