Telemóvel: instrumento de comunicação ou laboratório de bolso?
Voltar à listagem de boas práticas

Nome:
Telemóvel: instrumento de comunicação ou laboratório de bolso?

Área(s) Científica(s)
Ciências Naturais, Educação tecnológica, Física, Físico-Química

Mais do que um mero instrumento de comunicação, os telemóveis são hoje importantes dispositivos de medição, graças aos vários sensores que integram: microfone, termómetro, luxímetro, giroscópio, acelerómetro, magnetómetro, …

Considerados, muitas vezes, como uma extensão de si próprios – pelas gerações mais jovens – em contexto educativo os smartphones podem adquirir o estatuto de verdadeiros instrumentos científicos para atividades laboratoriais e estudos ambientais.

Neste sentido, os docentes podem estimular os seus alunos a explorar a utilização de aplicações (disponíveis gratuitamente) que usam os sensores dos telemóveis para a realização de atividades práticas. Ao serem desafiados a considerar o recurso ao telemóvel como instrumento de pesquisa científica – tanto para a recolha de dados em tempo real e comunicação dos mesmos, como para a sua posterior análise, tratamento e discussão – cada aluno será sensibilizado para o facto de ter à sua disposição, mais do que um mero instrumento de comunicação, um verdadeiro “laboratório de bolso”!

Através do acesso e exploração das suas funcionalidades tecnológicas – integradas no currículo disciplinar – os docentes irão valorizar o recurso a esta ferramenta digital do atual quotidiano para o ensino experimental das ciências.