Microscopia em dispositivos móveis
Voltar à listagem de boas práticas

Nome:
Microscopia em dispositivos móveis

Área(s) Científica(s)
Biologia e Geologia, Biologia, Ciências Naturais, Físico-Química

PARTILHE

            

Os avanços na tecnologia das câmaras de telemóveis inteligentes (smartphones) facilitam o uso destes instrumentos na investigação científica e na educação para a ciência. A melhoria considerável na resolução e sensibilidade das câmaras modernas de smartphones, permitem a criação de imagens e vídeos de alta qualidade. Estes avanços ajudam na transformação dos smartphones em microscópios de baixo-custo, permitindo a criação de imagens de boa qualidade de microscopia de fluorescência e não fluorescência. 

A microscopia de fluorescência é uma das principais técnicas de imagem que utiliza a fluorescência para iluminar e visualizar pequenos espécimes, como células vivas, mas também realça o contraste de características específicas do espécime observado. Através dos avanços tecnológicos das câmaras de dispositivos móveis, é possível combinar a microscopia para criar imagens e vídeos de alta qualidade de microscopia não fluorescente e fluorescente, em ambiente de sala de aula.

1. Visualização ao vivo de espécimes não fluorescentes de embriões de peixe-zebra:

 

(a) a ilustração mostra o percurso da luz (de baixo para cima). Os componentes na imagem incluem o smartphone, clip de lentes (neste exemplo, amplia aproximadamente cinco vezes), plataforma de apoio ao smartphone (glowscope frame), plataforma de visualização (transparente), placa de Petri com uma amostra e uma lâmpada LED posicionada debaixo da plataforma de visualização; (b) a visualização da imagem com uma câmara de smartphone, sem o clip de lentes, mostra embriões de peixe-zebra (seta azul). Um lápis é usado como referência de tamanho; (c) a visualização da imagem com o clip de lentes. As imagens nos painéis (b–c) foram retiradas através da utilização de um Apple iPhone 12 Pro com lente de 1x (ampliação média), zoom digital 6 ×.

2. Visualização ao vivo de espécimes fluorescentes de embriões de peixe-zebra:

Para equipar o smartphone com capacidade de visualização de imagem de fluorescência é necessário adicionar fontes de luz de fluorescência e dois tipos de filtros: os redutores da intensidade de fluorescência e os que bloqueiam determinados comprimentos de onda. Nomeadamente, para visualizar espécimes com fluorescência verde (a), é usada luz LED azul combinada com filtros que bloqueiam a luz azul, permitindo que a luz verde atinga isolada a câmara do smartphone. Por outro lado, para visualizar espécimes com fluorescência vermelha (b), é usada luz LED verde combinada com filtros que bloqueiam a luz verde, permitindo que apenas a luz vermelha atinga a câmara.

 a)                                                                                                                                         

 

b)  

Imagens e informação retiradas de Schaefer, et al. (2023):

https://www.nature.com/articles/s41598-023-29182-y