Recursos Ciência Viva

InMoz: A aventura para o conhecimento

Autoria: Centro Ciência Viva do Algarve e Universidade do Algarve



Nível de ensino

12.º Ano | 7.º Ano | 8.º Ano | 9.º Ano | 10.º Ano | 11.º Ano

Área disciplinar

Ciências Naturais | Conhecimento do Mundo | Geografia | Geologia | Biologia | Biologia e Geologia | Cidadania e Desenvolvimento

Temática

Biologia | Geologia | Ensino da ciência | Geografia | Ambiente | Sociedade

Palavras-chave

Tipologia

Jogo didático

O jogo de tabuleiro "In Moz: A aventura para o conhecimento" foi criado para auxiliar a disseminação e a comunicação de ciência no âmbito de um projeto de investigação internacional, que estuda as alterações ambientais que ocorreram ao longo dos últimos 7500 anos na costa sudeste de Moçambique.

No jogo, cada jogador(a) é convidado(a) a assumir o papel de um investigador(a) que participa num trabalho de campo onde irá criar conhecimento para escrever um livro. Para tal, vai necessitar de recursos materiais e humanos para analisar diversos indicadores ambientais! A velocidade com que vai fazê-lo vai depender de diversas condicionantes.

Para reproduzir as cartas de forma adequada, imprima todas as folhas em frente e verso, selecionando pela margem longa. O conjunto de cartas "Recursos" contém as restantes cartas Duna e Lago, de forma a economizar o papel gasto para impressão do jogo.




Materiais


  • Manual de boas regras
  • Tabuleiro de jogo
  • Tabuleiros de progresso
  • Cartas de duna
  • Cartas de lago
  • Cartas de recursos
  • Cartas de trânsito
  • Peças do jogo

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