Recursos Ciência Viva

Ciência e sociedade na educação

Projeto PARRISE



Nível de ensino

1.º Ano | 2.º Ano | 12.º Ano | 3.º Ano | 4.º Ano | Pré-escolar | 5.º Ano | 6.º Ano | 7.º Ano | 8.º Ano | 9.º Ano | 10.º Ano | 11.º Ano | Ensino à distância

Área disciplinar

Todas

Área temática

Educação

Palavras-chave

aprendizagem | ciencia | educacao | ensino | formal | inquerito | nao formal | sociedade | SSIBL

Tipologia

Livro / guia / manual

Muitos professores temem que a exploração de questões éticas e sociais em sala de aula possa distrair os alunos do corpo de conhecimento científico básico cuja compreensão é necessária no contexto da avaliação a que estes são sujeitos. É por isso que o conhecimento científico é crucial para o quadro teórico da aprendizagem sócio-científica baseada em inquérito (socio-scientific inquiry-based learning, SSIBL)
Esta publicação destina-se a professores que pretendam expandir as suas abordagens de ensino e incluir questões sócio-científicas que possam enriquecer e dar sentido a princípios científicos fundamentais, aumentando a curiosidade dos jovens sobre o mundo social e científico e levantando questões importantes sobre assuntos que afetam as suas vidas.
Organizados em três etapas – Formular questões autênticas (Perguntar), Envolvimento (Descobrir) e Ação (Agir) – os exemplos, dicas e ideias fornecidos são passíveis de ser aplicados em contexto de ensino.


Financiado pelo Sétimo Programa-Quadro da União Europeia para investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração, no âmbito do acordo de subvenção n.º 612438, o trabalho Aprendizagem Sócio-Científica Baseada em Inquérito: ligar a educação científica formal e informal à sociedade foi publicado no âmbito do projeto PARRISE (Promoting Attainment of Responsible Research and Innovation in Science Education), onde podem ser encontrados exemplos e materiais adicionais para professores e educadores.


CONTACTOS

Newsletter

SUBSCREVER