Mar de encontros
Voltar à listagem de projectos inspiradores

Entidade:
Casa Pia - CED Nossa Senhora da Conceição

Coordenação
Cátia Santos

PARTILHE

            

Mar de Encontros é um projeto dinamizado numa turma de 6.º ano, no ano letivo 2018/2019, que pretende sensibilizar os alunos para a preservação do ambiente, através da problemática do lixo marinho.

A partir da conversa sobre as férias de Verão, os alunos debateram o estado de conservação das praias e, através de atividades práticas, compreenderam a sua importância. Depois de simularem a limpeza da sua mini-praia, descobrirem o TOP10 do Lixo Marinho e as consequências dos plásticos, prepararam uma ação de monitorização de uma praia. Posteriormente, analisaram os microplásticos da areia que recolheram na monitorização, fizeram o estudo estatístico do lixo recolhido e construíram uma instalação do Globo Terrestre, onde se podem observar as ilhas de Plástico. Compreendendo que esse plástico circula pelos nossos Oceanos, e inspirados nas histórias do livro Plasticus Maritimus, de Ana Pêgo, criaram histórias infantis para ir contar aos mais pequenos. Assim, com um único tema, puderam desenvolver, de modo prático, conteúdos de várias disciplinas e sensibilizar toda a comunidade escolar para a preservação dos oceanos.


Etapas do projeto:

1 – Motivar os alunos para a importância e a dimensão do mar através da visita de estudo “Mar Profundo Português”, promovida pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, parceiro ESCOLA AZUL .

2 – Iniciar o mapa de navegação, em Padlet, para registo diário das aprendizagens realizadas no percurso desta viagem.

3 – Limpar uma mini-praia (uma simulação de uma praia com lixo marinho recolhido nas praias).

4 – Analisar os vários tipos de lixo marinho recolhido na mini-praia e debater sobre as atividades que são responsáveis pelos mesmos.

5 – Construir o TOP 10 LIXO MARINHO, verificando que a maioria é de plástico.

6 – Analisar diferentes tipos de plástico, identificando-os e verificando o seu comportamento na água.

7 – Compreender a dificuldade dos animais marinhos em distinguirem o plástico de alimento e, mesmo que o distingam, evitar o seu consumo.

8 – Monitorizar a praia do Segundo Torrão, Trafaria, com o apoio da Associação Portuguesa de Lixo Marinho, parceiro ESCOLA AZUL.

9 – Realizar o estudo estatístico do lixo recolhido.

10 – Analisar microplásticos a partir da areia recolhida na praia

11 – Construir um globo terrestre, a partir do lixo recolhido, para sensibilizar a comunidade escolar, com o apoio da Associação Portuguesa de Educação Ambiental, parceiro ESCOLA AZUL.

12 – Comemorar o Dia Nacional do Mar, com um passeio de barco pelo Rio Tejo com a LISBOAT, parceiro ESCOLA AZUL.

13 – Celebrar o Dia da Alimentação com uma palestra sobre Pesca Sustentável, dada pela World Wide Fund for Nature (WWF), parceira ESCOLA AZUL.

14 – Dinamizar um workshop intitulado “Comer na terra a pensar no mar”, com encarregados de educação e alunos da turma. Foi simulada uma ida ao hipermercado e elaborada a lista de compras, que foi, depois da visualização de alguns vídeos, analisada, de acordo com os princípios da pesca sustentável e o desperdício de plástico adquirido.

15 – Adotar um Atum Rabilho para apoiar a associação WWF, ficando a mascote do projeto Mar de Encontros.

16 – Leitura do livro Plasticus Maritimus, de Ana Pêgo.

17 – Criar histórias infantis, dando vida a alguns objetos encontrados pela Ana Pêgo, de modo a sensibilizar a comunidade escolar mais nova.

18 – Contar as histórias aos mais novos.


Entidades parceiras: Escola Azul, Associação Portuguesa de Lixo Marinho, Associação Portuguesa de Educação Ambiental, Instituto Português do Mar e da Atmosfera, World Wide Fund for Nature, Instituto de Socorros a Náufragos.

 

Disciplinas envolvidas: Cidadania, Ciências Naturais, Educação Tecnológica, Educação Visual, História e Geografia de Portugal, Matemática, Português e Técnicas de Informação e Comunicação.

BI do projecto