1.ª Conferência de Professores compreenderSAÚDE
Edição presencial
20 e 21 de janeiro de 2023


A 1ª Conferência de Professores compreenderSAÚDE , que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, nos dias 20 e 21 de janeiro, pretendeu impulsionar a comunidade escolar a adotar novas metodologias de ensino na área da saúde, promovendo a literacia neste ramo, de modo a consciencializar e preparar os cidadãos para as tomadas de decisão.

 

A conferência juntou médicos, investigadores, psicólogos e estudantes. No primeiro dia, os professores tiveram a oportunidade de conhecer vários projetos de promoção de literacia em saúde – S.H.E, Fala-me Neuro, YourPel, SPLS e Literacia em Saúde, Promoção de Saúde e Coesão Social em Populações Migrantes –, refletiram sobre a importância do estudo dos esporos para a saúde, com o investigador Adriano Henriques, e a definição de “saúde pública”, com a intervenção do doutor Ricardo Mexia. O dia terminou com uma conversa sobre saúde mental, na qual os intervenientes – Sofia Ramalho, Margarida Gaspar Matos, Ana Trindade e Daniel Rijo – evidenciaram a importância da sua promoção.

 

No segundo dia, foram dinamizados quatro workshops, dois deles em parceria com o projeto “Fala-me Neuro” e a professora Inês Pando, que abordaram distúrbios alimentares, as neurociências, o mundo da virologia e práticas de promoção da saúde mental.

 

Durante os dois dias da conferência estiveram presentes mais de 80 professores.

 





A 1.ª Conferência de Professores compreenderSAÚDE, em formato presencial, será um momento de partilha de conhecimentos e boas práticas que promovem a aprendizagem das ciências na área da saúde, desde os vírus, passando pela saúde mental e ainda a epidemiologia.

Estão abertas as inscrições para a 1.ª Conferência de Professores compreenderSAÚDE, a decorrer em formato presencial no Pavilhão do Conhecimento, através do seguinte formulário

No primeiro dia de conferência os professores irão assistir à apresentação de projetos em literacia em saúde, a uma mesa redonda sobre a saúde mental nas escolas e a palestras na área da epidemiologia. O segundo dia de conferência será dedicado aos workshops, com atividades práticas em várias áreas da saúde. 

A conferência é presencial e gratuita. Todos os professores confirmados terão oportunidade de participar na totalidade das sessões plenárias e workshops. A ordem de participação nos workshops será indicada no momento de confirmação de participação na conferência.

 

CONSULTE O PROGRAMA

 

A conferência encontra-se em creditação pelo CCPFC para os códigos de grupo de recrutamento 230, 260, 510, 520 e 620.

Avaliação:

  • Relatório escrito contendo estratégias de exploração de um tópico abordado na conferência em contexto escolar, junto com uma reflexão que evidencia o contributo da formação para o seu desenvolvimento profissional e pessoal;
  • Preenchimento de ficha de avaliação da ação de formação.