Recursos Ciência Viva

Flutua ou não flutua?

Compreender a Terra através do Espaço I - ESERO Portugal



Nível de ensino

1.º Ano | 4.º Ano | Pré-escolar

Área disciplinar

Estudo do Meio

Temática

Astronomia | Exploração espacial | Física

Palavras-chave

densidade | flutuar | planetas gasosos | planetas rochosos

Duração

55 min

Tipologia

Protocolo experimental

Os planetas são todos iguais?


Com esta atividade, os alunos vão:


· Identificar se um corpo flutua ou não flutua;


· Perceber que os astros têm densidades diferentes;


· Ficar a saber que os planetas no nosso Sistema Solar são todos diferentes e que se dividem em rochosos e gasosos.


Este recurso pertence ao Kit Educativo do Compreender a Terra através do Espaço I, produzido pelo ESERO Portugal.



Materiais


  • Conjunto de imagens ou fotos do Sistema Solar e/ou vídeo sobre os planetas do Sistema Solar (ficha anterior)
  • Ficha com desenhos para recortar (anexo)
  • Fotografia da Terra vista de Saturno (anexo)
  • Elástico de cabelo com um clipe metálico
  • Dois balões (um vermelho e outro azul)
  • Saco de papel pequeno e tira para atar
  • Folha A3 cortada em tiras na vertical
  • Uma caixa com lentilhas, duas rolhas de cortiça e dois berlindes ou pedras
  • Bola / cubo de madeira
  • Recipiente transparente, grande, com água
  • Areia
  • Caneta marcadora
  • Berlinde
  • Peça de Lego
  • Mola de roupa
  • Bola de pingue-pongue
  • Afia-lápis
  • Elástico comum
  • Gancho de cabelo
  • Rolha de cortiça
  • Tesoura
  • Cola
  • Tabela 5 (anexo)

CONTACTOS

Newsletter

SUBSCREVER