A vida no limite
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Entidade:
Agrupamento de Escolas Daniel Sampaio

Coordenação
Professora Telma Rodrigues

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O projeto “Vida no limite” surge com a vontade de um conjunto de alunos do 12ºano de Biologia em realizar na escola um projeto sobre astrobiologia e candidatar-se ao FCT Nova Challenge. Neste âmbito, decidiu-se estudar a comunidade de extremófilos acidófilos (pH inferior a 4) que habita uma das lagoas acidificadas da mina do Lousal (pH 2,6). Os alunos do projeto realizaram uma visita de estudo Centro de Ciência Viva do Lousal onde realizaram alguns ensaios e recolheram amostras da Lagoa Vermelha. As amostras foram posteriormente analisadas no laboratório da escola.

Na escola foram feitas preparações com a água da lagoa e observaram-se ao microscópio. Com o objetivo de promover o crescimento destas bactérias oxidantes de enxofre e ferro, tendo em cota a bibliografia consultada, prepararam-se vários meios de cultura líquidos, inocularam-se com água da lagoa e foram mantidos em banho-maria a 30ºC. O crescimento foi observado em três dos meios de cultura preparados, com aumento da turbidez, diminuição do pH e observação de bactérias ao microscópio ótico.

Estes resultados permitiram levantar questões para futuras investigações, nomeadamente, identificar as espécies em cultura, testar os limites de tolerância destas bactérias fazendo variar algumas condições abióticas e determinar a viabilidade destas bactérias para biomineração (utilização de seres vivos para extração de minério).

Como o conhecimento científico deve ser divulgado e partilhado, os alunos do projeto foram “dar uma aula” a uma turma do 7º ano. Os colegas estiveram muito atentos e participaram com entusiasmo nas atividades propostas pela equipa.

Este projeto foi submetido ao concurso FCT Nova Challenge 2016 alcançando o 1º lugar e sendo premiado com uma visita à NASA.


Etapas do projecto

1.   Constituição da equipa e inscrição no concurso FCT Nova Challenge 2016

2.   Pesquisa de possíveis temas a trabalhar

3.   Seleção do tema Astrobiologia e pesquisa bibliográfica

4. Identificação das questões problemas e planeamento do projeto

5. Identificar parceiro (Centro de Ciência Viva do Lousal) e criar parceria com o centro

6. Visita dos alunos e professora ao centro de Ciência Viva com realização de alguns ensaios in situ e recolha de amostras

7. Nova pesquisa bibliográfica, desenvolvimento de atividades laboratoriais na escola, e obtenção de resultados para algumas das questões problema

8. Divulgação do projeto na escola e na comunidade

9. Submissão do trabalho a concurso.

10. Visita à NASA
 

Link: https://www.youtube.com/watch?v=-NB1f7seNK8

BI do projecto