Planificar uma saída de campo
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Nome:
Planificar uma saída de campo

Área(s) Científica(s)
Ambiente, Biologia, Biologia e Geologia, Ciências Naturais, Geologia, Oceano

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O sucesso de uma saída de campo depende, em grande parte, da sua planificação. Apenas com o material e equipamento adequados e meios para recolher amostras e registar observações será possível analisar os dados adquiridos e obter resultados que permitam cumprir os objetivos estabelecidos para uma investigação de campo.

Não efetuar registos a caneta, mas sim com um lápis de grafite… Ter forma de registar fotograficamente as espécies encontradas, sem ter necessidade de as remover do seu habitat… Estar preparado para recolher amostras (de areia ou solo)… Usar calçado confortável e impermeável, se necessário…

Estas são apenas algumas recomendações a ter em consideração quando se realiza uma saída de campo para investigação. O sucesso de uma saída de campo depende não só da sua detalhada planificação, mas também do envolvimento de todos os participantes com os objetivos da mesma.

Nesse sentido, professores e alunos deverão:

-  definir os objetivos previstos para a saída de campo;

- pesquisar com antecedência as características do local a visitar (acessibilidades, condições meteorológicas, tabela de marés, topografia do terreno, etc.);

- criar uma lista de material e equipamentos passíveis de ser transportados durante a visita;

- prever a necessidade de recolher amostras, registar observações e dados (máquina fotográfica, câmara de vídeo, telemóvel, caderno e lápis, etc.) e acondicionar e transportar os resíduos produzidos durante a visita (embalagens de alimentos consumidos no local, por exemplo);

- elaborar regras de conduta a aplicar durante a saída de campo (lista de recomendações sobre os comportamentos a adotar durante a visita);

- atribuir tarefas específicas aos (grupos) participantes de modo a promover uma exploração e realização das atividades de investigação de forma autónoma;

- estar preparado para todas as eventualidades (calçado e roupa confortável, proteção solar e/ou impermeável, conjunto de primeiros socorros, água, etc.).

Uma saída de campo bem-sucedida irá corresponder às expetativas de todos e deverá incluir um momento preparatório (com o envolvimento dos participantes com os objetivos pretendidos e a contextualização do local a visitar), seguida da deslocação ao local para observações, obtenção de dados e/ou recolha de amostras, e cujos resultados continuarão a ser analisados e tratados, posteriormente, no “regresso à escola” através da exploração de recursos educativos complementares. abordado.