Recursos Ciência Viva

Paxi e as estações do ano

Cenário de aprendizagem - 1.º CEB



Nível de ensino

1.º Ano | 2.º Ano | 3.º Ano | 4.º Ano | Ensino à distância

Área disciplinar

Estudo do Meio

Área temática

Astronomia | Terra | Exploração espacial | Atmosfera

Palavras-chave

dia | estacoes do ano | noite | rotacao | sol | translacao

Tipologia

Cenário de aprendizagem

Porque existe dia e noite? E as estações do ano?... O Paxi decide investigar e encontra a resposta para estas e outras questões. Através da exploração deste cenário de aprendizagem – que complementa as aprendizagens essenciais realizadas na disciplina de Estudo do Meio – professores e alunos vão compreender porque é que os dias no inverno são mais curtos que no verão, assim como que alguns tipos de condições meteorológicas ocorrem mais frequentemente em determinadas estações.

Este cenário de aprendizagem é composto por recursos educativos produzidos no âmbito do projeto ESERO Portugal, uma parceria entre a Agência Espacial Europeia (ESA) e Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (ANCCT).


Os cenários de aprendizagem Ciência Viva têm como objetivo estimular a curiosidade e o pensamento crítico para diferentes conceitos científicos, interpretar situações do quotidiano, consolidar aprendizagens adquiridas e desenvolver novos conhecimentos sobre tópicos do currículo, em contexto interdisciplinar e recorrendo à metodologia IBSE.




PROJECTOS


SOBRE

Agência Ciência Viva

Missão

Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Valores

Visão

Associados

Equipa

Logotipo - Download

Parceiros Internacionais

Imprensa

Regulamento - Rede de Centros Ciência Viva

Politica de Privacidade

CONTACTOS

Correio electrónico

Politica de Privacidade

Tel: (+351) 21 898 50 20

Fax: (+351) 21 898 50 55

Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva
Largo José Mariano Gago n.º1
Parque das Nações
1990-073 Lisboa, Portugal


NEWSLETTER


© Ciência Viva 2021