Recursos Ciência Viva

MiniFlorestas para MegaAprendizagens

Autoria: António Alexandre (2Adapt, HortaFCUL, TOMA) e David Avelar ((2Adapt, HortaFCUL)



Nível de ensino

1.º Ano | 2.º Ano | 12.º Ano | 3.º Ano | 4.º Ano | Pré-escolar | 5.º Ano | 6.º Ano | 7.º Ano | 8.º Ano | 9.º Ano | 10.º Ano | 11.º Ano

Área disciplinar

Ciências Naturais | Estudo do Meio | Conhecimento do Mundo | Biologia | Biologia e Geologia | Cidadania e Desenvolvimento

Temática

Ambiente

Palavras-chave

agroecologia | biodiversidade | miniflorestas

Tipologia

Livro / guia / manual

Um guia para a integração da biodiversidade urbana no ensino

As miniflorestas urbanas são pequenos espaços de biodiversidade autóctone em contexto urbano que se estão a disseminar um pouco por todo o mundo, incluindo Portugal, através da FCULresta, a minifloresta da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. As miniflorestas como locais de ensino e aprendizagem têm imenso potencial se plantadas nas escolas, permitindo aliar a componente de biodiversidade e envolvimento comunitário à educação e sensibilização ambiental.
Com edição de António Alexandre (2Adapt, HortaFCUL, TOMA) e David Avelar ((2Adapt, HortaFCUL), este guia é um contributo para a capacitação da comunidade escolar para a criação, gestão e educação nestes espaços.

Este guia foi produzido no âmbito do projeto europeu “1Planet4All: Empowering youth, living EU values, tackling climate change” com o apoio financeiro da União Europeia e do Instituto Camões, I. P., e em colaboração com o Laboratório Vivo para a Sustentabilidade da FCUL, HortaFCUL, ES Alfredo dos Reis Silveira, IPE, URBEM, TOMA



CONTACTOS

Newsletter

SUBSCREVER