Recursos Ciência Viva

Cogumelos aos pares ou... pares de cogumelos?!





Nível de ensino

1.º Ano | 2.º Ano | 12.º Ano | 3.º Ano | 4.º Ano | 5.º Ano | 6.º Ano | 7.º Ano | 8.º Ano | 9.º Ano | 10.º Ano | 11.º Ano

Área disciplinar

Ciências Naturais | Estudo do Meio | Biologia | Biologia e Geologia

Área temática

Alimentação | Biologia

Quintas Ciência Viva

Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas - Fundão

Palavras-chave

biologia | especie | especie ameacada | fungos | micologia | taxonomia

Tipologia

Protocolo experimental

Desde sempre, os cientistas sentiram a necessidade de agrupar as coisas que descobrem. Em boa verdade, o ser humano sempre teve a tendência de classificar tudo o que encontra: vivo ou não vivo… comestível ou venenoso… inofensivo ou perigoso…
Algo que é semelhante pode ser agrupado e classificado de modo a que, no futuro, quando for referido, outras pessoas saibam sem equívoco do que se trata. Nas artes, quando se fala em “pintores impressionistas”, todos os historiadores associam imediatamente a um determinado período e a certas características. Enquanto que, nas ciências, os geólogos incluem determinadas rochas (com características específicas) no grupo das sedimentares. Então e, como podem os biólogos classificar os cogumelos?


Este recurso educativo foi desenvolvido no âmbito do projeto "Quinta experimental de ciência: cooperação e inovação na produção agrícola local" - financiado pelo Programa PROMOVE | Regiões Fronteiriças - Concurso 2019 - como documento de apoio às atividades dinamizadas na Quinta Ciência Viva das Ideias e das Cerejas - Fundão.


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