3.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula
Edição online e presencial
16, 17, 18, 19 e 26 de março de 2022

A 3.ª Conferência de Professores Aprender Fora da Sala de Aula, este ano em formato híbrido, será um momento de partilha de conhecimentos e boas práticas que promovem a aprendizagem das ciências fora da sala de aula, com um foco especial nos pátios das escolas. 

 


 PROGRAMA

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

 

Na conferência deste ano a exploração dos pátios escolares terá um lugar de destaque, sem esquecer os espaços naturais e as comunidades à volta das escolas.  

As sessões plenárias online irão começar no dia 16 de março, com uma comunicação key-note do Professor Carlos Neto, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, sobre a importância que os pátios escolares têm no bem estar e no processo de aprendizagem de crianças e jovens. No dia 17 de março, o debate Potenciar os pátios escolares como locais de aprendizagem irá juntar investigadores de todo o país, e no dia 18 de março professores e diretores de escolas e agrupamentos irão dar o seu testemunho no debate Escolas em ação: a aprendizagem já está fora da sala de aula! 

Nos workshops presenciais de 19 e 26 de março, os professores ficarão a conhecer as histórias que as árvores que dão cor ao nosso caminho têm para contar, a grande diversidade (tantas vezes ignorada) das aves em meios urbanos, e o mundo incrível dos himenópteros, mais conhecidos como abelhas, formigas e vespas. Os professores também irão perceber a importância que um caderno de campo tem para os grandes (e pequenos) exploradores da natureza, descobrir formas de aproveitar a inevitável tecnologia dos telemóveis para explorar o que se passa à nossa volta e debater formas de adaptação e combate às alterações climáticas a partir de uma escola. 

A participação na conferência é gratuita. No momento da inscrição, os professores deverão selecionar 2 dos 3 workshops disponíveis para cada um dos dias de sessões presenciais (19 e 26 de março). Todos os professores confirmados terão a oportunidade de assistir à totalidade das sessões plenárias online (16, 17 e 18 de março). O horário dos workshops será indicado no momento de confirmação de participação na conferência.

A conferência encontra-se acreditada com o número CCPFC/ACC-114391/22 para os códigos de grupo de recrutamento 110, 230 e 520.

 

Avaliação:

  • Relatório escrito com uma proposta de atividade que possa ser realizada fora da sala de aula, com base nos conteúdos da conferência, e uma reflexão sobre o contributo da formação para o seu desenvolvimento profissional e pessoal;
  • Preenchimento de ficha de avaliação da ação de formação.