2.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula
Edição online
9, 10, 15, 16 e 17 de abril de 2021

A 2.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula, em formato online, será um momento de partilha de conhecimentos e boas práticas que promovem a aprendizagem das ciências fora da sala de aula, em espaços tão diversos como os pátios escolares, os jardins, os parques, e mesmo os passeios das cidades.


INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 Nas sessões plenárias (9, 15 e 16 de abril), a conservação da biodiversidade terá um lugar de destaque, com a comunicação da investigadora Andreia Penado (Tagis) sobre as ameaças e estratégias para a conservação dos insetos polinizadores (9 de abril), e o debate sobre a importância das listas vermelhas (15 de abril), com a participação dos investigadores Ricardo Pita (Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), Universidade de Évora), José Pedro Granadeiro (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), Departamento de Biologia Animal, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa), Mário Boieiro (cE3c, Universidade dos Açores) e César Garcia (MUHNAC, Universidade de Lisboa, cE3c). O papel que professores e alunos podem ter na conservação da biodiversidade, através da participação em projetos de ciência cidadã, será o tema da comunicação da investigadora Cristina Luis (CIUHCT, FCUL) (16 de abril). 

Nos workshops (10 e 17 de abril), os professores ficarão a saber mais sobre as adaptações de insetos e plantas à polinização e como apurar a visão na identificação de fósseis. Os professores irão também conhecer e aplicar algumas técnicas de ilustração científica e aprender a olhar de uma forma diferente para os pátios da escola, como verdadeiros ecossistemas urbanos.

 

PROGRAMA

 

A conferência é online e gratuita. Todos os professores confirmados terão oportunidade de participar na totalidade das sessões plenárias e workshops. A ordem de participação nos workshops será indicada no momento de confirmação de participação na conferência.

A conferência encontra-se acreditada com o número CCPFC/ACC-111632/21 para os códigos de grupo de recrutamento 110, 230 e 520.

Avaliação:

  • Relatório escrito com uma proposta de atividade  que possa ser realizada fora da sala de aula, com base nos conteúdos da conferência, e uma reflexão sobre o contributo da formação para o seu desenvolvimento profissional e pessoal;
  • Preenchimento de ficha de avaliação da acção de formação.