Recursos Ciência Viva

Ozobot




Nível de ensino

1.º Ano | 2.º Ano | Pré-escolar

Área Disciplinar

Estudo do Meio | Conhecimento do mundo

Área Temática

Robótica / Programação

Palavras-chave

algoritmos | programacao | rotinas

Duração

45 minutos

Tipologia

Protocolo experimental

Um pequeno robô que obedece às tuas ordens? E segue rigorosamente percursos? Vamos programar um Ozobot, com códigos de cores, para percorrer uma vila nas suas tarefas diárias.


Este jogo é uma excelente ferramenta educacional que permite introduzir os alunos a conceitos básicos de programação sem ser necessário aprender qualquer linguagem de programação, recorrendo apenas a estímulos visuais e despertando a competição saudável. O Ozobot pode ser programado através de códigos de cores desenhando o percurso desejado em folhas brancas.



Materiais


  • 6 robôs Ozobot
  • Canetas de feltro
  • Folhas com os códigos de cores
  • Placas das cidades


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