Crivo para recolha de microplásticos – Guia de construção
Voltar à listagem de boas práticas

Nome:
Crivo para recolha de microplásticos – Guia de construção

Área(s) Científica(s)
Ambiente, Biologia e Geologia, Biologia, Ciências Naturais, Oceano

PARTILHE

            

Este guia tem como objetivo dar instruções para a construção de um crivo, originalmente desenvolvido para o projeto Plastic Pirates – Go Europe!. Este crivo permite a recolha e separação de microplásticos (de 1 a 5 mm) de solos de tipo arenoso.

O plástico constitui uma das maiores causas de poluição dos ecossistemas aquáticos, mas por vezes consegue passar despercebido por estar presente em tamanhos muito reduzidos. Os microplásticos são partículas de plástico com dimensões abaixo dos 5 mm que podem resultar da lavagem de tecidos sintéticos (fibras), do uso de cosméticos com micropartículas e até da fragmentação dos resíduos plásticos com tamanhos maiores.

Este guia propõe a construção de um crivo, criado para ser usado durante as atividades do protocolo de amostragem do projeto Plastic Pirates – Go Europe!, um projeto de ciência cidadã cujo objetivo é quantificar os resíduos plásticos em ecossistemas de água doce por toda a Europa, e determinar as suas origens.

Com este crivo é possível recolher e separar microplásticos de sedimentos arenosos, podendo ser útil em amostragens localizadas em praias, independentemente do tipo de água presente no local, sendo a sua construção simples e com o uso de materiais acessíveis.

Recurso - Guia de construção