Plantas que cheiram e que curam
Voltar à listagem de projectos inspiradores

Entidade:
Escolas de Avelar e Chão de Couce

Coordenação
Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Alunos das Escolas de Avelar e Chão de Couce

As escolas de Avelar e Chão de Couce localizam-se na região de Sicó, rica em plantas aromáticas e medicinais. O projecto visou a criação e dinamização do Clube de Ciência e do Jardim de Ciência, com vista ao estudo das características botânicas mas também os aspectos culturais destas plantas.

Participação da comunidade escolar: Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, Clube de Fotografia, Clube Horta Pedagógica, Biblioteca Escolar da EB Nº2 de Avelar

Participação de outras entidades: Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, Centro de Ocupação Juvenil (COJ)

Etapas do projecto:

Acções na escola

1. Criação e dinamização do Clube de Ciência “Plantas que cheiram e que curam”: desenvolvimento de actividades relacionadas com o levantamento da flora aromática e medicinal da Serra de Sicó (identificação e classificação de plantas, organização de herbários e bancos de sementes); produção de sabões vegetais e pastas dentífricas; extracção de óleos essenciais das plantas cultivadas no Jardim de Ciência.

2. Criação e dinamização do Jardim de Ciência “Cantinho das plantas que cheiram e que curam”, em articulação com o Clube da Horta Pedagógica: cultivo biológico e estudo dos ciclos de vida de algumas espécies; obtenção de matéria-prima para a produção de alguns produtos naturais (sabões, pastas de dentes e óleos essenciais).

3. Registo fotográfico de todas as iniciativas, acções e actividades pelo clube de fotografia da escola.

Acções fora da escola

1. Saídas de campo ao longo das 4 estações do ano, abertas aos encarregados de educação, alunos e professores, com o acompanhamento de monitores do Jardim Botânico de Coimbra, para a recolha de plantas e sementes que servirão de base à criação do herbário e do banco de sementes.

2. Registo fotográfico das plantas e sementes recolhidas, pelo clube de fotografia da escola, com vista à elaboração de um catálogo digital das plantas e sementes da flora de Sicó.

Acções na comunidade

1. Abertura do Jardim de Ciência à comunidade

2. Exposição do herbário e do banco de sementes

3. Exposição dos registos fotográficos

Acções desenvolvidas pelo Jardim Botânico da Universidade de Coimbra

1. Palestras sobre botânica na escola, dirigidas a alunos, pais e restante comunidade escolar.

2. Actividades práticas na escola, dirigidas a alunos, sobre as diferentes temáticas abordadas no projecto.

3. Actividades práticas no jardim botânico, dirigidas aos alunos e encarregados de educação.

BI do projecto