O principal objectivo deste projecto foi o de colocar os alunos no centro da comunidade, com a responsabilidade de identificar um problema na escola e definir as etapas para a sua resolução, envolvendo em todo o processo diferentes elementos da comunidade: famílias, moradores, empresas, associações, poder local, entre outros.
Em conjunto, os alunos de uma turma do 7.º ano identificaram como prioritária a recuperação de um terreno desaproveitado dentro do recinto escolar, através do planeamento e construção de um jardim de plantas nativas e de uma horta.
Etapas do projecto:
1.Identificação do problema e proposta de solução.
2. Identificação dos elementos da comunidade local a envolver no planeamento e construção do jardim e da horta - Associação de Pais; Famílias, Junta de Freguesia; Clube de Ciência; Câmara Municipal de Vila Franca de Xira – Departamento de Ambiente; Jardineiro da escola; Universidade Sénior - e identificação de um investigador na área do Ambiente.
3. Divulgação do projecto junto de toda a comunidade.
4. Contacto com os diferentes parceiros identificados e proposta de intervenção nas diferentes fases do projecto.
5. Visita dos parceiros à escola.
6. Planeamento da horta e Jardim Botânico com a ajuda dos diferentes parceiros.
7. Discussão do projecto em reuniões de Departamento e de Conselho Pedagógico.
8. Divulgação do projecto no site do Agrupamento.
9. Candidatura do projecto ao Orçamento Participativo Escolas.
10. Construção do jardim e da horta com a ajuda dos diferentes parceiros.
Disciplinas abordadas durante o projecto:
Cidadania, Português, Ciências Naturais, Físico-Química, Geografia, Educação Visual
BI do projecto