Abelhas saudáveis sem pesticidas
Voltar à listagem de projectos inspiradores

Entidade:
EB 2,3 Dr. Anastácio Gonçalves

Coordenação
Professora Conceição Castro

PARTILHE

            

Atualmente um dos maiores problemas com que os apicultores se debatem é a infestação generalizada das suas colmeias por um ácaro denominado Varroa destructor. Este ácaro parasita as abelhas, destruindo também a suas pupas e larvas. Como resultado, milhões de abelhas da espécie Apis mellífera morrem em Portugal e no resto do planeta. O ácaro não só provoca uma diminuição na produção de mel e da receita obtida pelos apicultores, como afeta também a polinização das plantas e consequentemente a frutificação de árvores de fruto, contribuindo para que, num futuro próximo, se assista a uma diminuição na produção mundial de produtos hortícolas e frutícolas.

Com este projeto pretendemos aplicar óleo essencial de lavanda em colmeias, demonstrando que é possível matar o ácaro sem causar dano nas abelhas.

 

Parceiros: Maria Emília Jesus Silva Novo (investigadora Auxiliar no LNEC - Gestão de recursos hídricos e alterações climáticas); Pedro Mendonça (Cooperativa Terra Chã); Câmara Municipal de Alcanena.

 

Etapas do projeto:

1. Elaboração de um trabalho de pesquisa sobre a importância das abelhas na polinização e frutificação das plantas, assim como das ameaças a que estão sujeitas.

2. Reconhecimento do poder antissético do óleo essencial de lavanda.

3. Trabalho laboratorial: diluição do óleo essencial de lavanda em óleo alimentar vegetal, de modo a obter três grupos de 30 ml de mistura, uma com concentração de lavanda a 30%, outra a 40% e outra a 50%. Essas misturas são colocadas em recipientes marcados como A, B e C.

4. Trabalho de campo: marcação de quatro colmeias A, B, C e D (a colmeia D é o controlo da experiência) com contagem em cada colmeia do ácaro varroa existente em aproximadamente uma centena de abelhas.

5. Colocação de uma folha de papel absorvente mergulhada em 5 ml de cada mistura no topo do interior de cada uma das colmeias A, B e C.

6. Repetição do procedimento de quatro em quatro dias, pelo apicultor, com substituição do papel embebido por outro papel igual respeitando a mesma dosagem e concentração para as respetivas colmeias. Ao fim de 16 dias (após o procedimento ter sido realizado quatro vezes) faz-se novamente a contagem da varroa morta nas colmeias A, B, C e D e comparam-se os resultados.

7. Discussão dos resultados, após efectuados todos os registos e observações, reflectindo sobre a concentração mais eficaz de óleo de lavanda e sobre a utilidade do uso generalizado da lavanda na desinfestação de colmeias.

BI do projecto